As dimensões de SEO e suas definições

Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo de otimização de sites para ferramentas de busca, técnica de marketing digital para colocar um site em posições de destaque nas páginas de respostas às buscas realizadas nos grandes buscadores, como Google e Bing.

O processo de SEO — Search Engine Optimization é composto de basicamente quatro etapas de otimização, que precisam ser trabalhadas de forma coordenada para que se consiga atingir os resultados desejados.

É um processo que na verdade trabalha em camadas, construindo uma verdadeira estrutura que resulta em um bom posicionamento das páginas do seu site nos resultados de pesquisa do Google e outros grandes buscadores.

Abaixo vou mostrar a você quais são as dimensões de SEO e qual o seu impacto no resultado final do processo de otimização de sites para ferramentas de busca.

As quatro dimensões de SEO

As dimensões de SEO são áreas específicas do processo de otimização, que com técnicas próprias, em seu somatório, fazem com que um site se destaque na SERP — Search Engine Results Page.

Vejamos então quais são as quatro dimensões de SEO, suas características e impacto sobre o processo de otimização de sites para ferramentas de busca.

1 – SEO Estrutural

É um conjunto de técnicas que você deve aplicar justamente na estrutura do seu site, para que ele possa ser bem posicionado nas páginas de respostas do Google.

Para saber mais sobre esta etapa fundamental do processo de otimização de sites, decisiva para o sucesso das outras, recomendo que você leia o meu artigo O Que é SEO Estrutural.

2 – SEO On Page

São técnicas de SEO que aplicamos em cada uma das páginas do nosso site. Itens como palavras-chave, meta tags, tags HTML e links de conteúdo, são trabalhados de forma a posicionar cada uma de suas páginas em destaque nas pesquisas.

Essa é considerada uma das mais importantes dimensões de SEO e se você quiser saber mais a respeito, sugiro que leia meu artigo O Que é SEO On Page.

3 – SEO Off Page

Nesta dimensão do SEO, trabalhamos na construção da popularidade do site em outros players online, como sites, blogs, redes sociais, bookmarks e diversas outras fontes de tráfego disponíveis na Internet.

Para conhecer um pouco mais sobre esta dimensão do processo de otimização de sites, convido você a ler um artigo que escrevi sobre o assunto, sob o título O Que é SEO Off Page.

4 – SEO On Serp

Essa é a mais recente dimensão do SEO, que promete ser o grande desafio para os analistas de SEO nos próximos anos. Ela envolve a forma como os seus links são apresentadas nas páginas de respostas do Google.

O que é SEO se não conseguir se destacar nas páginas de respostas de pesquisas? É justamente aí que tratamos desta dimensão, que você pode conhecer melhor lendo o nosso artigo O Que é SEO On Serp.

Dimensões de SEO

Buscando equilíbrio entre as dimensões de SEO

Como eu disse anteriormente, estas etapas de otimização precisam ser desenvolvidas de forma coordenada, pois não existe uma única Dimensão de SEO que possa garantir um bom posicionamento nas páginas de respostas do Google.

Não faz o menor sentido concentrar seus esforços em uma única dimensão de SEO e negligenciar os outros. Esse é um erro muito comum entre os iniciantes nesta técnica.

As dimensões de SEO precisam ter um certo equilíbrio para que possamos atingir nosso objetivo com a aplicação desta técnica. É necessário se colocar como um verdadeiro maestro das diversas dimensões de SEO.

Vejamos por exemplo, o caso do SEO estrutural. Se você estiver com um problema em seu Crawl Budget, e focar unicamente nesta questão, não irá lhe ajudar muito de você não cuidar também das outras dimensões de SEO.

Em um outro exemplo, se você estiver com dificuldades de rankear bem as páginas do seu site em função de um número elevado de backlinks tóxicos apontando para ele, de nada adiantará trabalhar bem em suas técnicas de SEO On Page, se a questão anterior não for resolvida.

Um dos mitos de SEO é que ao se concentrar em uma das dimensões de SEO, podemos minimizar os efeitos de outras. Isso simplesmente não existe, pois a análise de relevância para efeitos de SEO é sempre feita pelo todo.

Por exemplo, quando a Autoridade de Domínio é determinada, é feita uma análise do conjunto das dimensões de SEO, portanto você deve sempre pensar no conjunto.

Saber harmonizar as diversas dimensões de SEO é um dos grandes desafios que um analista de SEO deve enfrentar ao criar um projeto de SEO inicial e no dia a dia do trabalho envolvendo este segmento do marketing de busca nos dias de hoje.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre as quatro dimensões de SEO, convido para visitar a seção de artigos sobre SEO aqui em meu site.

Se tiver alguma dúvida sobre as dimensões de SEO, deixe seu comentário abaixo para que eu possa ajudar você a esclarecê-la. Um grande abraço!

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante.Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento.Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.