Como Escolher Uma Plataforma de E-commerce

Veja neste artigo como escolher uma plataforma de e-commerce, o coração do seu negócio e que por isso mesmo você dever dedicar o máximo de atenção possível a esta etapa tão decisiva para a criação da sua loja virtual

Saiba como escolher uma plataforma de e-commerce

Ter recursos técnicos para saber como escolher uma plataforma de e-commerce é talvez um dos momentos mais importantes na elaboração de um projeto de e-commerce.

A plataforma de e-commerce é o sistema que possibilita a criação de uma loja virtual, tanto a parte que é visível para o usuário, conhecida como Front End, quanto a parte responsável pela administração do negócio que chamamos de Back End.

Essa preocupação sobre como escolher uma plataforma de e-commerce procede, pois ela pode comprometer o bom desempenho do projeto a curto e longo prazo, já que a troca da plataforma de comércio eletrônico sempre é uma operação onerosa e traumática.

A questão é tão crítica que em nosso treinamento sobre criação de lojas virtuais, dedicamos um módulo inteiro para a discussão das diversas opções disponíveis no mercado e sua adequação a cada projeto em função de objetivos e também orçamento disponível.

Como orientar a escolha de uma plataforma de e-commerce

A questão de como escolher uma plataforma de e-commerce fica difícil em função das inúmeras opções disponíveis no mercado atualmente, que vão desde plataformas open source, passando por plataformas alugadas e chegando a plataformas totalmente customizadas.

Nos últimos anos temos visto um crescimento muito grande no número de fornecedores de plataformas de e-commerce no Brasil, o que deixa a escolha ainda mais difícil.

Na planilha de análise de opções de plataformas de e-commerce que distribuímos em nosso Curso de E-commerce, listamos mais de sessenta itens a serem levados em consideração, mas neste post, vou me ater às questões mais básicas.

Como escolher uma plataforma de e-commerce

Como escolher uma plataforma de e-commerce de forma consciente

Como escolher uma plataforma de e-commerce é um dos passos mais importantes para o sucesso de sua loja virtual, já que ela será o coração do seu negócio, vejamos quais os principais pontos a serem levados em consideração neste momento tão crítico.

1 – O fornecedor da solução de e-commerce

Um dos pontos a ser avaliados é justamente quem é o fornecedor da solução de e-commerce para a sua loja virtual.

Como escolher uma plataforma de e-commerce é como se fosse um verdadeiro casamento com o fornecedor da solução, é importante avaliar o histórico dessa empresa.

Entre os dados a serem considerados destaco os seguintes:

    • A empresa tem tradição no setor e um bom número de lojas instaladas?
    • Qual tem sido a experiência dos atuais usuários do sistema com a plataforma?
    • Qual a opinião dos atuais usuários em relação ao suporte e treinamento oferecido?
    • O desempenho do provedor de hospedagem é satisfatório?
    • O fornecedor tem condições de oferecer opções de expansão para a plataforma?

A experiência tem mostrado que quando trabalhamos com empresas sólidas e com tradição na área de sistemas de e-commerce, pode nos evitar uma série de transtornos, além é claro de facilitar no momento de expansão do seu negócio.

2 – Os recursos operacionais disponíveis na plataforma

Outro ponto importante a ser levado em consideração por que deseja saber como escolher uma plataforma de e-commerce diz respeito aos recursos operacionais que o sistema oferece.

Em um mercado tão competitivo como o que vivemos hoje, a plataforma deve dar o máximo de recursos para a exposição e apresentação dos seus produtos. Atualmente é importante oferecer uma experiência de compra cada vez melhor aos nossos clientes.

Entre estes recursos destaco:

    • Quais são os recursos disponíveis para a exibição d imagens de produtos, como zoom e outros?
    • O sistema é responsivo e se adapta a exibição em dispositivos móveis como smartphones e tablets?
    • A plataforma oferece diversidade de formas de pagamento?
    • A plataforma oferece a possibilidade de integração da loja virtual com sistemas de vendas pelas redes sociais como Facebook Stores e Instagram Shopping?
    • Quais os recursos relativos a segurança das transações, como ambiente seguro SSL e outros sistemas antifraude disponíveis?
    • Qual o grau de integração do sistema com plataformas de logística de entrega e logística reversa?
    • Quais os relatórios gerenciais oferecidos pelo sistema e qual o seu grau de customização por parte do gestos da loja virtual?

Esses tópicos são apenas alguns a serem levados em consideração na hora de escolher uma plataforma, e a lista não para de crescer em função dos avanços tecnológicos que surgem a cada dia e das exigências dos consumidores.

Como escolher um sistema de e-commerce

2 – Recursos de marketing digital que a plataforma oferece

O marketing digital tem papel fundamental no sucesso de um e-commerce, e como escolher uma plataforma de e-commerce também passa por uma avaliação técnica dos recursos envolvidos nesta área, esta é uma outra análise que deve ser feita.

Na hora de escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu caso é essencial levar em conta não só as questões operacionais como também as relativas ao marketing digital.

Por isso é preciso que o fornecedor do sistema de comércio eletrônico ofereça informações sobre os recursos de marketing digital disponíveis.

Entre esses recursos eu destaco:

    • A plataforma possui integração de scripts de monitoramento de campanhas e conversões para plataformas de links patrocinados, como Google Ads?
    • O sistema permite a instalação de scripts de acompanhamento de campanhas e conversões em plataformas de mídias sociais, como por exemplo o Facebook Pixel?
    • A plataforma possui uma boa estrutura para o processo de SEO para e-commerce, como a possibilidade de criação de URLs amigáveis, dados estruturados no padrão Schema?
    • O sistema disponibiliza uma integração avançada com sistemas de monitoramento de tráfego como o Google Analytics para e-commerce?

Não há como escolher uma plataforma de e-commerce de forma apropriada sem saber se o sistema oferece todas as integrações com as diversas ferramentas de marketing digital com as quais contamos hoje em dia.

Para saber mais sobre as necessidades de recursos para a divulgação do seu e-commerce, sugiro que você leia o artigo Estratégia de Marketing Digital Para Lojas Virtuais.

Como escolher um sistema de loja virtual

3 – Escolher uma plataforma de e-commerce pensando adiante

O que envolve toda esta questão não é apenas saber como escolher uma plataforma de e-commerce no momento da concepção do negócio, mas também, saber se o sistema de e-commerce satisfará às necessidades que se apresentarão na medida em que o negócio for evoluindo.

Quando elaboramos um plano de negócios para e-commerce precisamos ter uma visão do futuro do empreendimento.

Por isso mesmo temos que ter uma plataforma de e-commerce que atenda não só ás necessidades atuais do seu projeto, mas também àquelas com as quais você irá se deparar no momento de expansão da operação de e-commerce.

A dúvida sobre como escolher uma plataforma de e-commerce é um dos principais obstáculos para quem deseja entrar no segmento do comércio eletrônico.

Com as dicas que dei neste artigo espero ter ajudado a colocar alguma luz sobre essa questão tão importante para o sucesso do seu e-commerce. Mantenha-se em dia assinando a minha Newsletter

Artigos Relacionados

E-commerce

SEO Para E-commerce – Como Fazer da Maneira Correta

SEO para e-commerce - Por que é tão importante? A aplicação das técnicas de SEO para e-commerce, é fundamental para que a sua loja virtual...

Mais Lidos em E-commerce

Últimas Publicações

Buscar no Site