Business Plan Para E-commerce

O Business Plan para e-commerce é o primeiro passo no varejo online

A elaboração de um Business Plan para e-commerce é o primeiro passo que todo empreendedor deve dar na caminhada para inserção de sua empresa no comércio online.

Para que o empreendedor possa criar um negócio sólido, em primeiro lugar, precisa planejar muito bem o passa a passo para criação de uma loja virtual.

Todo negócio, seja no mundo físico ou online, precisa de um Business Plan, e o e-commerce não é nenhuma exceção.

Através da criação dele é que você terá uma ferramenta eficiente para poder projetar as diversas etapas de implementação, onde sua loja virtual pode chegar e servirá como um mapa para alcançar esses objetivos.

Em um segmento que muda tão rapidamente como o do comércio eletrônico, ter um plano de negócios bem estruturado é fundamental para para que a sua loja virtual possa responder rapidamente aos novos desafios e se adaptar a novas condições de mercado.

Além dessa questão estratégica, ter um Business Plan para e-commerce, é condição fundamental para que você consiga financiamento ou investidores para o seu negócio.

Para que qualquer investidor invista em seu negócio, você precisará mostrar que tem o caminho certo para torná-lo um empreendimento de sucesso.

O Business Plan como ferramenta de avaliação de viabilidade

Como um business plan para e-commerce pode ajudar o seu projeto e criar diretrizes para sua loja virtual

Uma outra função do Business Plan para e-commerce funcionar como ferramenta para definição dos recursos necessários para colocar o negócio no ar.

Business Plan Para E-commerceQuando você detalha em seu estudo, todas as variáveis de custo para criação do negócio, evita que despesas inesperadas ponham tudo a perder.

Um bom plano de negócio para e-commerce exige pesquisas de mercado para determinar se existe uma oportunidade real para criação de um negócio que seja rentável e duradouro.

Outro ponto importante é a elaboração de uma análise SWOT, estabelecendo quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao negócio, para ter uma noção clara do segmento em que se deseja estabelecer o negócio.

Em nosso curso de e-commerce damos uma atenção especial às diversas etapas do planejamento de uma loja virtual, pois entendemos que esse é o primeiro e mais importante passo para o sucesso do negócio. Fora isso, na base do improviso, é loteria pura.

Um plano de negócio para e-commerce estabelece metas

O plano de negócio para e-commerce também serve para definir as prioridades. Um Business Plan bem elaborado deve fornecer orientações operacionais para dia a dia. É fácil nos distrairmos com detalhes cotidianos ou emergências e perdermos o foco.

Um projeto de e-commerce não é um estudo para ser feito uma vez, usado e depois ser armazenado em uma gaveta.

É preciso revisitá-lo constantemente para verificar se o caminho planejado está sendo trilhado, ou se o caminho inicial precisa ser revisto em função de mudanças no cenário ou posicionamento da empresa.

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Seu business plan deve descrever claramente onde sua empresa deseja estar daqui a três, cinco e dez anos.

Analise profundamente seus concorrentes e de que forma você pode se diferenciar. Defina qual será seu público-alvo, pois quando a intenção é de atender a todos, há um risco de não atender a ninguém direito.

Por isso mesmo é aconselhável que você tente trabalhar com nichos de mercado, que oferecem uma competição menor e portanto, são mais fáceis para se estabelecer.

Não se esqueça de incluir neste planejamento os custos de divulgação da loja virtual, pois sem isso não há como o negócio ir a diante, principalmente em um mercado tão competitivo como o que vivemos atualmente.

Valide sua ideia de negócio

Uma vez concluído seu business plan para e-commerce, é importante buscar a validação da ideia de negócio para ter uma ideia real sobre sua viabilidade ou não.

Compartilhe as informações com pessoas da sua confiança e que tenham experiência para criticá-lo. Ter uma visão alternativa sobre uma ideia é sempre enriquecedor.

Nos dias de hoje, onde o e-commerce surge como opção para vencer a crise, é importante que o seu projeto seja elaborado da forma mais profissional possível, pois não existe mais qualquer espaço para o amadorismo ou improviso no comércio eletrônico.

Publicado originalmente no Guia de E-commerce

Artigos Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

E-commerce

Fraudes Com Cartões de Crédito em Lojas Virtuais

As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais são um dos maiores riscos para...

Mais Lidos em E-commerce

Últimas Publicações

Buscar no Site