Técnicas de SEO e Onde Aplicar

Conheça neste artigo as principais técnicas de SEO - Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca, uma das principais estratégias de marketing digital.

Principais técnicas de SEO e quando aplicá-las

A aplicação das técnicas de SEO – Search Engine Optimization é uma das principais estratégias para conseguir maior exposição para uma loja virtual no Google sem que seja necessário pagar um único centavo por exibição ou clique.

O objetivo das técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca é justamente destacar as páginas de um site, loja virtual ou blog na área de resultados orgânicos dos grandes buscadores.

Com isso você consegue se destacar nas pesquisas, gerando mais tráfego, já que os primeiros colocados no Google conseguem um tráfego gigantesco.

Melhor que isso, com a devida aplicação das técnicas de SEO você terá um tráfego qualificado, ou seja, com um enorme potencial de conversão.

Para fechar com chave de ouro essa explicação inicial, como eu disse anteriormente, você não pagará nada por esse tráfego, já que ele tem origem em resultados orgânicos e não em links patrocinados, como Google Ads, por exemplo.

Em termos de SEO, o ideal é que você já faça este trabalho logo no lançamento do site, pois essa é uma estratégia de marketing digital que requer um certo tempo de maturação.

Se você já tem um site e não pensou nisso na fase de implantação do projeto, não tem problema, pois é sempre tempo de fazer correções em sua estratégia.

O problema é que muitos empreendedores lançam seus sites e correm para anúncios no Google e acabam deixando a questão da aplicação de técnicas de SEO para o famoso “depois a gente resolve isso”.

a

Bem, os resultados dessa postura são gastos crescentes com mídia paga, que vão corroendo a margem de lucro do negócio.

Nesse artigo vou mostrar todos os detalhes de um bom processo aplicação de técnicas de SEO e quais os principais pontos a serem observados.

Para deixarmos essa apresentação das técnicas de SEO mais didática possível, dividimos em tópicos onde explicamos cada uma delas na seguinte ordem:

1 – Pesquisa de Palavras-Chave
2 – Conteúdo Relevante
3 – Técnicas de SEO Estrutural
4 – Técnicas de SEO On Page
5 – Técnicas de SE0 Off Page
6 – Técnicas de SEO On SERP

Vejamos então a cada uma dessas aplicações das técnicas de SEO em sites, lojas virtuais e blogs, para que você possa entender todo o processo.

1 – Pesquisa de Palavras-Chave

O primeiro grande desafio de quem pretende destacar as páginas de um site entre as primeiras colocações das respostas às pesquisas realizadas no Google e outros grandes motores de busca é justamente escolher a palavra-chave a ser otimizada.

Uma das principais técnicas de SEO é justamente o processo de pesquisa de palavras-chave-chave que poderá trazer os melhores resultados em termos de conversão e geração de Leads para os objetivos que se pretende alcançar.

Não se trata de escolher uma palavra-chave qualquer, mas sim a expressão que melhor represente o objetivo de busca de um público específico que você deseja impactar com esse tipo de estratégia de marketing de busca.

Muita gente ainda acredita que a escolha da palavra-chave a ser otimizada no processo de SEO é uma coisa meio que intuitiva. Nada mais errado do que isso. Ela é uma das principais etapas de um projeto de SEO.

A pesquisa e seleção de palavras-chave obedece a critérios específicos orientados pelo objetivo que se deseja alcançar e possui ferramentas próprias para chegarmos ao termo mais apropriado para ser usado.

Onde usar essa técnica de SEO fundamental para o sucesso na colocação do seu site nas primeiras páginas do Google que realmente interessam para a marca?

Na etapa de criação do seu projeto de SEO, que deve preceder todo o trabalho de otimização de um site, loja virtual ou blog.

2 – Conteúdo Relevante

É curioso perceber que muitas das vezes em que falamos em técnicas de SEO as pessoas logo pensam nos aspectos referentes a processo de otimização de sites em si.

Não quero dizer que isso não seja relevante, muito pelo contrário, é fundamental, mas entre as principais técnicas de SEO está a relevância do conteúdo em si.

A experiência do usuário precisa estar sempre em primeiro lugar. De que adianta estar nos primeiros lugares das páginas de respostas do Google se ao clicarem no sul in seus visitantes se decepcionam com o resultado?

As técnicas de SEO pode lhe garantir a exposição nas primeiras posições nos mecanismos de busca, mas em termos de Marketing de Conteúdo, por exemplo, o que conta é a relevância do que você apresenta.

Para os algoritmos do Google que determinam o posicionamento das páginas de um site na SERP – Search Engine Result Page, o conteúdo é fundamental, por isso, não perca o foco desta diretriz básica do processo de otimização de sites para ferramentas de busca.

3 – Técnicas de SEO Estrutural

Antes de começarmos a aplicar as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca mais pontuais, é importante que façamos o setup do SEO Estrutural, ou seja a otimização do site como um todo.

Nesta etapa vamos verificar se o site é responsivo, estruturas de URL, otimização do tempo de carregamento de páginas, cadastramento no Google Search Console e outros sistemas acessório, sitemaps e outros sistemas acessórios.

4 – Técnicas de SEO On Page

No processo de otimização de sites para ferramentas de busca essas são consideradas técnicas de SEO fundamental para um bom posicionamento das páginas de um site nos resultados de busca.

Chamamos de SEO On Page técnicas que aplicamos em cada página do site especificamente. Entre elas podemos destacar:

    • Uso de URLs amigáveis com a palavra-chave em sua estrutura;
    • Meta Tags Title e Description contendo a palavra-chave;
    • Uso de tags de ênfase como negrito e itálico;
    • Tags HTML como H1,H2 e H3;
    • Imagens com a Tag Alt contendo a palavra-chave;
    • Estrutura de bullets no conteúdo do texto;
    • Tabelas internas de referência de tópicos;
    • Links internos e externos;
    • Volume de texto compatível com o tema;
    • Marcações no padrão Schema.

Aplicando as técnicas de SEO On Page no conteúdo do seu site, de forma profissional e sem perder o foco na qualidade do seu conteúdo, seu posicionamento entre os primeiros resultados no Google já estará com meio caminho andado.

5 – Técnicas de SE0 Off Page

Bem, se você está disposto ou disposta a enfrentar as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca, essa eu posso dizer que essa é a etapa mais desafiadoras. Sabe por que?

Poque essa é uma etapa, onde você depende dos outros, pelo menos teoricamente, como vou explicar mais adiante.

Em que se resume o SEO Off Page? Respondendo de uma forma simples e direta, é tornar o link para a sua página o mais popular possível, através de links de outros sites que apontem para a sua URL.

Acredito que entre as técnicas de SEO, o Link Building, como também é conhecido o SEO Off Page, essa seja a mais desafiadora, pois na verdade depende da qualidade do seu conteúdo, conforme eu disse no segundo tópico desse artigo.

Ninguém cria um link para uma página que não valha a pena ser visitada, pelo menos entre os gestores de conteúdo profissionais.

Além disso, se formos analisar em termos de estratégias de tráfego, levar o visitante que acessou o seu site para um outro site, não costuma ser uma boa estratégia de retenção de visitas, embora seja uma boa prática de conteúdo.

Em resumo, o SEO Off Page consiste em conseguir o máximo possível de links de qualidade, que apontem para as páginas do seu site, criando Popularidade para aquela página, o que vem a ser um dos pilares do SEO.

Fica então a pergunta: Onde conseguir links externos para o seu site. Bem, temos algumas opções bastante interessantes para isso, como por exemplo:

    • Links em Redes Sociais – O Google qualifica os links das redes sociais como uma forte indicação de relevância de conteúdo, por isso, essa é uma opção lógica;
    • Guest Posts – Essa é outra técnica de SEO que funciona muito bem em termos de Link Building, oferecer artigos para sites e neles inserir um link para a página que você deseja destacar;
    • Troca de Links – Outros sites também estão querendo links para eles, por isso, fazer uma parceria de troca de links é uma das estratégias de SEO válidas neste caso;
    • Diretórios de Conteúdo – Alguns sites especializados e conteúdo, como o SlideShare, por exemplo, também são uma boa oportunidade para criar links para o seu site;
    • Bookmarks – Alguns Bookmarks sociais oferecem a podem fazer uma boa contribuição em termos de links para as suas páginas.

Uma coisa interessante entre as técnicas de SEO é que elas têm sempre um “entretanto”. Repare que logo no início eu mencionei que os links que apontam para o seu site precisam ser de Qualidade, ou seja sites com uma Autoridade de Domínio alta.

Não adianta criar dezenas de links do Blog do Zezinho apontando para o seu site se ele não for relevante, ou seja, não tiver uma Autoridade de Domínio alta. Muito pelo contrário, essa prática pode até mesmo ser prejudicial em termos de Link Building.

6 – Técnicas de SEO On SERP

Assim como todo o marketing digital, as técnicas de SEO têm evoluído nos últimos tempos e a mais nova é justamente o SEO On SERP, ou seja, técnicas de SEO para destacar ainda mais as páginas de um site nas respostas a pesquisas.

O Google, por exemplo, coloca as páginas que ele considera extremamente importantes, em destaque, antes mesmo da primeira posição da listagem. É o que chamamos de Posição Zero.

Com mais este fator a ser considerado entre as técnicas de SEO, mesmo após a publicação de uma página, buscamos fazer ajustes para destaca-la ainda mais, e consequentemente gerar mais tráfego para o site.

a

Como você pode ver, as técnicas de SEO são muito variadas e abrangem diversos aspectos do site, suas páginas e elementos.

Foi justamente pensando nisso que quando elaboramos o programa do Curso SEO MasterClass, fizemos questão de incluir todas as técnicas de SEO mais atualizadas do universo da otimização de sites para ferramentas de busca.

Agora que você já tem uma boa ideia das principais técnicas de SEO, fazer uma avaliação do seu site, loja virtual ou blog, será bem mais fácil.

Mantenha-se em dia em relação às técnicas de SEO e tudo mais que envolve a otimização de sites para ferramentas de busca, assinando a minha Newsletter.

Por Alberto Valle no blog do SEO MarsterClass

Artigos Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

SEO - Otimização de Sites

SEO Para E-commerce – Como Fazer da Maneira Correta

SEO para e-commerce - Por que é tão importante? A aplicação das técnicas de SEO para e-commerce, é fundamental para que a sua loja virtual...

Mais Lidos em SEO

Últimas Publicações

Buscar no Site