SEO para E-commerce - Otimização de lojas virtuais

SEO para E-commerce – Otimização de lojas virtuais

Por falta de uma estratégia de SEO para E-commerce, muitas lojas virtuais de obterem uma boa colocação na busca orgânica do Google pela ausência de estrutura técnicas para implantação de um bom projeto de SEO.

Impressiona também o número de gestores de e-commerce que parecem ignorar as ferramentas disponíveis em suas plataformas de e-commerce.

Para ver como ia o SEO para e-commerce no Brasil, realizamos uma pesquisa em nossa consultoria e identificamos falhas estruturais graves que praticamente inviabilizam a obtenção em posicionamento privilegiado nas páginas de respostas do Google.

Falta de itens básicos de SEO para e-commerce

Nessa pesquisa contatamos que 92% das lojas pesquisadas não tinham elementos essenciais para a otimização em sites de busca, como o sitemap ou o arquivo robots .txt, questões básicas do SEO para e-commerce, principalmente agora que o Google anda querendo ser mais seletivo com as lojas virtuais.

Isso é preocupante, pois se em itens básicos como estes já existe um problema, imagine questões mais sofisticadas como estruturas de URL, entre outras.

URLs amigáveis no SEO de um e-commerce

SEO para e-commerce. Veja os erros mais comuns e saiba qual a importância do SEO para o seu comércio eletrônico
SEO para E-commerce

Um dos aspectos mais importantes do SEO para e-commerce é a questão das URLs amigáveis em lojas virtuais.

Na nossa pesquisa, 62% das lojas analisadas não tinham implementado uma boa estrutura de URL para que suas páginas de detalhes de produtos, e consequentemente dificilmente conquistariam uma posição de destaque nas páginas de respostas do Google.

Quando a página de detalhes de produto tem uma URL do tipo www.sualoja.com.br/tv-sony-bravia-mod1.php do que www.sualoja.com.br/produto/u6674r.php. É uma questão simples de otimização para e-commerce, mas parece que vem sendo ignorado por vários administradores de lojas virtuais.

Erro nas estrutura das Meta Tags

Piorando a situação descrita acima, verificamos também que 43% das lojas virtuais pesquisadas não apresentavam as Meta Tags únicas por produto, o que também é fundamental para um bom posicionamento no Google.

As Meta Tags são elementos essenciais para a conquista de uma boa posição no Google e por isso devem ser específicas para cada produto e altamente indexadas pela palavra-chave escolhida para aquele produto. Fora isso, fica difícil se destacar nas SERPs – Search Engine Response Pages.

Por que implementar uma estratégia de SEO para e-commerce?

O resultado dessa pesquisa deixou claro que o SEO para e-commerce é praticamente ignorado por vários gestores de comércio eletrônico acarretando assim sérios prejuízos em termos de acessos e consequentemente conversões.

O SEO para e-commerce atrai o tráfego mais qualificado da web para sua loja virtual

O tráfego originado pelas páginas de respostas do Google, por exemplo, é o tráfego mais qualificado e de maior potencial de conversão que uma loja virtual pode receber, e por isso mesmo, o mais importante para uma estratégia de marketing digital para e-commerce.

Em nosso curso de e-commerce, quando falo que os recursos de SEO são essenciais para a escolha de uma plataforma de e-commerce me refiro também à gestão desses recursos. A maioria das plataformas de comércio eletrônico atualmente possui boas ferramentas de SEO para e-commerce, mas é necessário usá-las adequadamente. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

SEO para E-commerce
5 (100%) 17 votes