Se o Google não pode te encontrar imagine o resto!

É isso mesmo, se você não consegue ser localizado (pelo menos nas primeiras páginas) pelo Google, imagine os pobres mortais. E depois você reclama que não consegue gerar bons negócios ou contato pela Internet? É claro que não!

As pessoas estão pesquisando pelos seus produtos e serviços na Web e não encontram você. Como sair desse problema é bem fácil. Basta que você trabalhe o marketing de busca do seu site, seja através de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca ou então links patrocinados.

As pesquisas comprovam que mais de 80% das pessoas que acessam a Internet fazem pelo menos uma consulta em sites de busca. Portanto, conseguir uma boa exposição por neste canal, é uma prioridade em termos de marketing digital.

Em nosso curso de web marketing sempre deixo bem evidente a necessidade de colocarmos o marketing de buscas como peça central de nossa estratégia, já que é a maior fonte de informações na atualidade.

Você viveria uma semana sem o Google? Não é essa uma verdadeira visão do inferno, não concorda?

Criando uma parceria com o Google

Pois é, pegando carona nesse verdadeiro vício que se tornaram as ferramentas de busca, o Google principalmente, podemos conseguir através de um bom posicionamento nas páginas de resposta, uma visibilidade que dificilmente alcançaríamos através de outras ferramentas como e-mail marketing e mídias sociais. Fica então a pergunta: Como?

Existem dois caminhos, o de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO e o dos links patrocinados.

As página de respostas do Google são divididas em duas partes, a da Busca Paga (1) e o da Busca Orgânica (2).

Página de resultados do Google. Se o Google não te acha, imagine o resto

Busca paga – Links patrocinados

Na Busca Paga, conhecida como Links Patrocinados, as empresas pagam para estarem nos primeiros três lugares sombreados, nas laterais das páginas de respostas e recentemente também na última linha da pagina.

Esse posicionamento se dá em função de critérios técnicos do anúncio e pelo preço pago pela palavra que ativará o anúncio nas páginas de respostas. Um sistema de leilão de palavras-chave. O preço varia em função da concorrência por uma determinada palavra.

Busca orgânica

No caso dos resultados da Busca Orgânica, a região central das páginas de respostas, o posicionamento se dá em função da relevância que o Google atribui ao conteúdo de cada página.

Uma coisa é o Google te encontrar, outra é ele posicionar bem nas páginas de respostas. Para conseguir estar nas primeiras páginas do Google ter um site com um ótimo conteúdo e boa estrutura de SEO.

No caso dos Links Patrocinados, os resultados são de curto prazo e baixa taxa de conversão. Já em SEO, os resultados surgem a médio prazo, mas as taxas de conversão são bem maiores.

Fazer bem esta escolha é fundamental para o bom gerenciamento dos recursos disponíveis em uma campanha ampla de marketing digital.

Você precisa ser “encontrável”

Seja qual for o seu negócio, ter uma posição de destaque no Google é essencial em termos de exposição na Internet. Os resultados de conversão de acessos vindos da busca orgânica são muitas vezes superiores ao apresentado por outros canais de marketing online.

Por isso, tenha sempre uma estratégia de marketing de busca bem estruturada para garantir o máximo de visibilidade possível no local onde a maioria das pessoas recorre para buscar por produtos e serviços.

Se o Google não te acha, os outros é que não vão conseguir achar mesmo. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos referente a marketing de busca e marketing digital, assinando a minha Newsletter.

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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