Auditoria de SEO – Search Engine Optimization

Veja neste artigo o que é uma auditoria de SEO e o que fazemos durante a execução deste trabalho tão importante para garantir posições de destaque nas páginas de respostas do Google e outros grandes buscadores.

Auditoria de SEO – Search Engine Optimization

O primeiro passo para um bom posicionamento no Google é realizar uma auditoria de SEO, um levantamento técnico profissional para analisar a situação do site nas diversas dimensões do processo de Search Engine Optimization.

É comum vermos sites muito bem estruturados, com um design de primeiríssima qualidade e conteúdo excelente, simplesmente não conseguir emplacar suas páginas nas primeiras posições do Google.

Parece incoerência, não é? O fato é que isso é muito mais comum do que você imagina, e a solução para descobrir o que está acontecendo, só é possível através de uma auditoria de SEO profissional.

Outra situação muito comum, onde uma auditoria de SEO se faz necessária, é quando de repente, ou gradualmente, o seu site começa a perder posições nas páginas de respostas do Google, o que pode ser facilmente identificado no Google Analytics.

Como o algoritmo do Google é dinâmico, e as regras de SEO mudam a todo momento, o trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca precisa estar sempre atualizado para se manter entre as primeiras posições.

Como o Marketing de Busca é um dos principais canais para a geração de tráfego para um site, é impensável estar fora das primeiras posições nas pesquisas realizadas nos grandes buscadores, pois este é um dos pilares do marketing digital.

O tráfego orgânico, ou seja, o que vem de cliques nas páginas de respostas do Google, é um tráfego qualificado, tráfego de altíssima taxa de conversão. Por isso, fazer uma auditoria de SEO é fundamental para o sucesso em termos de exposição nas ferramentas de busca.

Já imaginou aumentar orgânicas do seu site em 100% ou até mais, com ajustes que muitas das vezes não exigem um investimento tão grande assim? É justamente isso que uma auditoria de SEO profissional pode fazer.

O que envolve uma auditoria de SEO?

Como dissemos anteriormente, uma auditoria de SEO profissional deve abordar as mais diversas dimensões do processo de otimização de sites para ferramentas de busca.

O trabalho de SEO deve ser encarado como um todo, ou seja, abordar as diversas dimensões do processo de otimização para ferramentas de busca, para que você realmente consiga se destacar no Google. Além disso, uma análise da concorrência em SEO também ajuda bastante.

Quando criamos um projeto de SEO, fazemos uma análise criteriosa de cada uma dessas dimensões, justamente para que o trabalho fique perfeito. Mesmo assim, é essencial estar sempre monitorando estes diversos aspectos.

Entre eles podemos destacar:

    • SEO Estrutural – Análise dos fatores de SEO que envolvem a estrutura do site;
    • SEO On Page – Análise dos elementos de SEO em cada página do site;
    • SEO Off Page – Análise dos links externos que o site recebe e sua qualidade;
    • SEO On Serp – Análise de fatores de SEO que destacam ainda mais o site nas buscas.

Na parte de SEO Estrutural, são verificados fatores como a existência de links quebrados, caminhos que levam à duplicidade de conteúdo, velocidade de carregamento das páginas, integração com o Google Search Console, mapa do site e outras ferramentas acessórias.

Na auditoria de SEO com foco em SEO On Page, são analisados critérios como a Autoridade do Domínio, densidade da palavra-chave, existência de caminhos que levam a conteúdo duplicado, ausência de meta tags e outros elementos de otimização onpage.

Uma auditoria de SEO no que chamamos de SEO Off Page, irá analisar a quantidade e qualidade dos links de outros sites e redes sociais que apontam para o seu site, links tóxicos que podem estar prejudicando o seu posicionamento nas pesquisas e outros fatores.

Por fim, temos o SEO On Serp, que em uma auditoria de SEO profissional, busca identificar oportunidades de colocar suas páginas em posições privilegiadas nas pesquisas, como o que chamamos de “posição zero” do Google e listagens com Rich Snippets, que destacam seu site entre os demais.

Como é feita uma auditoria de SEO?

Para fazer uma auditoria de SEO em seu site, loja virtual ou blog você tem dois caminhos. O primeiro deles é promover você mesmo esta auditoria, em seu site.

Para isso será necessário que você tenha um bom conhecimento das técnicas e ferramentas de SEO, para entender exatamente o que os resultados das análises fornecidas pelas diversas ferramentas utilizadas no processo.

Se você não possui esta habilidade, não tem problema, pois aqui na Academia do Marketing temos um ótimo curso de SEO, que capacitará você a analisar estes erros e corrigir o que for necessário neste processo e melhorar a sua estratégia de SEO.

O problema com essa solução é que você terá que contar com ferramentas especializadas, como SEMRush, Ahrefs, WebSite Auditor, Screaming Frog e outras, todas elas pagas, em suas versões completas, que nem sempre estão disponíveis para o proprietário do site.

Outra opção para fazer uma auditoria de SEO, esta exclusiva para que possui um site montado sobre a plataforma WordPress, é a instalação e configuração de plugins de SEO, que podem ajudar você nessa tarefa.

A segunda opção seria a da contratação de sum serviço de auditoria de SEO especializado, onde você receberá um diagnóstico completo sobre os diversos aspectos de SEO do seu site, e a partir dele, e a partir dele você pode fazer as correções que forem necessárias.

A partir do relatório de auditoria de SEO você terá duas opções. A primeira será a de solucionar você mesmo os problemas apontados. A segunda opção é recorrer a um marketplace de serviços de marketing digital e contratar um freelancer especializado que ofereça o serviço de auditoria de SEO, ou então, contratar uma agência de marketing digital para fazer as devidas correções.

A vantagem dessa segunda opção é que é uma contratação pontual, onde você poderia usar um site especializado em freelancers profissionais, como o Marketing Job, ou agência digital especializada, sem ter que incorrer nos custos associados à aquisição de ferramentas profissionais como as citadas acima.

Seja qual for a opção que você resolva adotar para a realização de uma auditoria de SEO profissional no seu site, o fato é que ela é fundamental nos dias de hoje, principalmente em função das constantes alterações nos parâmetros do Google para classificação dos sites.

Como você pode verificar, uma auditoria de SEO além de essencial para um bom posicionamento nas ferramentas de busca, não é tão difícil assim de ser feita, bastando a você escolher o melhor caminho para o seu caso.

Publicado originalmente no blog da Academia do Marketing

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