E-commerce

Prazo de retorno do investimento no e-commerce

O que determina o prazo de retorno do investimento no e-commerce

Existe uma certa confusão em torno do retorno do investimento no e-commerce, principalmente de parte de alguns novos empreendedores digitais.

Criou-se um mito de que na Internet o retorno do investimento em um determinado projeto é imediato, crença que às vezes causa uma profunda decepção em quem, antes de montar sua loja virtual, não se informou adequadamente sobre o ambiente de negócios com o qual iria se deparar.

O retorno do investimento no e-commerce obedece à mesma lógica aplicada no varejo físico. Dependendo do projeto e do apelo que ele traz, pode ser bem curto, mas se o ambiente for mais competitivo, temos que trabalhar com um horizonte temporal maior.

É por isso que em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre indicamos que os novos empreendedores online optem por trabalhar em nichos de mercado.

As variáveis para o retorno do investimento no e-commerce

Podemos passar horas falando sobre o prazo de retorno do investimento no e-commerce, mas o fato é que isso depende de uma série de variáveis que irão afetar o desenrolar do processo.

Margem de lucro é determinante para o retorno do investimento no e-commerce

A margem de lucro é fundamental para determinação do prazo de retorno do investimento no e-commerce como em qualquer investimento no mundo físico.

Em função das distorções econômicas de nosso país, alguns segmentos ficam quase impraticáveis para o comércio eletrônico em função das baixas margens praticadas, notadamente aqueles que enfrentam a concorrência com produtos chineses.

Segmento de atuação

Quanto mais nicho for o mercado em que você pretende atuar menor será o prazo de retorno do investimento em seu comércio eletrônico.

A explicação é bem simples, a concorrência é menor e geralmente as margens de lucro são maiores, justamente pela falta de concorrência.

O e-commerce no Brasil ainda está em um estágio inicial e por isso existem áreas que não foram sequer arranhadas. Existem muitas minas de ouro espalhadas por ai, acredite.

Capacitação de pessoal reduz o prazo de retorno do investimento

Estamos vivendo um momento em que ocorre uma transição do capital financeiro para o capital humano nas empresas. Pessoal capacitado é essencial para o sucesso de qualquer negócio, e no e-commerce isso é mais sensível ainda.

Uma equipe capacitada, principalmente na área do marketing digital, é essencial para fazer com que o retorno do investimento ocorra no menor prazo possível.

Comércio eletrônico também é percepção de novas oportunidades de negócios e uma equipe treinada para identificar essas oportunidades, certamente será um diferencial para o seu e-commerce.

Velocidade e capacidade de transformação

Para que o retorno do investimento no e-commerce seja o maximizado e no menor tempo possível, é importante também que a empresa tenha capacidade de identificar tendências e mudanças tanto em termos tecnológicos quanto em relação aos hábitos dos consumidores.

O caminho para isso é a análise detalhada dor relatórios fornecidos pelo Google Analytics ou qualquer outro software de monitoramento de tráfego que você estiver usando em sua loja virtual.

A Web Análise é a melhor bússola para o seu e-commerce. Por isso, é importante que você, na hora de escolher a sua plataforma de e-commerce, se certifique que ela possui a opção de uso do Google Analytics para e-commerce. É uma versão especial do GA para comércio eletrônico, com um grupo de métricas e dimensões especiais para vendas pela Internet.

Quando você for avaliar o prazo de retorno do investimento no e-commerce, tenha uma visão do negócio como um todo e não somente pelo aspecto numérico, pois a quantificação de algumas variáveis é bem subjetiva. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

View Comments

  • Engraçado como as pessoas acham que só por ser um e-commerce, o prazo de retorno do investimento será imediato. Vai achando...

    • Olá Marcos

      Este é um grande problema de interpretação do negócio. Existe sim um prazo de maturação do negócio como em outro qualquer. Achar que o prazo de retorno do investimento no e-commerce é quase que imediato, é no mínimo ingenuidade.

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