KPI no E-commerce – Indicadores de desempenho no comércio eletrônico

KPI no E-commerce – Indicadores de desempenho no comércio eletrônico

A escolha dos KPIs no e-commerce – indicadores de desempenho é uma das principais preocupações de qualquer equipe de gestão de e-commerce.

Entender estes indicadores e aprender a medir o desempenho dos negócios online é essencial para a gestão de uma loja virtual ou outro modelo de negócio pela Internet, já que são os indicadores de desempenho do e-commerce que vão orientar a alocação de recursos nas diversas áreas do negócio.

A possibilidade de contar com KPIs no e-commerce, é o grande diferencial na gestão dos negócios online, já que sua apuração é bem mais precisa do que no mundo físico e os dados estão disponíveis em tempo real se você usa uma boa ferramenta de monitoramento de tráfego como o Google Analytics, por exemplo.

Fazendo a escolha dos KPIs no e-commerce

Quando selecionamos nossos KPIs para comércio eletrônico (Key Performance Indicators) levamos sempre em consideração o foco da nossa análise para que não acabemos por misturar as coisas. No comércio eletrônico temos essencialmente duas abordagens para os indicadores de desempenho:

    • Indicadores de desempenho ligados a área comercial que buscam
    • Indicadores de desempenho ligados a área do marketing digital

A correta seleção dos indicadores de desempenho para seu e-commerce, é fundamental para que você possa ter uma análise realista da evolução do seu negócio.

Uma escolha inadequada de KPI , ou sua interpretação equivocada, pode resultar em premissas falsas que acabam por levar a conclusões erradas.

A correta determinação do KPI para e-commerce é essencial para um estudo correto do desempenho da loja virtual seja no aspecto comercial ou no que diz respeito ao marketing digital, uma das áreas mais requisitadas neste tipo de análise.

Estruturando os dados para os indicadores de desempenho no e-commerce

A primeira coisa a ser feita é preciso instalar um sistema de monitoramento de tráfego como o Google Analytics, uma ferramenta fundamental para gestão desse tipo de informação.

Para uma loja virtual, é necessário instalar a versão para e-commerce do Google Analytics, que é bem mais completa que a versão padrão que se costuma usar na maioria dos sites.

Uma boa plataforma de comércio eletrônico já tem esta versão pronta para ser ativada, bastando para isso a inserção da UA, um código fornecido pelo Google quando você cria sua conta no GA.

O código do Google Analytics específico para o comércio eletrônico acrescenta uma série de indicadores, dados e métricas que nos auxiliam bastante na hora de fazer uma análise dos indicadores de desempenho de uma loja virtual.

São indicadores que não estão disponíveis no código padrão do Analytics e por isso é necessário ativá-lo na hora da criação da conta e implementar o código específico para esse tipo de monitoramento.

Alguns dos indicadores de desempenho para ecommerce fornecidos pelo Google Analytics configurado para o monitoramento de um e-commerce:

    1. Taxa de conversão de compras
    2. Receita total gerada pela loja
    3. Valor médio do pedido – Ticket Médio
    4. Visão geral do produto
    5. Desempenho do produto no mix de produtos
    6. SKUs do produto
    7. Desempenho das diversas Categorias
    8. Transações
    9. Visitas que efetivamente geraram compras
    10. E muitos… muitos outros

Configurando o Google Analytics para coleta de dados no e-commerce

a

Para configurar as opções de monitoramento para e-commerce basta acessar sua conta no Google Analytics na Aba Administrador > Perfis > Configurações do Perfil.

Aproveite a ocasião e faça também a conexão do Analytics com o Google Ads se ainda não tiver sido feita, pois esse será um outros indicador que precisaremos para a construção dos nossos KPIs do e-commerce.

KPIs no e-commerce. Indicadores de performance do e-commerce configurados no Google Analytics
KPIs no e-commerce – Configuração do Google Analytics

Uma vez configurada a conta basta que você faça a implantação do código em sua loja virtual. Esses KPIs do e-commerce associados a outros dados que podem ser obtidos nas campanhas de marketing digital como o ROI e dados obtidos no ERP e outros sistemas acessórios de uma loja virtual poderão nos fornecer um panorama completo sobre o desempenho do seu e-commerce.

Vídeo dobre indicadores de desempenho no e-commerce

Em nosso canal no YouTube disponibilizamos um dos vídeos complementares do nosso curso de e-commerce em que discutimos a questão dos indicadores de desempenho no e-commerce.

A questão dos indicadores de desempenho no e-commerce é bastante extensa e por isso, vou dividi-lo em várias postagens, porque se for colocar de uma só vez, daria um verdadeiro livro sobre o assunto, como, aliás existem alguns muito bons. Mantenha-se atualizado assinando meu Boletim Informativo.

Artigos Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

E-commerce

Fraudes Com Cartões de Crédito em Lojas Virtuais

As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais são um dos maiores riscos para...

Mais Lidos em E-commerce

Últimas Publicações

Buscar no Site