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Marketing Digital Para Pequenas Empresas

O marketing digital para pequenas empresas vem ajudando muitos negócios a divulgar seus produtos e serviços e neste artigo vou mostrar os principais pontos para você começar o processo de imersão da sua empresa no universo do marketing online.

Marketing digital para pequenas empresas

Em um mundo cada vez mais conectado o marketing digital para pequenas empresas se tornou uma verdadeira questão de sobrevivência, mesmo para aquelas que não vendem online.

Segundo o portal Propmark, a pesquisa “Estratégias de Marketing Digital para 2021” realizada pelas empresas Adaction e Inflr, mostra que existe uma perspectiva de aumento na verba de marketing digital em 76% das empresas em 2021.

O marketing digital para pequenas empresas vem se tornando uma ferramenta fundamental para empresários que desejam expandir seus negócios, e por isso mesmo, o mercado está mais aquecido do que nunca.

Muitos preveem até mesmo um verdadeiro apagão do marketing digital nos pós pandemia, pois a demanda por profissionais de marketing qualificados irá superar em muito a oferta que o mercado pode atender.

Diante de um cenário como esse, o marketing digital para pequenas empresas parece estar seguindo um caminho diferente do tradicional, que era o da contratação de uma agência de marketing digital.

Muitas pequenas empresas vêm partido para uma solução própria para a sua presença online, através da capacitação de seus colaboradores para exercerem essa função, afinal, a melhor agência de marketing digital pode estar na sua própria empresa.

Fazer marketing digital visando a divulgação de um produto ou serviço, para quem é leigo, pode parecer algo complicado, mas quando você conhece as estratégias e ferramentas certas, percebe que é bem mais fácil do que você possa imaginar.

Estratégias de marketing digital para pequenas empresas

Para quem está dando seus primeiros passos em termos de marketing digital para micro e pequenas empresas, criei este pequeno roteiro com os principais pontos que você deve elevar em consideração.

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1 – Planejamento Estratégico

Um projeto de marketing digital para pequenas empresas começa necessariamente pelo planejamento estratégico, sem o qual você estará literalmente navegando em um mar turbulento sem uma bússola.

Neste planejamento inicial você deverá determinar:

    • Seus objetivos em termos de marketing digital;
    • O público-alvo que pretende atingir;
    • Definição nos canais de marketing que irá utilizar;
    • Desenvolvimento de conteúdo para as ações de marketing;
    • Orçamento disponível para suas ações de marketing digital;
    • Métricas e indicadores chave de performance a serem analisados;
    • Ferramentas de monitoramento e acompanhamento de resultados.

Esta etapa é sem dúvida a mais importante, e não é por outro motivo que em nossos cursos de marketing digital que oferecemos na Academia do Marketing e no programa de mentoria em marketing digital que ofereço, este é o primeiro ponto a ser abordado.

Para saber mais sobre esta etapa da criação de uma estratégia de marketing digital para pequenos negócios, sugiro que você leia o meu artigo Como Fazer Um Plano de Marketing Digital.

Marketing Digital Para Pequenas Empresas

2 – Adequação do Site

Um dos maiores erros em termos de marketing digital para pequenas empresas é focar em anúncios e outras ferramentas de marketing digital, deixando de lado o próprio site da empresa.

As ferramentas de marketing digital modernas, estão em uma constante troca de informações com o site da marca, mas para isso ele precisa ter a estrutura que possibilite essa troca de informações.

Por isso, outra etapa fundamental para criação de uma estratégia de marketing para pequenas empresas é fazer uma análise profunda do atual site da empresa, para saber se ele está qualificado para realizar essa troca de informações com as ferramentas para divulgação da sua empresa.

3 – Definição de Canais de Marketing

Esta é uma outra grande questão que envolve o marketing digital para pequenas empresas, pois é comum que o micro e pequeno empresário pense que sua empresa precisa está presente em todos os canais digitais.

Isso não é verdade. Até mesmo em função do orçamento limitado, uma característica deste setor, o marketing digital para pequenas empresas precisa ser extremamente estratégico.

Por isso, você vai precisar selecionar muito bem em quais canais irá atuar, para maximizar o retorno do investimento em marketing digital feito pela empresa.

Podemos divulgar uma empresa em diversos canais, como:

    • Marketing de busca através da otimização de sites para ferramentas de busca;
    • Marketing de busca voltado para o SEO local
    • Marketing de busca através de links patrocinados – anúncios no Google
    • Marketing de conteúdo
    • Marketing nas mídias sociais
    • E-mail marketing

O problema para muitos empresários é definir em quais destes canais investir. De maneira geral, como estabelecemos em nosso Curso de Marketing Digital, você precisa responder a uma única pergunta: Seu negócio satisfaz a uma necessidade ou a um desejo?

Uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas que satisfazem a uma necessidade, algo que as pessoas precisam adquirir, a melhor opção é focar nas diversas dimensões do marketing de busca.

Para divulgar uma empresa no Google, você irá necessitar de uma estrutura e ferramentas específicas. Além disso, trabalhar com SEO, Google Ads e Google Meu Negócio, exige habilidades específicas da sua equipe.

Se a sua empresa satisfaz a um desejo, como no caso de moda e acessórios, gastronomia e turismo, por exemplo, a melhor opção seria um investimento mais focado em mídias sociais como Instagram e Facebook.

Neste caso sua equipe precisará de outras qualificações como um bom conhecimento técnico na área de mídias sociais e ferramentas específicas como Facebook Ads e Instagram Ads.

A melhor forma de fazer essa avaliação, mesmo depois de determinar o melhor caminho a seguir, é através da análise da concorrência, com ferramentas como a SimilarWeb, que podem lhe dar um bom panorama de como seus concorrestes estão alocando seus recursos.

Marketing digital para pequenas empresas

4 – Desenvolvimento de Conteúdo

Uma vez definidos os melhores canais de marketing para uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas, é hora de preparar o conteúdo que você irá utilizar nestas ações, como imagens para banners, textos de anúncios, textos para marketing de conteúdo e outros materiais.

Sei por experiência, que muitas empresas também acabam enfrentando dificuldades nesta área, já que dificilmente possuem web designers e redatores web entre seus colaboradores.

Neste caso meu conselho é que você terceirize algumas dessas funções. Isso pode ser feito através da contratação de freelancers de marketing digital em sites especializados nesta área, como por exemplo, o Marketing Job.

5 – Criação de Contas em Ferramentas

Outra etapa importante em termos de marketing digital para pequenas empresas, e que é muitas vezes negligenciada, é a etapa de criação das contas nas diversas ferramentas de marketing.

Independentemente dos canais que você for utilizar, Google Ads, SEO, Facebook Ads ou Instagram Ads, entre outros, é importante configurar estas ferramentas de forma que você possa mensurar os seus resultados em termos de marketing online.

No momento atual do marketing online, podemos rastrear praticamente tudo. Acessos ao site e determinadas páginas, intenção de compra e outros comportamentos pessoas que acessam nossas páginas.

Isso é importante, pois nos permite criar estratégias de marketing bem mais segmentadas, como por exemplo, o Remarketing, o que nos garante um maior retorno sobre o investimento nessas ações.

Uma forma de integrar todas estas ferramentas é utilizar o Google Tag Manager, que possibilita que todos os scripts de rastreamento de

Marketing digital para pequenos negócios

6 – Mídia Paga

Falar em marketing digital para pequenas empresas sem mencionar as mídias pagas, ou seja, anúncios que você paga para que sejam exibidos é levar o empresário que está dando seus primeiros passos no marketing online ao erro.

Venhamos e convenhamos, a única coisa que cresce de maneira orgânica hoje em dia é planta, mesmo assim, as que recebem um bom fertilizante atingem um crescimento bem maior e em um espaço de tempo menor.

Por isso, na hora de elaborar o seu plano de marketing digital, principalmente no tópico que diz respeito a orçamento, faça uma previsão para o investimento em mídias pagas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e outras.

Não que outros métodos de crescimento e exposição da marca no ambiente online, que geram tráfego orgânico, como SEO, por exemplo, não sejam importantes, só que eles sozinhos não vão garantir o seu sucesso a curto e médio prazo.

Como já disse anteriormente neste artigo, o marketing digital para pequenas empresas precisa extrair o máximo da sinergia entre ferramentas de marketing digital, e as mídias pagas podem ajudar muito neste caso.

7 – Definição de Orçamento

Uma das características do marketing digital para pequenas empresas é a da limitação de orçamento, por isso, essa questão é crítica para qualquer empresa de pequeno e médio porte.

Saber como alocar os recursos é um dos grandes segredos do marketing digital para pequenas empresas, pois você deve garantir que terá fôlego financeiro para levar suas campanhas até o final.

Algumas ações de marketing, como SEO e links patrocinados, exigem tempo de maturação, principalmente para aquelas empresas que estão começando agora sua imersão no universo do marketing online.

No caso das redes sociais, a criação de uma audiência, como fãs no Facebook e seguidores no Instagram, também não é uma coisa que aconteça da noite para o dia, e irá requerer investimentos.

Por isso, na criação de uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas você precisa analisar muito bem de que forma irá distribuir seu orçamento, para não acabar “morrendo na praia” no final.

8 – Monitoramento de Tráfego e Resultados

Outra coisa fundamental quando o assunto é marketing digital para pequenas empresas é a questão do monitoramento do tráfego no site e mensuração de resultado das diversas ações de marketing online.

Quais canais de marketing estão trazendo resultados? Quantos novos clientes em potencial você conseguiu atrair para o seu site através de suas campanhas. Quantos deles interagiram diretamente com a marca? Quantos deles se tornaram clientes efetivos? Qual é o ticket médio de compras em seu site?

Todos estes dados precisam ser mensurados, e neste caso a solução é bem simples: o Google Analytics. Através dessa ferramenta gratuita do Google você pode monitorar tudo isso.

Para complementar as informações que apresentei aqui, sugiro que você também leia um outro artigo publicado aqui em meu site sob o título Como Divulgar Uma Empresa na Internet.

Mantenha-se informado sobre as opções de marketing digital para pequenas empresas e outros relacionados ao marketing online, assine a minha Newsletter.

4 COMENTÁRIOS

  1. Achei excelente seu artigo sobre as questões envolvendo o marketing digital para pequenas empresas. Me abriu os olhos para algumas coisas que eu certamente vou aplicar na divulgação do meu negócio. Obrigado.

    • Olá Alexandre

      Muito obrigado pelo seu feedback. O marketing digital para pequenas empresas hoje em dia não é mais uma questão de opção, mas sim uma questão de sobrevivência, após o episódio da pandemia, onde muitas empresas conseguiram sobreviver justamente pelo suporte online para alavancagem de seus negócios.

    • Olá Celio!

      Fiquei muito satisfeito com o seu feedback sobre o meu artigo sobre marketing digital para pequenas empresas e colocando em prática, dê uma passadinha aqui para nos contar como foi a sua experiência.

      Um grande abraço esucesso!

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