Como Escolher Uma Plataforma de E-commerce

Veja neste artigo como escolher uma plataforma de e-commerce, o coração do seu negócio e que por isso mesmo você dever dedicar o máximo de atenção possível a esta etapa tão decisiva para a criação da sua loja virtual

Saiba como escolher uma plataforma de e-commerce

Ter recursos técnicos para saber como escolher uma plataforma de e-commerce é talvez um dos momentos mais importantes na elaboração de um projeto de e-commerce.

A plataforma de e-commerce é o sistema que possibilita a criação de uma loja virtual, tanto a parte que é visível para o usuário, conhecida como Front End, quanto a parte responsável pela administração do negócio que chamamos de Back End.

Essa preocupação sobre como escolher uma plataforma de e-commerce procede, pois ela pode comprometer o bom desempenho do projeto a curto e longo prazo, já que a troca da plataforma de comércio eletrônico sempre é uma operação onerosa e traumática.

A questão é tão crítica que em nosso treinamento sobre criação de lojas virtuais, dedicamos um módulo inteiro para a discussão das diversas opções disponíveis no mercado e sua adequação a cada projeto em função de objetivos e também orçamento disponível.

Como orientar a escolha de uma plataforma de e-commerce

A questão de como escolher uma plataforma de e-commerce fica difícil em função das inúmeras opções disponíveis no mercado atualmente, que vão desde plataformas open source, passando por plataformas alugadas e chegando a plataformas totalmente customizadas.

Nos últimos anos temos visto um crescimento muito grande no número de fornecedores de plataformas de e-commerce no Brasil, o que deixa a escolha ainda mais difícil.

Na planilha de análise de opções de plataformas de e-commerce que distribuímos em nosso Curso de E-commerce, listamos mais de sessenta itens a serem levados em consideração, mas neste post, vou me ater às questões mais básicas.

Como escolher uma plataforma de e-commerce

Como escolher uma plataforma de e-commerce de forma consciente

Como escolher uma plataforma de e-commerce é um dos passos mais importantes para o sucesso de sua loja virtual, já que ela será o coração do seu negócio, vejamos quais os principais pontos a serem levados em consideração neste momento tão crítico.

1 – O fornecedor da solução de e-commerce

Um dos pontos a ser avaliados é justamente quem é o fornecedor da solução de e-commerce para a sua loja virtual.

Como escolher uma plataforma de e-commerce é como se fosse um verdadeiro casamento com o fornecedor da solução, é importante avaliar o histórico dessa empresa.

Entre os dados a serem considerados destaco os seguintes:

    • A empresa tem tradição no setor e um bom número de lojas instaladas?
    • Qual tem sido a experiência dos atuais usuários do sistema com a plataforma?
    • Qual a opinião dos atuais usuários em relação ao suporte e treinamento oferecido?
    • O desempenho do provedor de hospedagem é satisfatório?
    • O fornecedor tem condições de oferecer opções de expansão para a plataforma?

A experiência tem mostrado que quando trabalhamos com empresas sólidas e com tradição na área de sistemas de e-commerce, pode nos evitar uma série de transtornos, além é claro de facilitar no momento de expansão do seu negócio.

2 – Os recursos operacionais disponíveis na plataforma

Outro ponto importante a ser levado em consideração por que deseja saber como escolher uma plataforma de e-commerce diz respeito aos recursos operacionais que o sistema oferece.

Em um mercado tão competitivo como o que vivemos hoje, a plataforma deve dar o máximo de recursos para a exposição e apresentação dos seus produtos. Atualmente é importante oferecer uma experiência de compra cada vez melhor aos nossos clientes.

Entre estes recursos destaco:

    • Quais são os recursos disponíveis para a exibição d imagens de produtos, como zoom e outros?
    • O sistema é responsivo e se adapta a exibição em dispositivos móveis como smartphones e tablets?
    • A plataforma oferece diversidade de formas de pagamento?
    • A plataforma oferece a possibilidade de integração da loja virtual com sistemas de vendas pelas redes sociais como Facebook Stores e Instagram Shopping?
    • Quais os recursos relativos a segurança das transações, como ambiente seguro SSL e outros sistemas antifraude disponíveis?
    • Qual o grau de integração do sistema com plataformas de logística de entrega e logística reversa?
    • Quais os relatórios gerenciais oferecidos pelo sistema e qual o seu grau de customização por parte do gestos da loja virtual?

Esses tópicos são apenas alguns a serem levados em consideração na hora de escolher uma plataforma, e a lista não para de crescer em função dos avanços tecnológicos que surgem a cada dia e das exigências dos consumidores.

Como escolher um sistema de e-commerce

2 – Recursos de marketing digital que a plataforma oferece

O marketing digital tem papel fundamental no sucesso de um e-commerce, e como escolher uma plataforma de e-commerce também passa por uma avaliação técnica dos recursos envolvidos nesta área, esta é uma outra análise que deve ser feita.

Na hora de escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu caso é essencial levar em conta não só as questões operacionais como também as relativas ao marketing digital.

Por isso é preciso que o fornecedor do sistema de comércio eletrônico ofereça informações sobre os recursos de marketing digital disponíveis.

Entre esses recursos eu destaco:

    • A plataforma possui integração de scripts de monitoramento de campanhas e conversões para plataformas de links patrocinados, como Google Ads?
    • O sistema permite a instalação de scripts de acompanhamento de campanhas e conversões em plataformas de mídias sociais, como por exemplo o Facebook Pixel?
    • A plataforma possui uma boa estrutura para o processo de SEO para e-commerce, como a possibilidade de criação de URLs amigáveis, dados estruturados no padrão Schema?
    • O sistema disponibiliza uma integração avançada com sistemas de monitoramento de tráfego como o Google Analytics para e-commerce?

Não há como escolher uma plataforma de e-commerce de forma apropriada sem saber se o sistema oferece todas as integrações com as diversas ferramentas de marketing digital com as quais contamos hoje em dia.

Para saber mais sobre as necessidades de recursos para a divulgação do seu e-commerce, sugiro que você leia o artigo Estratégia de Marketing Digital Para Lojas Virtuais.

Como escolher um sistema de loja virtual

3 – Escolher uma plataforma de e-commerce pensando adiante

O que envolve toda esta questão não é apenas saber como escolher uma plataforma de e-commerce no momento da concepção do negócio, mas também, saber se o sistema de e-commerce satisfará às necessidades que se apresentarão na medida em que o negócio for evoluindo.

Quando elaboramos um plano de negócios para e-commerce precisamos ter uma visão do futuro do empreendimento.

Por isso mesmo temos que ter uma plataforma de e-commerce que atenda não só ás necessidades atuais do seu projeto, mas também àquelas com as quais você irá se deparar no momento de expansão da operação de e-commerce.

A dúvida sobre como escolher uma plataforma de e-commerce é um dos principais obstáculos para quem deseja entrar no segmento do comércio eletrônico.

Com as dicas que dei neste artigo espero ter ajudado a colocar alguma luz sobre essa questão tão importante para o sucesso do seu e-commerce. Mantenha-se em dia assinando a minha Newsletter

Artigos Relacionados

E-commerce

Fraudes Com Cartões de Crédito em Lojas Virtuais

As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais são um dos maiores riscos para...

Mais Lidos em E-commerce

Últimas Publicações

Buscar no Site