Como divulgar uma empresa na Internet – Confira o passo a passo aqui

Se você deseja saber como divulgar uma empresa na Internet, encontrará neste artigo as principais diretrizes para fazer isso de forma profissional.

Com a dimensão que a Internet tomou nos dias de hoje, não estar presente neste canal pode ser considerado um suicídio empresarial, você não concorda?

O grande problema é que não adianta somente criar um site e pronto. É preciso fazer com que este site seja encontrado e criar oportunidades de vendas através dele.

Por isso se você quer saber como divulgar uma empresa na Internet, criei neste artigo um pequeno roteiro com os principais pontos a serem levados em consideração na hora de vencer este desafio.

Nela vamos ver as principais ferramentas para a divulgação de um negócio na Internet, como:

  • Planejamento estratégico
  • A preparação do site
  • Marketing de busca
  • E-mail marketing
  • Marketing nas mídias sociais

É claro que não tenho a mínima pretensão de em um único artigo esclarecer detalhadamente todas as dúvidas envolvendo a questão de como divulgar uma empresa na Internet, em função da extensão do assunto, mas certamente você encontrará aqui os caminhos para iniciar este trabalho de forma profissional.

O passo a passo de como divulgar uma empresa na Internet

Abaixo vou listar o passo a passo para a divulgação de uma empresa na Internet. Seguindo esta sequência, a exposição online do seu negócio estará garantida. Confira!

1 – Planeje a divulgação do seu negócio na Internet

O marketing digital hoje em dia é uma ciência onde o planejamento é a pedra fundamental. Sem ele, você não conseguirá atingir os seus objetivos e certamente vai investir muito mais dinheiro do que seria necessário.

Por isso, o primeiro passo para a divulgação de uma empresa na Internet é justamente a elaboração de um plano de marketing digital, onde você deverá fazer uma análise do seu mercado e público, para então criar a sua estratégia.

Essa etapa é fundamental, principalmente esta que envolve a pesquisa do público que você deseja atingir, pois é ela que ira determinar de que forma a sua empresa irá atuar e quais ferramentas serão utilizadas.

Não existe uma forma única para se determinar como divulgar um negócio na Internet. Cada setor possui características específicas que determinam quais são as melhores ferramentas a serem utilizadas.

Por exemplo, empresas que lidam com os setores de moda, acessórios, gastronomia, turismo, eventos e decoração, o que em nossos cursos costumo chamar de empresas relacionadas aos sentidos, têm nas mídias sociais um ótimo ambiente para divulgarem seus produtos e serviços.

Se estas mesmas empresas se dedicarem única e exclusivamente ao marketing de busca, por exemplo, os resultados não serão tão bons assim, já que as pessoas que acessar os grande buscadores, como o Google, têm outra motivação de compra.

As características do público que se pretende atingir também é um fator fundamental na hora de se traçar uma estratégia de marketing online. Dependendo dos hábitos e costumes do seu público-alvo, teremos estratégias diferenciadas para conseguir alcança-lo de maneira eficiente.

2 – Prepare o seu site

Vamos lá. Como divulgar uma empresa na Internet se o seu site não está preparado para isso? É por aí mesmo. De nada adiante você fazer campanhas super elaboradas, se o seu site não está preparado para incorporar os dados de acesso a estas campanhas.

O marketing digital, seja ele feito através do Google, redes sociais ou até e-mail marketing, precisa estar preparado para assimilar essas informações, para depois tratá-las de forma adequada.

Se você insiste em manter aquele site desenvolvido pelo seu “sobrinho” é melhor desistir. Ele pode até ser um bom parente, mas daí a ser um profissional qualificado, vai uma grande diferença.

Em nosso curso de marketing digital, faço questão de dizer que o anúncio em si não vende. O que vende mesmo é a Landing Page, ou seja, a página para a qual esse anúncio direciona o usuário.

Minha recomendação nesta área é que você desenvolva o seu site com a plataforma WordPress. Ela é super flexível e possui todos os recursos necessários para o bom gerenciamento de campanhas de marketing online.

Como divulgar um negócio na Internet

3 – Destaque-se nos buscadores

Seja qual for o seu setor de atuação, ser encontrado no Google é sempre um diferencial. Falei anteriormente que alguns setores têm um retorno melhor nas mídias sociais, mas isso não exclui a sua presença nos Google, por exemplo.

Por isso, ter uma boa estratégia de exposição nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como Google, também é fundamental para divulgar uma empresa na Internet. Afinal de contas, se você não está no Google, você não existe, não concorda?

Em termos de buscadores, temos duas situações distintas:

  • Resultados Orgânicos – São os resultados naturais das páginas de respostas do Google e outros grandes buscadores, como o Bing, por exemplo.
  • Resultados Pagos – Também conhecidos como Links Patrocinados, são os resultados exibidos nas páginas de respostas dos buscadores, pelo quais você paga.

No primeiro caso, temos uma divulgação espontânea em função das técnicas de SEO aplicadas ao site e seu conteúdo. É uma situação onde o tráfego gerado para o site é bem mais qualificado e gera uma conversão bem maior.

No caso dos links patrocinados, anúncios pagos, o resultado também é bom, mas o que você será obrigado a investir em termos de exposição, será bem maior do que o necessário para investir em uma boa estratégia de SEO.

Qual dos dois eu escolheria? SEO na certa. Considero os resultados de SEO como parceiros e os resultados de AdWords, embora necessários em algumas situações, mercenários.

4 – Buscas locais

Outro ponto importante para que deseja saber como divulgar uma empresa na Internet, levando-se em consideração a exposição nas ferramentas de busca é se a sua necessidade de exposição é global ou local.

Pode parecer um detalhe, mas existem técnicas para exposição local e global. Se você tem uma empresa que oferece produtos ou serviços que não possuam restrições geográficas, o caminho é o de SEO ou de links patrocinados, amplo.

Se você tem um serviço local, limitado por questões geográficas, as técnicas aplicadas são outras, principalmente aquelas focadas em dispositivos móveis. Detalhe? Não, estratégia mesmo.

Estamos falando desde o início sobre como divulgar uma empresa na Internet, mas estamos falando também em divulga-la também para que possa de alguma forma ser um consumidor efetivo.

Se você está em Fortaleza, será que ficaria interessado em um restaurante especializado em frutos do mar no Rio de Janeiro? É sobre isso que falamos quando tratamos de SEO Local.

Como fazer a divulgação de uma empresa na Internet

5 – E-mail marketing ainda vale a pena?

Claro que sim! Essa é uma das principais ferramentas de marketing digital para muitos negócios, sejam eles no ambiente online ou físico. Achar que o e-mail marketing é mídia morta é um dos principais erros em termos de estratégia de marketing nos dias de hoje.

O grande problema do e-mail marketing é o seu direcionamento e a sua oportunidade. Não ache que pelo fato de você mandar uma newsletter todo dia, vais acabar gerando mais vendas. Se não tiver conteúdo, será apenas mais um chato que entope as nossas caixas de e-mail todos os dias.

É preciso que você entenda que o e-mail marketing é uma forma de manter um relacionamento com o público que você deseja atingir. Por isso, ele deve ser, antes de tudo, útil para quem recebe.

Enviar mensagens com o único objetivo de vender o seu produto ou serviço, não é a melhor alternativa. O e-mail marketing precisa, antes de tudo, ser um canal de comunicação com seus clientes. Você precisa agregar valor antes de falar em vender.

6 – Marketing nas redes sociais

Como divulgar uma empresa na Internet? Uma das respostas mais simples é usar as redes sociais, não concorda? Só que a coisa não é bem assim. Se este canal não for bem utilizado, pode até ser um ponto prejudicial à marca no ambiente online.

Existe uma grade diferença entre ter um perfil no Facebook ou no Instagram para uso pessoal e manter estes canais para fins comerciais. Um perfil pessoal, na maioria das vezes tem um comportamento errático, já a presença comercial é minuciosamente planejada.

Em primeiro lugar você precisa entender que o marketing nas mídias sociais tem como fundamento a criação de laços de relacionamento, por isso, é uma estratégia que traz resultados a médio e longo prazo.

Por ser uma estratégia de relacionamento, sua principal ferramenta é o conteúdo que você publica em seu canal. Ele precisa ser útil às pessoas e acrescentar alguma coisa ao seu dia a dia.

Se você criar uma página no Facebook, por exemplo, para unicamente falar de suas ofertas e promoções, a coisa não vai funcionar. O marketing nas mídias sociais se enquadra na categoria de marketing de display, portanto, você precisará esperar a hora certa de promover os seus produtos.

Por isso é importante que você crie um ótimo conteúdo, uma agenda editorial e crie mecanismos de monitoramento, para poder capturar as informações certas sobre conversão de cada publicação com fins promocionais.

Se você se interessou pelo assunto e deseja saber mais, recomendo que também leia o artigo Marketing Digital Para Pequenas Empresas, publicado aqui em meu site.

Com as dicas de como divulgar uma empresa na Internet que acabei de passar, você já poderá dar seus primeiros passos para conseguir a exposição do seu negócio online. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Por Alberto Valle

Como divulgar uma empresa na Internet
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Há mais de 12 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

9 COMENTÁRIOS

  1. Olá Alberto, estou realizando meu TCC sobre o poder da mídia social na gestão dos negócios, seu artigo é muito interessante e abriu outras dimensões, já que estou iniciando as minhas pesquisas e fundamentando meu projeto. Gostaria de saber se você pode me fornecer nomes de livros para eu ler e aperfeiçoar meu trabalho de conclusão de curso.

    • Olá Ataline

      Infelizmente a literatura sobre este assunto ainda é bem escassa no Brasil, mas por sorte, em uma dessas minhas costumeiras incursões em livrarias por aqui, descobri um bastante interessante. O título é O Estrategista em Mídias Sociais, de Cristopher Barger. Vale a pena a leitura de cada página. Extremamente técnico e atualizado.

      Um grande abraço e sucesso!

  2. Olá Alberto, ótimas dicas, me ajudou bastante nas dúvidas que tenho. Gostei de todo seu conteúdo, principalmente no que diz respeito as “Busca locais”, tenho uma empresa de Assistência Técnica de Celular em Recife e estou tentando aumentar a abrangência de meu site aqui. Seu artigo me abriu mais a mente para muitos assuntos. Sempre estarei te acompanhando, te desejo muito sucesso.

    • Olá Fernando

      Fico satisfeito em saber que meu artigo ajudou você e o deixou empolgado. Realmente, pelas características do seu negócio, a melhor opção seria realmente investir no SEO com foco em buscas locais.

      Um grande abraço e sucesso!

  3. Olá Alberto

    Valeu pelas dicas sobre divulgação de uma empresa na Internet. Estou abrindo uma lanchonete especializada em espetinhos de churrasco agora e estou em busca de alternativas para divulgar o meu negócio.

    • Olá Naidel

      Bom saber que este meu artigo sobre como divulgar uma empresa na Internet ajudou você. No seu caso, as melhores estratégias seriam a de SEO local, com foco em dispositivos móveis e também o marketing nas redes sociais, que costuma dar ótimos resultados para negócios locais.

      Um grande abraço e sucesso!

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