Como montar uma loja virtual de sucesso em 4 atos

Como montar uma loja virtual de sucesso em 4 atos

Para aqueles que querem saber como montar uma loja virtual de sucesso, ai vai uma boa notícia. Nunca foi tão fácil e acessível criar um e-commerce no Brasil. As ferramentas e técnicas estão a disposição de todos, mas a essência de um e-commerce de sucesso vai muito além disso.

Como em uma peça, vamos ver em quatro atos, como montar uma loja virtual de sucesso e os principais itens a serem observados nessa empreitada.

Primeiro Ato – Escolha um nicho de mercado

Comprar briga com gente grande nunca foi uma boa ideia e no comércio eletrônico não é diferente. Embora a internet nos permita atingir um largo espectro de consumidores, o pequeno e médio empresário deve focar sua atenção inicial em nichos de mercado. Existem alguns setores do e-commerce que estão bastante saturados, mas em compensação, existem outros, principalmente os nichos de mercado, que ou ainda não foram bem explorados ou então estão sendo mal trabalhados.

Quando falamos em nichos de mercado estamos falando de um número gigantesco de consumidores que são ignorados pelos grandes players do mercado e, portanto, um publico-consumidor gigantesco a espera dos seus produtos. Um livro que eu sempre recomendo aos participantes dos nossos treinamentos, é A Cauda Longa, de Chris Anderson, onde ele dá uma verdadeira aula sobre nichos de mercado. Vale a pela a leitura, principalmente para quem deseja entrar no segmento do varejo eletrônico.

Segundo Ato – Faça um planejamento minucioso das suas ações

Como em qualquer outro negócio, o e-commerce exige planejamento, portanto, a primeira coisa a ser feita é a criação de um plano de negócios para o seu e-commerce.  Com ele, você poderá detalhar todas as etapas do projeto, recursos e principalmente, orçamento.

Em seu plano de negócios você deve definir previsão de vendas, despesas e o quanto do orçamento será destinado para a aquisição da plataforma de e-commerce, capacitação de pessoal e marketing online.

Como montar uma loja virtual de sucesso. Veja os quatro passos para montar uma loja virtual de sucesso.
Como montar uma loja virtual de sucesso em quatro atos

Terceiro ato – Escolha da plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é a peça central da sua operação de e-commerce e por isso é necessário pensar bem antes de se decidir por uma. Um dos principais cuidados na hora de montar uma loja virtual é justamente o da escolha da plataforma de e-commerce, que deve ser tecnologicamente atualizada e escalável.

Errar na escolha da plataforma de e-commerce pode lhe custar muito caro. Não se iluda com a proposta de lojas virtuais grátis ou para quem está começando. Uma plataforma de e-commerce precisa ser escalável, caso contrário, com o crescimento natural do negócio, você chegará a um ponto em que o sistema não suportará mais suas atividades e precisará ser trocado, e a troca e plataforma de e-commerce é sempre traumática.

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A plataforma deve ser flexível de tal forma que ofereça condições de integração com meios de pagamento, ERP e logística da loja virtual. Uma plataforma de comércio eletrônico engessada é a última coisa de que você precisa.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais, distribuímos aos participantes um roteiro para isso, tendo em vista que a diversidade de plataformas disponíveis atualmente no mercado é muito grande e por isso é preciso fazer uma análise minuciosa de todas as opções disponíveis.

Ato Final – Planejamento de marketing digital

Por fim, é hora de planejar seu marketing online. Se você quer saber como montar uma loja virtual de sucesso ai vai uma das dicas mais importantes: foque no marketing digital. Essa é atualmente uma das áreas mais sensíveis para o sucesso de uma loja online, até mesmo no que diz respeito à alocação de recursos. O planejamento estratégico de marketing é fundamental para que você consiga criar uma sinergia entre as diversas ações e com isso potencializar cada uma das ações assim como reduzir custos.

Leve em consideração que, para quem está começando, existem prazos de maturação para alguns projetos. Alguns segmentos do marketing online como SEO e marketing nas redes sociais são estratégias que demandam tempo para começarem a surtir efeito e por isso você precisará lançar mão de outras estratégias como links patrocinados e Facebook Ads.

Se você quem montar uma loja virtual de sucesso, o planejamento é o primeiro passo, portanto não relegue a segundo plano, um ponto tão decisivo assim para o seu negócio.

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