SEO no Instagram – Como Fazer

Veja neste artigo como a aplicação de técnicas de SEO no Instagram podem ajudar no alcance e segmentação de suas publicações e com isso aumentar seus resultados de campanhas nesta rede social.

SEO no Instagram

A aplicação de técnicas de SEO no Instagram em suas postagens pode aumentar em muito o alcance das publicações dando maior visibilidade à sua marca e pode ser feita de uma maneira bem fácil.

Se você ainda não sabe o que é SEO, são técnicas que utilizamos em sites, blogs e lojas virtuais, para colocar suas páginas em posições de destaque nos resultados de pesquisa das buscas feitas no Google e outros mecanismos de busca.

Pode até parecer incoerente a aplicação das técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca em um ambiente como o Instagram. Se as postagens do Instagram não são listadas no Google, qual sentido faria isso?

Faz todo o sentido, mas não em função de uma exposição nas páginas de respostas do Google, que realmente não indexa as publicações no Instagram. No máximo, ele indexa o Perfil, mas as postagens em si não, e na verdade, nem faria muito sentido indexar esse tipo de conteúdo.

Quando eu defendo o uso das técnicas de SEO no Instagram, não estou visando qualquer tipo de colocação no Google, mas sim, em aumentar o alcance das publicações, fazendo com que elas atinjam justamente o público que eu desejo alcançar.

Como as técnicas de SEO podem fazer isso? Simples, impactando um dos principais fatores do algoritmo do Instagram, o Interesse.

SEO no Instagram

Entendendo o algoritmo do Instagram

Antes de falarmos em SEO no Instagram, é importante que você entenda como funciona o algoritmo do Instagram, a equação que determina para quem as suas publicações serão exibidas e qual o alcance orgânico, sem impulsionamento, delas na plataforma.

Basicamente este algoritmo leva em consideração três fatores:

    1. Relacionamento – O algoritmo analisa a profundidade do relacionamento anterior entre o usuário com a pessoa ou marca que ele segue, baseando-se na frequência com que o perfil tende a se envolver com as postagens daquele perfil.
    2. Recência – Por este parâmetro, o algoritmo do Instagram leva em consideração a questão da temporalidade, ou seja, o algoritmo qualifica melhor as postagens mais recentes, pois ele sabe que as pessoas gostam de ter informações atualizadas em seu timeline.
    3. Interesse – Ao distribuir seu conteúdo o Instagram tenta direcioná-lo de acordo com o interesse do usuário, baseado nas suas ações anteriores. Ele tenta colocar no feed de cada um de nós, publicações com temas que sejam de nosso interesse.

A aplicação das técnicas de SEO no Instagram visa impactar justamente este terceiro parâmetro do algoritmo do Instagram. Na hora de aplicar esta técnica, vamos buscar deixar bem claro na postagem, o tema que ela aborda.

Trabalhando dessa forma, estaremos induzindo o algoritmo a exibir esta postagem, prioritariamente para as pessoas que tem real interesse no tema. O benefício disso é que o engajamento tende a ser bem maior.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre como funciona o algoritmo do Instagram, basta ler o meu artigo sobre o tema, clicando aqui.

Hashtags e SEO

Outro elemento das publicações que iremos utilizar na aplicação das técnicas de SEO no Instagram são as Hashtags incluídas em cada post.

O princípio básico do processo de otimização de sites para ferramentas de busca, é o que chamamos de palavras-chave, ou seja, aquelas palavras pelas quais gostaríamos que a nossa publicação seja listada no Google.

No caso do SEO no Instagram, vamos usar as Hashtags como palavras-chave, pois na verdade elas têm essa função nas plataformas de mídias sociais.

As Hashtags, são verdadeiros indexadores de assuntos na maioria das redes sociais, ao ponto de algumas delas, como o próprio Instagram, permitir que você siga perfis e também Hashtags.

Por isso, vamos usá-las também no processo de SEO no Instagram. Para saber mais sobre como funcionam as Hashtags, clique aqui.

Legendas

As legendas de publicações também são importantes no processo de SEO no Instagram, pois são uma das poucas áreas de texto que dispomos nesta rede que é essencialmente visual.

Uma legenda clara e consistente, explicando o tema da sua postagem é muito importante, pois na hora do algoritmo do Instagram distribuir o seu conteúdo, ele lerá a legenda para tentar entender sobre o que ele fala.

Como aplicar as técnicas de SEO nas postagens do Instagram

SEO para Instagram

Vistos os conceitos básicos para a aplicação das técnicas de SEO no Instagram, vamos ver então como fazer isso na prática.

1 – Escolha da Palavra-Chave

Em primeiro lugar, selecione a palavra-chave que definirá, seguindo o parâmetro de Interesse do algoritmo do Instagram. Digamos que o seu post vai falar sobre estratégia de marketing digital. Esta será a palavra-chave a ser otimizada.

2 – Inserção da Palavra-Chave na Postagem

Já no início da legenda, coloque a expressão “estratégia de marketing digital” e se possível insira a expressão em um outro lugar no corpo da legenda, para reforçar a indicação do tema que a postagem se refere.

3 – Nome da Imagem no Post

Embora não se saiba exatamente se o Instagram lê o nome do arquivo de imagem, seguindo as boas práticas de SEO, seria interessante nomear a imagem com a palavra-chave no arquivo, como por exemplo, ao invés de usar estrategia.jpg como nome do arquivo, usar estratégia-de-marketing-digital.jpg.

4 – Hashtags

Por fim, vamos aplicar a técnica de SEO no Instagram às Hashtags. Como dito anteriormente, as Hashtags são verdadeiros indexadores nas mídias sociais. Por isso, é fundamental que você insira a Hashtag #estrategiademarketingdigital e outras derivadas em sua postagem.

Pronto. Feito isso, as chances de suas postagens aumentarem a visibilidade e serem direcionadas às pessoas certas, serão bem maiores. Indo para as pessoas certas, as chances de engajamento aumentam em muito.

Que dá um pouquinho de trabalho, isso dá, mas como dizemos em nosso Curso de Instagram Para Negócios, todo investimento na criação de um post, é regiamente recompensado por uma alta taxa de engajamento e atração de novos seguidores.

O SEO no Instagram não para por aqui, você pode aplicá-lo também na otimização do seu perfil, para que ele se destaque no Google, em um processo que chamamos de Social Media Optimization – SMO.

Para saber mais sobre as técnicas aplicadas ao marketing no Instagram, convido você a acessar a minha seção de Artigos Sobre o Instagram, aqui em meu site.

Mantenha-se em dia com a aplicação das técnicas de SEO no Instagram e outros relacionados ao marketing digital, assinando a minha Newsletter.

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