O que é Autoridade do Domínio e qual a sua importância

Em um cenário cada vez mais competitivo, saber o que é Autoridade do Domínio e seu impacto sobre o posicionamento de um site nas páginas de respostas do Google é fundamental.

Chamamos de Autoridade do Domínio, ou DA como também é conhecida nos meios técnicos, a pontuação de classificação em mecanismos de busca desenvolvida pela empresa Moz, que antecipa qual a probabilidade ser bem classificado nos resultados das páginas de respostas – SERPs, dos grandes buscadores.

A Autoridade do Domínio é calculada através da avaliação de diversos fatores, que iremos apresentar mais adiante neste artigo, em um único indicador, a DA.

Para que você possa entender com clareza a definição sobre o que é Autoridade do Domínio e qual a influência deste indicador no posicionamento das páginas do seu site nos resultados de busca, é importante deixarmos claro alguns conceitos básicos de SEO – Search Engine Optimization.

O trabalho de SEO envolve diversas dimensões, entre elas o SEO Estrutural e SEO Off Page. Estes fatores trabalham de forma integrada para construir a Autoridade do site junto aos grandes buscadores como o Google e Bing, por exemplo.

Partindo deste princípio, o que é Autoridade do Domínio? Uma avaliação e ponderação destes fatores para determinar a relevância deste site para os buscadores e consequentemente as chances que ele tem para conquistar boas posições nas SERPs.

Definidas as questões iniciais sobre a definição de Autoridade do Domínio e o que este termo significa, vamos ver então outras questões importantes sobre este indicador e como aplica-lo no processo de otimização de sites.

1 – Qual a importância da Autoridade do Domínio para o SEO?

Agora que você já sabe o que é Autoridade do Domínio, vamos ver qual a sua importância para o trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca.

Sabemos que o Google classifica os sites, levando em consideração mais de 200 variáveis. Isso mesmo, 200 variáveis!

Justamente por isso, do ponto de vista prático, seria quase que impossível analisar a relevância de cada site, de maneira rápida, tendo que tratar um volume tão grande de informações.

Por isso, sempre que possível, recorremos a ferramentas que nos fornecem um indicador rápido para avaliar a verdadeira relevância de um site.

Uma das aplicações do conceito de Autoridade do Domínio é justamente fazer uma avaliação rápida e precisa da relevância de um site, e suas possibilidades de conseguir ser bem classificado nas páginas de respostas do Google.

É um indicador que usamos, por exemplo, na hora de avaliar o trabalho de otimização que vem sendo feito no site, blog ou loja virtual.

Por isso mesmo quando elaboramos um projeto de SEO, na hora de listarmos as métricas a serem apresentadas nos relatórios de desempenho, a Autoridade do Domínio é presença obrigatória.

Uma outra aplicação da Autoridade de Domínio é na estratégia de Link Building, ou seja, criação de links de outros sites para o nosso. Neste caso, focamos sempre na geração de backlinks em sites de DA alto.

Em resumo a Autoridade do Domínio é, do ponto de vista técnico, um dos indicadores mais importantes para qualquer profissional de SEO.

Autoridade do Domínio

2 – Como é calculada a Autoridade do Domínio?

É bem provável e justificado que após saber o que é Autoridade de Domínio e sua importância no contexto do trabalho de SEO, você esteja se perguntando como este indicador é calculado. Então vamos lá.

Não há como dizer exatamente como a Autoridade do Domínio é calculada, pois como outros algoritmos, como o do próprio Google, esta é uma fórmula não divulgada pela Moz, empresa responsável por este cálculo.

Então, como trabalhar na melhora deste indicador? Simples, analisando as informações dadas pela própria Moz em seu site.

Quando analisamos as explicações sobre a metodologia aplicada, afirmar que alguns parâmetros têm um impacto relevante no cálculo da Autoridade do Domínio.

Segundo um artigo publicado no blog da Prepostseo, ferramenta especializada em análises na área de SEO, entre eles, destacamos:

  • Tempo de existência do site;
  • Quantidade de links apontando para o site;
  • Qualidade dos links apontando para o site;
  • Qualidade do conteúdo;
  • Velocidade de carregamento do site;
  • Menções sociais;
  • Moz Trust e Moz Rank.

Como você pode ver, a análise é bastante coerente, pois aborda os principais fatores levados em consideração pelo Google, na hora de classificar os sites.

Este é um dos motivos pelos quais em nosso Curso de SEO batemos tanto na tecla da necessidade de ter uma abordagem ampla das diversas dimensões de SEO, porque no final das contas, o que importa é o “conjunto da obra”.

3 – Autoridade da Página – PA

Além do Domain Authority, na avaliação de um site e suas páginas, temos também o que é conhecido como Autoridade da Página, um parâmetro igualmente importante na hora de avaliação em termos de SEO.

A definição é bem simples. No caso da Page Authority, são considerados os mesmos conceitos levados em conta para o cálculo da Autoridade do Domínio.

Qual a importância da Autoridade da Página? Simples, na verdade a autoridade de um domínio é de certa forma construída por uma série de páginas que possuem uma autoridade de página elevada.

Um bom exemplo sobre a importância da Autoridade da Página é quando estamos criando um artigo no blog associado ao nosso site, como estratégia de marketing de conteúdo, onde queremos conquistar as primeiras posições no Google, para uma nova palavra-chave.

Neste caso, vamos buscar criar links internos, links de outras páginas do seu site ou blog, que venham de páginas com PA elevado. Dessa forma, estaremos de certa forma, transferindo um pouco da autoridade dessas páginas já existentes, para a nova página.

Esta é uma técnica de SEO On Page muito interessante, pois independentemente da página ainda não ter links externos apontado para ela, já terá páginas de autoridade elevada apontando para ela já na largada.

4 – Como verificar a Autoridade de um domínio

Saber qual a autoridade do seu domínio é fácil e não custa nada. Existem diversas ferramentas que você pode utilizar para fazer isso. A principal, é claro, é a própria ferramenta da Moz, conhecida como Link Explorer.

Basta acessar a página no link acima e inserir o seu domínio para que a ferramenta gere um relatório com uma análise completa do domínio ou página indicada, tendo como um dos indicadores, a autoridade do domínio.

Temos ainda a MozBar, uma extensão para navegadores como o Chrome, que ao fazer um pesquisa qualquer no Google, irá listar todos os resultados com a informação sobre a Autoridade do Domínio e outras igualmente importantes para o trabalho e análise em SEO.

O que é Autoridade de Domínio

Outra ferramenta bastante interessante é a que mencionamos anteriormente, a Prepostseo, que embora menos completa, fornece informações imediatas tanto sobre a Autoridade do Domínio quanto da Autoridade da Página

5 – Como aumentar a Autoridade do Domínio?

Agora que você já sabe o que é Autoridade do Domínio, qual sua importância para o trabalho de SEO e como ele funciona, vejamos o que você pode fazer para aumentar a relevância do seu site.

Como você pode ver, a Autoridade do Domínio, envolve as diversas dimensões do trabalho de Search Engine Optimization, portanto, você precisará ter uma abordagem abrangente, visando todas estas dimensões.

Entre as ações necessárias para aumentas a autoridade de um site, temos:

  1. Faça uma auditoria de SEO Estrutural completa do seu site identificando problemas estruturais que possam prejudicar o SEO do seu site;
  2. Verifique a velocidade de carregamento de suas páginas e também se o seu site é responsivo, buscando proporcionar uma melhor experiência de uso;
  3. Verifique seus conteúdos e faça atualizações nos que estiverem desatualizados e eliminando aqueles de baixa relevância;
  4. Faça uma auditoria de SEO profunda no seu site e identifique além de problemas estruturais, outros como por exemplo, backlinks tóxicos e elimine estes problemas;
  5. Crie uma estratégia de Link Building mais arrojada, conseguindo links de sites que possuam uma Autoridade de Domínio alta e em páginas com Autoridade de Página igualmente elevada;
  6. Busque criar um número de menções sociais maior, através de publicações de alta taxa de engajamento em redes sociais de destaque como Facebook, Twitter e LinkedIn, por exemplo.

É importante lembrar que não se deve esperar uma elevação da Autoridade do Domínio imediatamente, pois este é um indicador muito denso em termos de cálculo, e por isso demora um certo tempo para responder.

Como outras ações de SEO, no caso de uma estratégia para aumentar a Autoridade do Domínio de um site, este é um trabalho de médio/longo prazo. Por isso é preciso ser persistente e paciente.

Muito embora a questão da Autoridade do Domínio ainda seja considerada como uma abordagem envolvendo técnicas de SEO avançado, o fato pé que atualmente, se você não se preocupar com ela, não terá muito espaço no mercado.

Em um ambiente técnico onde falamos sobre auditoria de SEO, Rich Snippets, SEO ON Serp e outras técnicas avançadas, não cuidar da Autoridade do Domínio é ficar totalmente fora da competição.

Agora que você já sabe o que é Autoridade do Domínio e sua importância para que você se destaque nas páginas de respostas do Google e outros grandes buscadores, é apenas uma questão de colocar a mão na massa.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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