Quem disse que marketing digital é barato?

Quem disse que marketing digital é barato?

A lenda de que marketing digital é barato por vezes trás decepções. Esse artigo surgiu de uma conversa com um conhecido meu que reclamava do orçamento de uma agência digital, alegando que era muito caro para um serviço feito na Internet, onde “tudo é grátis”.

Quem disse que marketing digital é barato? Esse é um dos maiores mitos sobre negócios online no Brasil. Infelizmente, muitos empresários têm procurado agências digitais na ilusão de que vão criar campanhas de marketing digital por preços em volta de R$ 500,00, um valor que o Sobrinho dele mencionou em uma conversa rápida no último almoço em família. Como a realidade que encontram não é essa, o resultado é uma decepção com o meio digital.

A ilusão de que o marketing digital é barato, tem levado esses empresários a uma situação ainda pior, a de entregarem suas campanhas para amadores, que travestidos de profissionais de marketing online, fazer qualquer coisa para embolsar pequenas quantias em troca de “ações” que ao final não atingem nem de perto os objetivos dos clientes.

Por que o marketing digital não é barato?

A resposta é simples, pela demanda crescente e pelo alto custo dos bons profissionais. Os meios digitais são cada vez mais procurados por empresas de todos os portes e por isso, é natural que os espaços publicitários sofram uma correção de preços em função da demanda. É um conceito básico de economia que obviamente também se aplica ao mundo online.

Em segundo lugar, vem a questão da mão de obra. Os profissionais de marketing digital têm remuneração bastante alta e isso logicamente é agregado à planilha de custos do projeto. A falta de profissionais qualificados de marketing digital prontos no mercado é uma das principais preocupações das agências nos dias de hoje. A solução encontrada é a capacitação de colaboradores para incorporação nas equipes operacionais.

O marketing digital, até mesmo pela sua natureza dinâmica, exige acompanhamento constante das campanhas. Não é como no marketing convencional, onde após a criação da peça publicitária está acabado. As ações de marketing online requerem profissionais especializados para a coleta e análise dos dados, e se for o caso, correções de rumo na campanha.

Planejando seu posicionamento

Marketing digital barato. Quem disse que a coisa funciona assim?

Há algum tempo, durante um de nossos treinamentos uma das participantes disse uma coisa interessante.

Se o profissional de marketing passa uma imagem de que a divulgação através da Internet é “baratinha”, não pode reclamar depois, quando o cliente disser que o orçamento passado está “salgado”. Concordo plenamente com ela. Esse é o verdadeiro tiro no pé.

Ao iniciar a construção de uma presença online, o empresário deve estar ciente que esse é um trabalho de médio/longo prazo e que tem custos compatíveis com o retorno que proporciona. Se aventurar em ações isoladas sem o respaldo de um planejamento estratégico digital é jogar dinheiro fora.

As vantagens do marketing digital

Indiscutivelmente, o marketing digital tem um custo muito inferior ao das mídias convencionais como TV, jornais e revistas e possui como vantagem em relação a estas mídias, a possibilidade de aferição exata do retorno do capital empregado, através de ferramentas de monitoramento como Google Analytics e outras. Mas dai a dizer que o marketing digital é barato vai uma diferença muito grande. Os americanos costumam citar um ditado que cai muito bem neste caso, “You get what you pay for”.

Por isso, na hora de pensar em divulgar sua empresa na Internet, leve em consideração os custos reais da contratação de profissionais capacitados que possam trazer resultados efetivos para sua empresa ou marca. Marketing digital é barato se considerarmos a mídia tradicional, mas é um serviço como outro qualquer. Baratinho na Internet, nem o sinal!

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