Principais erros em marketing digital

Nosso assunto de hoje são os principais erros em marketing digital, que podem acabar com toda uma estratégia de divulgação online, ou então fazer com que seus esforços não resultem no retorno que você esperava.

Muita gente ainda acredita que o marketing digital é algo intuitivo ou muito simples, que não precisa de técnica ou método para trazer resultados. Ledo engano.

Em minha atividade recebo muitas ligações de empresários que não conseguem entender como os investimentos em marketing digital que estão fazendo, não estão rendendo os resultados esperados.

Divulgar uma empresa ou um negócio próprio na Internet vai muito além de veicular anúncios, fazer publicações nas redes sócias ou mandar e-mails. Todos estes canais são válidos, mas o problema é que não sendo utilizados da forma correta, não trazem retorno.

Por isso, neste artigo vou mostrar alguns dos principais erros em marketing digital, para que, conhecendo-os, você possa identificar algumas armadilhas e evita-las.

1 – Falta de um planejamento adequado

Este é sem sombra de dúvida um dos principais erros em marketing digital. Muitas empresas se aventuram no marketing online, sem que itens fundamentais, como a definição de metas e objetivos de suas ações sejam devidamente determinadas.

O resultado é que os recursos são investidos e não se vê o retorno que os justifique. Isso, além de ser dinheiro jogado fora, traz uma tremenda decepção, que por vezes acaba dando a impressão de que o investimento em marketing digital não compensa.

No cenário atual das mídias digitais, trabalhamos com ferramentas que, cada vez mais se intercomunicam. Para que essas informações sejam aproveitadas ao máximo, é preciso muito planejamento.

Por isso, o primeiro passo para quem está interessado em divulgar uma empresa na Internet, ou até mesmo sua marca pessoal, é fazer um Plano de Marketing Digital, para poder coordenar todas as ações e mensurar seus retornos.

2 – Falta de conhecimento do seu público

Outro dos grandes erros em marketing digital é começar a veicular campanhas sem que se tenha uma noção exata do perfil do público que se quer atingir com estas ações. É o que comumente chamamos de “atirar para todos os lados”.

Uma das características mais interessantes das mídias digitais nos dias de hoje é a sua capacidade de segmentação de entrega de anúncios. No Facebook, por exemplos, temos filtros de segmentação sensacionais, e não utilizar essas ferramentas é simplesmente jogar dinheiro fora.

Por isso, analisar detalhadamente o público-alvo que você deseja impactar com suas campanhas, e criar uma Persona de Marketing para poder entender em detalhes como atingir o seu público de forma mais eficiente, é fundamental.

Não é por outro motivo que em nosso curso de marketing digital, colocamos este tópico logo no primeiro módulo, pois sem uma compreensão exata do seu público, suas campanhas dificilmente irão trazer os resultados esperados.

3 – Usar os canais errados

Uma dívida comum entre as empresas que buscam divulgar suas marcas na Internet é não saber exatamente quais canais devem ser utilizados. Será que seria mais interessante anunciar no Google ou no Facebook?

Cada dimensão do marketing digital atende a uma necessidade e por isso é preciso, através de técnicas de avaliação, determinar, como no exemplo acima, se vale mais a pena investir em marketing de busca ou marketing de display.

De maneira geral a avaliação é bem simples. Se a sua empresa lida com produtos e serviços que satisfaçam uma necessidade imediata, a melhor opção é trabalhar com o marketing de busca, como SEO e links patrocinados.

Se o seu negócio oferece a resposta para uma paixão, como no caso do segmento de moda e acessórios, a melhor alternativa seria trabalhar com o marketing de display, mais precisamente, através de campanhas de marketing nas mídias sociais.

Não ter uma visão clara sobre quais canais poderão lhe trazer melhor retorno é outra daquelas situações em que você irá investir muito dinheiro e no final das contas não terá o retorno de vendas que esperava.

4 – Abordagem fragmentada

Esse é outro erro em marketing digital que acaba fazendo com que você não utilize os recursos empregados em suas ações de forma eficiente, e mais uma vez investir muito sem conseguir bons resultados.

Como eu disse anteriormente, as mídias digitais atualmente trabalham de forma integrada, se forma a criar um Funil de Conversão que pode ter a duração de dias ou até mesmo semanas. Trabalhar cada etapa deste funil exige muita coordenação entre as diversas ações.

A Jornada de Compra do Consumidor, como chamamos todo o processo de contato com a marca, seus produtos e serviços, até o momento da conversão em venda, em alguns casos é bastante extensa e necessita de estímulos complementares.

Veja o caso dos Facebook Ads. Dificilmente alguém compra um produto só porque viu pela primeira vez um anúncio dele em sua timeline. Esse trabalho precisa ser complementado por uma boa Landing Page ou ações de Remarketing que reforcem a mensagem inicial.

A criação de uma sinergia em marketing digital é uma das melhores formas de maximizar o potencial destas ações e conseguir também o máximo de retorno em função do capital investido nelas.

5 – Achar que o que vende é o anúncio

Esse é outro que eu também considero um dos maiores erros em marketing digital, achar que o responsável pela venda é o anúncio em si. É uma visão simplista do processo que acaba deixando muita gente caída pelo caminho.

É claro que um anúncio bem elaborado tem um papel fundamental no processo de venda, mas achar que ele por si só vai conseguir em poucas linhas desenvolver todo o trabalho de argumentação é superestimar seu poder.

O anúncio nada mais é do que o elo de ligação entre o ambiente onde ele é exibido e o seu site. Resultado, se você não tiver na página de destino desse anúncio, a Landing Page como chamamos em marketing digital, uma boa estrutura de argumentação, ou um ambiente digital bem elaborado, é o fim do processo.

Além disso, esta Landing Page também precisa estar preparada para promover o engajamento posterior com este visitante, através de códigos de rastreamento de visitas, para que possamos, se for necessário, provocar novos estímulos de venda, como nas estratégias de Remarketing.

Erros em marketing digital

6 – Não possuir um sistema de monitoramento adequado

Por fim, como falamos tanto em maximizar o investimento em divulgação e identificar de maneira técnica e profissional quais os canais de maior potencial de conversão, um dos principais erros em marketing digital é não possuir um sistema de monitoramento das suas ações.

O ditado diz que se você não consegue mensurar você não consegue gerenciar, e no marketing online não é diferente. Eu sou ainda mais radical. Se uma determinada ferramenta, ou profissional não consegue me mostrar o quanto ele consegue vender, eu simplesmente não contrato o serviço. Simples assim.

Hoje em dia temos ferramentas de monitoramento sensacionais, como o Google Analytics e outras mais específicas, como o Facebook Insights. Com estas ferramentas bem configuradas, podemos rastrear todas as ações de marketing e atribuir um valor exato a elas.

Sem contar com este recurso, você acaba se sentido como um cego no tiroteio. Não sabe qual o caminho a seguir e para qual dos canais digitais direcionar seus investimentos mais relevantes.

7 – Falta de pessoal qualificado

Para finalizar minha lista dos principais erros em marketing digital, coloco a falta de pessoal qualificado como um dos mais críticos, e infelizmente um dos mais comuns. No atual momento de mercado não há espaço para amadorismo ou improvisos.

As ferramentas de marketing digital estão cada vez mais sofisticadas e exigem profissionais capacitados para gerencia-las. Não dá para confiar seus recursos de divulgação a amadores ou curiosos.

Por isso, busque qualificar seus colaboradores para que eles possam dominar as ferramentas de marketing digital e seus recursos, de forma a gerar o máximo de retorno para o investimento feito em cada uma delas.

Entregar o seu marketing digital ao “sobrinho que mexe com computador” ou a menina da contabilidade que “saca tudo de Facebook” não é o melhor caminho. Marketing digital é coisa de profissional.

Agora que você já conhece quais são os principais erros em marketing digital, pode começar a traçar a sua estratégia de atuação, de forma a fugir destas armadilhas. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Principais erros em marketing digital
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2 COMENTÁRIOS

    • Olá Soraia

      Concordo plenamente com você, e por isso mesmo, em nosso curso de marketing digital, fazemos questão de colocar esse módulo logo entre os primeiros, justamente para que os alunos já comecem o processo de elaboração do seu plano de marketing digital, pela sequência correta. Sem segmentação é um verdadeiro barata voa publicitário.

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