Como vender pelo Instagram

Se você deseja saber como vender pelo Instagram, neste artigo encontrará um guia completo, com as principais etapas para montar uma estrutura de vendas na rede social que mais cresce no mundo inteiro.

Com um número de seguidores cada vez maior e ferramentas que vêm sendo aperfeiçoadas quase que mensalmente, vender no Instagram é atualmente uma das melhores alternativas em termos de mídias sociais.

Muito embora seja uma rede com um enorme potencial para as vendas online, o fato é que são poucos os empreendedores que sabem de verdade, como vender pelo Instagram de forma profissional.

Seja para criar um negócio totalmente baseado em vendas pelo Instagram, como muitas empreendedoras e empreendedores vêm fazendo nos últimos tempo, ou para criar mais um canal de vendas para lojas virtuais, este é o lugar para se estar.

A grande dúvida da maioria das pessoas é justamente como vender pelo Instagram. É claro que muitas pessoas já fazem isso, forma instintiva, ou pressionadas pela situação, como ocorreu durante o episódio da pandemia de COVID-19.

O problema é que sem as ferramentas e técnicas apropriadas, você não consegue extrair o máximo do potencial que o Instagram tem, para vender seus produtos ou serviços, e com isso ganhar muito mais dinheiro do que você ganha atualmente.

Para ajudar você a vencer este desafio, criamos um guia completo sobre como vender pelo Instagram, com as principais etapas para você montar uma estrutura de vendas pelo Instagram, realmente profissional e lucrativa. Confira abaixo!

O guia completo sobre como vender no Instagram

Confira abaixo um guia completo sobre como realizar vendas pelo Instagram de forma profissional e com isso extrair o máximo dos recursos que esta plataforma oferece em termos de vendas online.

Para facilitar a apresentação deste passo a passo, dividimos este guia em X tópicos:

1 – Criação de uma Conta Comercial
2 – Criação de uma página no Facebook
3 – Criação da loja virtual no Facebook
4 – Cadastramento de produtos
5 – Ativação do Instagram Shopping
6 – Estrutura de pagamentos
7 – Estratégia de marketing no Instagram
8 – Construção de uma base seguidores segmentada
9 – Geração de conteúdo

Siga cada uma das etapas e ao final você verá como vender pelo Instagram pode ser fácil e extremamente lucrativo.

1 – Criação de uma Conta Comercial

Como vender pelo Instagram é um negócio, nada mais lógico do que transformar o seu perfil pessoal, o padrão para criação de contas no Instagram, em uma Conta Comercial, para poder usufruir de todas as vantagens da plataforma.

O perfil comercial oferece várias vantagens sobre o perfil pessoal, entre elas podemos citar:

    • Painel para análise de dados de desempenho do seu perfil;
    • Informações sobre as pessoas que acessam suas publicações e seguem você;
    • Possibilidade de impulsionamento de publicações;
    • Métricas das suas ações no Instagram
    • Possibilidade de criação de links nos Stories.

Além disso, a integração entre o Facebook e Instagram, para efeitos de criação de uma loja virtual nestas plataformas, só pode ser feita com uma conta comercial.

Como vender pelo Instagram obedece basicamente às mesmas regras e diretrizes sobre vendas que vigoram no Facebook, esta mudança é fundamental.

Por isso, não pense duas vezes, se o seu perfil do Instagram está como pessoal, mude imediatamente para o comercial para poder realizar vendas.

2 – Criação de uma página no Facebook

Outra das etapas fundamentais para quem deseja saber como vender pelo Instagram é criar uma página no Facebook, que servirá como base para o seu F-commerce, ou seja, estrutura de vendas no Facebook e também no Instagram.

Isto se torna necessário por três motivos:

  1. Ferramentas mais sofisticadas – O primeiro motivo é que algumas das funções mais sofisticadas para vendas no Instagram só estarão disponíveis, se você tiver uma página vinculada ao seu perfil comercial;
  2. Melhor interação com seus seguidores – O segundo motivo é que conectando seu perfil a uma página, você poderá interagir com os seus seguidores no Instagram, diretamente pela plataforma do Facebook, que é bem mais completa;
  3. Gerenciamento de anúncios – O terceiro motivo é que ao fazer esta conexão, você poderá criar e gerenciar seus anúncios no Instagram, os Instagram Ads, pela plataforma do Facebook, que oferece bem mais opções para a criação de anúncios no Instagram.

Na sua página, é importante que você faça algumas otimizações de campos, como o Sobre e outros que influenciam na hora de você ser encontrado nas buscas realizadas no Facebook, Instagram, e até mesmo no Google.

Como vender pelo Instagram e Facebook é também conseguir visibilidade em todas as oportunidades em que isso é possível, estas otimizações são fundamentais, principalmente para atrair novos clientes em potencial para o seu perfil.

Com a criação e otimização da página, a sua estrutura básica, em termos de perfil e página estará criada, mas como vender pelo Instagram exige obviamente uma estrutura de e-commerce, vamos ver como fazer isso gratuitamente usando estas duas plataformas.

3 – Criação da loja virtual no Facebook

Calma, eu sei que você está aqui para saber como vender pelo Instagram, então, criar uma loja virtual no Facebook talvez não faça muito sentido, não concorda?

Mas a questão é que para você montar uma loja virtual no Instagram, precisa partir de uma loja virtual no Facebook, pois é para lá que as pessoas que clicarem nas suas publicações no Instagram serão encaminhadas.

Existe uma outra alternativa, que é a da pura e simples criação de um Catálogo de Produtos, no Gerenciador de Negócios do Facebook, mas na minha opinião, fazendo isso você desperdiça muito do potencial de vendas que se tem com as duas ferramentas integradas.

A loja pode ser montada na parte de configurações da página, em primeiro lugar, alterando o Modelo da sua página, para Compras e depois, adicionando a guia Loja em suas configurações. Para saber mais detalhes, sugerimos que você leia o artigo Loja Virtual no Facebook.

Como vender no Instagram

4 – Cadastramento de produtos

Uma vez criada a estrutura da loja, é hora de começar a cadastrar seus produtos. Nesse ponto você deverá antes de tudo, fazer um planejamento prévio das suas categorias de produtos, da mesma forma que fazemos quando estamos criando uma loja virtual formal.

Além disso, precisará prestar muita atenção a dois pontos chave:

  • Fotos de Produtos – A importância das imagens é inquestionável, por isso, capriche na hora de tirar as suas fotos. Boas fotos podem ser feitas até mesmo com um celular, mas é preciso tomar cuidado com a iluminação e enquadramento;
  • Descrição dos Produtos – Uma boa descrição de produtos ajuda a vender, por isso, vá direto ao ponto, dando o máximo de informações possível e esclarecendo todos os detalhes sobre os seus produtos.

Como vender pelo Instagram, entre outras coisas é conseguir exposição, em todas as dimensões da estrutura de social commerce que você está montando, é necessário também que você promova algumas otimizações na sua loja virtual, ajustando informações de disposição de guias.

Feita a configuração da loja e cadastramento dos seus produtos, é hora de aguardar pela aprovação da loja pela equipe do Facebook. Isso pode demorar de dois dias até uma semana.

5 – Ativação do Instagram Shopping

Com a sua loja virtual montada no Facebook, ou com o seu Catálogo de Produtos criado, é hora de ativar o Instagram Shopping.

Para quem não sabe, o Instagram Shopping nada mais é do que a ferramenta que permite a você realizar as vendas dentro do próprio Instagram, criando assim uma verdadeira loja virtual dentro da plataforma.

Com ele ativado, seu perfil exibirá uma nova aba no seu feed, com o ícone da “bolsinha”, agilizando assim o processo de busca e compra na plataforma.

A ativação do Instagram Shopping só pode ser feita depois que o Facebook tiver aprovado a sua loja. Por isso, fique atento à mensagem ou e-mail do Facebook informando sobre a aprovação da loja.

Assim que for aprovada, basta que você acesse a seção administrativa do seu perfil, toque em Configurações, depois em Negócios e em seguida Compras.

Depois disso, selecione Continuar, escolha o Catálogo de produtos que você criou e deseja exibir no Instagram e depois toque em Concluir. Pronto, suma loja já está a meio caminho andado.

Com estes quatro passos você já montou a sua estrutura básica para vender pelo Instagram de forma realmente profissional, mas como vender pelo Instagram não é apenas uma questão de estrutura técnica, é hora de pensar na divulgação do seu negócio.

6 – Estrutura de pagamentos

Até aqui você já viu como vender pelo Instagram, do ponto de vista de estrutura, mas ainda existe a questão de como receber pelas suas vendas, não é mesmo? Não se preocupe. Vamos mostrar como resolver este problema também.

Curiosamente essa é a parte mais simples. Você pode incorporar um sistema completo de recebimentos, com boleto, cartões de crédito e parcelamento no cartão simplesmente criando uma conta em um intermediador de pagamentos, como o PagSeguro, por exemplo.

No PagSeguro, você poderá criar o que se chama de Link de Pagamento, que será usado na sua loja no Facebook e Instagram, para gerar os pagamentos online. Simples assim.

Com estes cinco passos você já montou a sua estrutura básica para vender pelo Instagram de forma realmente profissional, e já pode agora passar para a etapa de criação de uma base de seguidores para o seu perfil e publicações.

7 – Estratégia de marketing no Instagram

Como vender pelo Instagram não é apenas uma questão de se ter uma estrutura de vendas, você precisa agora pensar em divulgar o seu perfil e consequentemente seus produtos ou serviços.

Marketing no Instagram é muito mais do que fazer postagens, como muita gente ainda acredita. Divulgar uma marca e seus produtos envolve a criação de uma comunidade em torno do seu perfil, envolvendo as pessoas para criar laços de relacionamento.

Para que isso seja possível, você precisa definir itens como o público que você pretende atingir e os recursos que serão necessários. Para saber detalhes sobre esta etapa, sugerimos que você complete estas informações lendo o nosso artigo Estratégia de Marketing no Instagram.

8 – Construção de uma base seguidores segmentada

Nesta área, nossa primeira dica diz respeito justamente à construção da sua base de seguidores. Que deve ser extremamente segmentada. Como vender no Instagram se os seus seguidores não fazem parte do público-alvo dos seus produtos?

É claro que não vai funcionar, você não concorda. Por isso, ao criar sua base de seguidores, você precisa focar em um público que realmente tenha interesse em seus produtos ou serviços.

Para facilitar isso, determine as características do seu consumidor, como por exemplo:

    • Faixa etária;
    • Gênero;
    • Localização geográfica;
    • Interesses.

Onde encontrar essas informações? Muito simples. Nas contas comerciais do Instagram, você encontra tudo isso na seção Informações. Lá você verá as principais característica do seu público.

Se você está abrindo agora a sua conta no Instagram e ainda não tem estas informações, mas já tinha uma página no Facebook, essas informações podem ser visualizadas clicando no item Informações, localizado na parte superior da sua página, e depois na aba Pessoas.

Pronto! Você terá as informações sobre faixa etária, gênero, país de origem, cidade e idioma. Já dá para começar a desenhar, o que chamamos de Persona de Marketing.

Esqueça a busca desenfreada por seguidores, só para colocar números. Isso não passa de uma das várias métricas da vaidade, e como resultado final, não acrescenta nada.

Comprar seguidores? Nem pensar! Isso é simplesmente jogar dinheiro fora, e pior ainda, pode matar a relevância do seu perfil.

É claro que você deve sempre tentar ganhar seguidores para o seu perfil, mas eles precisam se segmentados, para que gerem engajamento e vendas, que é o que realmente interessa.

9 – Geração de conteúdo

Como vender pelo Instagram é criar relacionamentos antes para vender depois, uma das melhores estratégias de marketing digital, você precisará desenvolver conteúdo de qualidade para postar em seu perfil. Fica então a dúvida: O que seria conteúdo de qualidade?

A resposta é muito simples. Conteúdo que agregue valor ao dia a dia dos usuários do Instagram, que informe e entretenha. É claro que as postagens de vendas são importantes, mas ainda mais importantes são as postagens que geram engajamento.

O algoritmo do Instagram valoriza os perfis que possuem um elevado grau de engajamento, e atribui mais relevância a eles. Como resultado, estes perfis ficam mais evidentes e conseguem um alcance maior para suas publicações.

Em nosso Curso Instagram Para Negócios, dedicamos um módulo inteiro a este assunto, pois ao criar conteúdo relevante para o seu perfil você conseguirá aumentar o alcance das suas publicações e a relevância do seu perfil.

Use e abuse de fotos e vídeos de qualidade, Stories, mesmo que eles só durem 24 horas, lives e outros recursos disponíveis na plataforma. Quanto mais criativo e dinâmico for o seu perfil, maior será a sua relevância e melhores serão suas vendas.

Agora que você já tem uma boa ideia de como vender pelo Instagram, para complementar as informações apresentadas aqui e expandir seus conhecimentos, sugiro que você leia os artigos Como Vender Pelo Facebook e também Como Vender Pelas Redes Sociais.

Mantenha-se em dia com este tema e outras dicas sobre como vender pelo Instagram e demais redes sociais, assinando a minha Newsletter.

Publicado originalmente no blog da Academia do Marketing

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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