E-commerce

E-commerce – Um panorama do comércio eletrônico no Brasil

A palavra e-commerce incorporou-se definitivamente ao nosso dia-a-dia e a tendência é que se faça cada vez mais presente. Para grande parte dos brasileiros (32 milhões segundo as últimas pesquisas), o comércio eletrônico passou de uma curiosidade na Internet, para a figura de uma ferramenta que nos poupa muito tempo e dinheiro. A facilidade de poder comprar pela Internet deixou feliz não só os usuários pela praticidade, mas também empresários que viram a área de ação da sua empresa se expandir além de qualquer fronteira.

E-commerce é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador. – Wikipédia

O crescimento do e-commerce parece não ter limites. A proliferação de lojas virtuais nos últimos anos foi de uma velocidade impressionante, e mesmo assim, especialistas e pesquisadores são unanimes ao concordar que ainda há muito espaço pela frente.  Mas não foi só isso que mudou, a tecnologia também.

E-commerce ou comércio eletrônico é a definição para o segmento que mais cresce no mundo inteiro. Qual o panorama e perpectivas do e-commerce no Brasil.
E-commerce no Brasil

O e-commerce e sua tecnologia

Ainda me lembro, quando há aproximadamente 12 anos comecei a trabalhar com sistemas de e-commerce, o acesso a esse tipo de mercado era simplesmente impensável e completamente inviável financeiramente. Hoje em dia, ter um e-commerce ou pelo menos um projeto de e-commerce, é uma obrigação de qualquer empresa, independentemente do porte. Em alguns casos, o e-commerce chega até mesmo a ser a única saída para o crescimento e a conquista de novos mercados.

Os custos de desenvolvimento e manutenção dos sistemas de comércio eletrônico simplesmente despencaram e passou a ser viável a opção de e-commerce para pequenos empresários. Aliado a isso, o aumento do número de pessoas com acesso a internet no Brasil e o volume de dinheiro (18,7 bilhões em 2011) que movimenta este mercado, fez ver aos empresários, o potencial do ecommerce.

a

Atualmente temos dezenas de plataformas de e-commerce disponíveis no mercado brasileiro a preços que cabem em qualquer orçamento. A operação desses sitemas é cada vez mais simples e repletas de recursos.

Para quem ainda não sabe o que é e-commerce, essa cegueira pode sair caro, porque atualmente é uma opção, mas daqui a pouco tempo será uma questão de sobrevivência empresarial.

O E-commerce Brasil já chamou até a atenção de investidores internacionais que ou trouxeram ou se associaram a operações de e-commerce no Brasil.

O comércio eletrônico reinventado

A velocidade do e-commerce   é tamanha, que ele já passa por um momento de reinvenção. A disseminação da tecnologia móvel é tão grande e rápida, que está criando novas oportunidades para vendas pela Internet no mundo inteiro.  No Brasil, o m-commerce (Mobile Commerce) ainda é muito tímido, em função da precariedade do nosso sistema de telefonia, mas a tendência é de crescimento rápido em breve.

Uma outra renovação é também o s-commerce (Social Commerce) que aproveitou o fenômeno das redes sociais para criar um novo mercado. As lojas virtuais no Facebook, também chamado de f-commerce, são em número cada vez maior, o que comprova a força dessa tendência.

Artigos Relacionados

E-commerce

SEO Para E-commerce – Como Fazer da Maneira Correta

SEO para e-commerce - Por que é tão importante? A aplicação das técnicas de SEO para e-commerce, é fundamental para que a sua loja virtual...

Mais Lidos em E-commerce

Últimas Publicações

Buscar no Site