InícioMídias SociaisSocial Media Optimization - O Que é SMO

Social Media Optimization – O Que é SMO

Você sabe o que é Social Media Optimization – SMO? Se não, leia este artigo onde vou mostrar a você como funciona o processo de SMO e como ele pode ajudar a destacar seus canais em mídias sociais nas páginas de respostas do Google e também se destacarem em pesquisas internas nas diversas redes sociais.

Social Media Optimization – SMO

O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em um conjunto de técnicas de SEO aplicadas a perfis em mídias sociais.

Neste artigo vou mostrar qual sua importância e como conduzir tecnicamente a aplicação destas técnicas.

Se você ainda não sabe o que é Social Media Optimization – SMO, pode estar perdendo uma ótima oportunidade de destacar os perfis da sua marca nos grandes buscadores, como o Google e outros.

É curioso constatar que muitas marcas ficam, e com razão, obcecadas em colocar o seu site em primeiro lufar nas pesquisas realizadas no Google e outros grandes buscadores.

O problema é que a grande maioria ignora que existem também o segundo, terceiro, quarto e outros lugares, quando fazemos uma pesquisa no Google.

Bem, se o seu desafio é promover a sua marca, é claro que colocar a principal página, a de apresentação da sua marca, em primeiro lugar no Google, é importante, e porque não dizer, essencial em termos de marketing de busca.

A questão que discutimos no processo de Social Media Optimization é que é possível, e também essencial em termos de exposição da marca, colocar os seus canais em mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, em destaque para expor a marca de uma maneira ainda maior.

Como funciona o processo de Social Media Optimization

A minha proposta inicial é justamente mostrar qual a importância e como fazer o trabalho de Social Media Optimization, que tratamos, em termos de marketing de busca, uma das mais importantes dimensões do marketing digital, pela sigla SMO.

Social Media Optimization

A importância do processo de Social Media Optimization

Ser encontrado em pesquisas realizadas no Google e outros importantes motores de busca é fundamental para a exposição de uma marca.

Além, é importante que você esteja listado logo nos primeiros resultados para se destacar de outros sites.

Para estar entre os primeiros lugares das páginas de respostas do Google é necessário que as páginas do seu site passem por um processo de otimização de sites para ferramentas de busca, uma das principais dimensões do marketing digital.

É claro que colocar o seu site na primeira posição do Google, é importante, principalmente nas pesquisas realizadas pela marca que você representa.

Mesmo assim, existem outras nove posições que poderiam estar contribuindo para exposição da sua marca.

A importância do processo de Social Media Optimization é justamente essa. É um processo que pode colocar os seus perfis e páginas nas redes sociais, ocupando algumas dessas outras posições, gerando maior exposição para o seu site.

Levando em consideração que qualquer exposição orgânica, ou seja, não paga, como a que conseguimos na página de resultados de buscas no Google é bem-vinda, é essencial que você use o processo de Social Media Optimization no seu processo de gestão de redes sociais.

Não por outro motivo que em nossos cursos nesta área, como o Curso de Redes Sociais, Curso de Instagram Para Negócios, Curso de Facebook Marketing e no próprio Curso de SEO, fazemos questão de incluir este tópico.

Como fazer o processo de SMO em suas redes sociais

No processo de SMO, nosso objetivo principal é destacarmos os nossos perfis nas diversas mídias sociais quando as pessoas pesquisam pela nossa marca, ou pelo nosso nome, no caso do marketing pessoal nas mídias sociais.

Por isso, a palavra-chave a ser otimizada é justamente o nome da marca, como no caso da Academia do Marketing, onde fazemos toda a otimização de mídias sociais em cima do nome do nosso site.

O processo de SEO nas redes sociais é hoje em dia uma ferramenta fundamental para quem deseja conquistar alcance, dentro e fora das redes sociais.

Nosso desafio está em fazer o Google entender que aquele perfil pertence a uma determinada marca e de preferência fazer menção sobre o assunto principal que aquele perfil aborda.

Para isso você deve observar as seguintes regras na hora de preencher os dados do perfil:

    • Coloque o nome da marca logo no início da descrição do perfil ou página, geralmente no Sobre do perfil;
    • Coloque o nome da marca nos campos que irão compor as meta tags do seu perfil ou página;
    • Insira, sempre que possível, um link para a home do seu site para linkar o perfil ao site em si;
    • Se a mídia social em questão tiver um campo sobre localização da empresa, não deixe de preenche-lo, pois isso ajuda no que chamamos de SEO Local;
    • Na imagem principal do perfil, coloque o nome da marca no arquivo de imagem;
    • Se a rede social admitir algum tipo de tag, coloque o tema principal do seu site e sinônimos entre elas;
    • Preencha todos os campos de formulário existentes no perfil, para dar densidade a ele e consequentemente relevância.

Estas são algumas das regras para o trabalho de Social Media Optimization aplicadas ao perfil ou página, mas existem outras ações que precisam ser executadas para garantir uma boa experiência do usuário nas buscas e um bom posicionamento nas páginas de respostas.Social Media Optimization - SMO

Aplicando as técnicas de Social media Optimization em outros ambientes

Entre as quatro dimensões de SEO, temos uma que é muito importante, que é justamente o SEO Off Page, ou estratégia de Link Building.

Essa estratégia consiste em criação de links para uma determinada página. No nosso caso aqui, criação de links externos à plataforma de mídia social, para o seu perfil ou página neste ambiente.

O site é o ponto de partida. Nele você deverá criar links para suas redes sociais, como forma de, em primeiro lugar estabelecer uma correlação recíproca e também por ser um link fácil de ser criado e totalmente sob seu controle.

O site é o ponto de partida. Nele você deverá criar links para suas redes sociais, como forma de, em primeiro lugar estabelecer uma correlação recíproca e também por ser um link fácil de ser criado e totalmente sob seu controle.

O conteúdo é outra fonte para link building. Em seus artigos publicados no blog associado à sua marca, você pode fazer menção às suas redes sociais inserindo links para a sua página ou perfil.

Além disso, sempre que possível, tente criar links em outros ambientes, apontados para as suas redes sociais. Essa é uma ferramenta poderosa para conseguir relevância para seus canais.

Outras formas de Social Media Optimization

Como as postagens de algumas redes sociais são indexadas no Google, Como artigos publicados no LinkedIn e algumas postagens no Facebook, outra opção de Social Media Optimization é no próprio conteúdo que você publica em suas redes sociais.

Neste caso você deverá utilizar as técnicas de SEO no próprio conteúdo que você publica, e também fazer um bom trabalho de link building nestas publicações.

As opções de Social Media Optimization são inúmeras e em um mercado tão competitivo quanto o que vivemos atualmente, quanto mais exposição, melhor.

Por isso, na hora de fazer um plano de marketing nas redes sociais, não se esqueça de incluir o processo de Social Media Optimization entre as tarefas prioritárias na criação de perfis e páginas.

Agora que você já conhece o conceito e processo de Social Media Optimization, é apenas uma questão de incorporar esta dimensão do marketing online em sua estratégia. Mantenha-se em dia com este e outros assuntos relacionados ao marketing digital, assinando a minha Newsletter.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Alberto!

    Gostei muito das suas explicações sobre o que é SMO, mas gostaria de saber uma coisa. Essas técnicas também podes ser aplicadas a perfis no Instagram?

    • Olá Beatriz

      Fiquei muito satisfeito em saber que você gostou do meu artigo sobre Social Media Optimization. Sobre a aplicação das técnicas de SMO no Instagram, não só viável como super recomendado. Trabalhar estas técnicas na sua página de Perfil é fundamental para que você consiga uma maior exposição para ele, nas buscas realizadas pela marca, ou nome da pessoa nos grandes buscadores, como o Google, por exemplo.

      Um grande abraço e sucesso!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas em Redes Sociais

Plano de marketing nas redes sociais – Como elaborar o seu Ter um bom plano de marketing nas redes sociais, antes de fazer qualquer coisa nesta área, é o primeiro passo para quem deseja ter sucesso nesta dimensão do marketing...

Mais Lidas Nesta Seção

Últimas Publicações