Mídias Sociais

Plano de Marketing nas Redes Sociais em 2024

Plano de marketing nas redes sociais – Como elaborar o seu

Ter um bom plano de marketing nas redes sociais, antes de fazer qualquer coisa nesta área, é o primeiro passo para quem deseja ter sucesso nesta dimensão do marketing digital, tão importante nos dias de hoje.

O grande problema é que muitas empresas, talvez baseadas na experiência de uso pessoal das mídias sociais, simplesmente ignoram esta importante etapa do processo, e como resultado, não obtêm os resultados desejados.

Eu concordo que a parte operacional das ações de marketing é muito mais sedutora do que a parte de planejamento, mas não adianta, sem um planejamento estratégico de marketing nas redes sociais, as chances de sucesso nesta área se tornam bastante reduzidas.

Visando facilitar a vida de quem está começando agora a explorar o universo do marketing nas redes sociais, elaboramos um roteiro básico do que é necessário para a montagem de um plano de marketing nas mídias sociais, para que você possa dar seus primeiros passos.

O passo a passo de um plano de marketing nas redes sociais

Em um ambiente onde os diversos canais de marketing digital se encontram altamente relacionados, é essencial que um bom plano de marketing nas redes sociais seja abrangente e detalhado, e justamente por isso dividimos este nosso roteiro em 8 tópicos.

Leia atentamente cada um deles, faça as suas anotações e comece a fazer o esboço das diretrizes que irão orientar você na estruturação do planejamento em social media marketing.

1 – Definição de objetivos da marca nas redes sociais

Um bom plano de marketing nas mídias sociais começa pela definição dos objetivos da marca nestes canais. Você precisa estabelecer desde cedo que tipo de resultados deseja com as ações que irá empreender.

Exposição da marca, geração de leads, fidelização de clientes e vendas diretas, estão entre os objetivos mais comuns de uma estratégia em mídias sociais.

É importante que esse objetivos estejam definidos desde o início para que você possa determinar quais são os recursos e ferramentas que irá utilizar durante o processo.

Além disso, é preciso trabalhar com objetivos bastante específicos e mensuráveis, para que possamos ao final do processo, analisar os resultados de cada uma das ações de marketing digital nesta área.

O estrategista em médias sociais de sucesso não começa pelas postagens, mas sim, pela definição estratégica da sua atuação.

2 – Análise da Concorrência

O segundo passo em nosso processo de elaboração de um plano de marketing nas redes sociais é justamente fazer uma análise prévia da sua concorrência, para saber que tipo de caminho eles estão seguindo.

Não se trata de copiar nada de ninguém, mas sim de poupar tempo e aprender com o erro dos outros. Em minhas mentorias eu costumo dizer que é bem mais barato aprender com o erro dos outros do que ser genuíno com seus próprios erros.

Para dar um start no seu plano de marketing nas redes sociais, comece por selecionar os seus cinco concorrentes mais próximos e através de ferramentas como Similar Web, Biblioteca de Anúncios do Facebook e outras, faça uma análise da atuação deles.

3 – Avaliação dos recursos disponíveis para as ações de marketing

Embora muita gente insiste em acreditar que o marketing nas redes sociais é gratuito, o fato é que não há, nos dias de hoje, como implementar campanhas profissionais nesta área sem investimentos.

O alcance orgânico das publicações em canais como Facebook, Instagram e LinkedIn é muito reduzido, e nos dias de hoje, impulsionar publicações é fundamental para se conseguir um bom alcance.

Além disso, temos os anúncios, produção de conteúdo, arte e ferramentas, que obviamente custam dinheiro. Um plano de marketing nas redes sociais realista, precisa levar isso em consideração.

Por isso, logo na etapa de planejamento estratégico de campanhas nas redes sociais, devemos estabelecer qual o orçamento disponível para o projeto.

4 – Identificação do público-alvo e Persona de Marketing

Conhecer muito bem o público para o qual serão dirigidas as suas campanhas é outro fator determinante para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital, e quando falamos em redes sociais não é diferente.

Na hora de estruturar um plano de marketing nas redes sociais é fundamental que você faça uma análise minuciosa de quem é o seu público-alvo para poder segmentar suas ações de forma mais precisa.

Agindo dessa forma, você poderá apresentar o seu conteúdo de forma mais apropriada para as pessoas que você deseja impactar com as suas publicações e anúncios.

Feito isso vamos então a criação da Persona de Marketing, a personificação deste público-alvo, incluindo aí suas características demográficas, interesses e hábitos de utilização dos meios digitais.

5 – Definição das mídias sociais a serem utilizadas

Esta é outra etapa importante do seu plano de marketing nas redes sociais, visto que é preciso identificar quais dos canais de mídias sociais são mais adequados para o seu caso.

Achar que a marca precisa estar presente em todos eles, é um dos grandes erros do marketing em redes sociais.

O planejamento estratégico de marketing nas redes sociais é responsável por focar no cliente ideal e descobrir as mídias que ele utiliza.

Redes sociais como Facebook e Instagram, são mais adequadas para marcas que trabalham com produtos e serviços de grande apelo visual, como moda e acessórios, turismo e gastronomia.

Já as empresas do segmento B2B, encontram no LinkedIn seu melhor ambiente, por isso mesmo, ao criar um plano de marketing nas redes sociais, o foco tende a ser nesta rede.

6 – Criação de perfis e páginas nos canais em que a marca vai atuar

Uma vez escolhidos os canais em que a marca irá atuar, é hora então de partirmos para a parte operacional do plano de marketing nas redes sociais, criando e configurando estes canais, de forma profissional.

Será necessário conhecer detalhadamente cada um dos recursos oferecidos por estes canais, para poder configurá-los de forma adequada para poder extrair o máximo das ferramentas oferecidas.

Será necessário também promover as configurações de rastreamento de ações no site da marca, como a correta instalação do Facebook Pixel, LinkedIn Insight Tag e a tag de conversão do Twitter, por exemplo.

Como um plano de marketing nas redes sociais precisa resultar em relatórios de desempenho, essas tags de acompanhamento são essenciais para fazer o acompanhamento de resultados.

Outro ponto importante é submeter seus perfis e páginas a um processo de Social Media Optimization – SMO, para que se destaquem nas buscas feitas no Google e outros buscadores.

7 – Produção de conteúdo para publicação

Em marketing nas mídias sociais a criação de conteúdo peça fundamental no processo,  pois é ele o responsável pela criação de laços de relacionamento com o seu público.

Por isso, prepare desde o início o material que irá usar em suas primeiras ações, para que você não seja atropelado pelas demandas da campanha.

Para proporcionar uma melhor experiência para os visitantes de seus canais nas redes sociais é necessário desenvolver artigos de boa qualidade para o blog da marca, arte para publicações e vídeos de qualidade para a sua estratégia de vídeo marketing.

Isso leva tempo e por isso, ao elaborar o se plano de marketing digital, planejar com antecedência é fundamental e uma das principais características de campanhas bem-sucedidas nas redes sociais.

Para saber mais, sugiro a você que leia um artigo que publiquei no blog da Academia do Marketing sob o título Conteúdo Para Redes Sociais – O Grande Desafio, e para saber o passo a passo do processo, o artigo Como Criar Conteúdo Para Redes Sociais.

8 – Definição de sistemas de monitoramento de resultados

Finalizando, um bom plano de marketing nas redes sociais deve prever também quais serão as formas de monitoramento para que possamos mensurar os resultados de nossas ações de maneira precisa e técnica.

A mensuração de resultados em das ações de marketing nestes canais, como colocado por Jim Sterne em seu livro Métricas em Mídias Sociais, vai muito além do número de seguidores do perfil ou página. É preciso entregar resultados papáveis.

Para isso, o primeiro passo é fazer as configurações de mídias sociais no Google Analytics e sistemas de automação de marketing que você estiver utilizando.

Em seguida, será necessário configurar funis de conversão e relatórios específicos para acompanhamento destes resultados, como por exemplo, o ROI das ações nas mídias sociais.

Como você pode ver, um plano de marketing nas redes sociais envolve muito planejamento e por isso, não se deixe cair na armadilha da precipitação, pois como costumo dizer em nosso curso de planejamento estratégico de marketing nas redes sociais, cada minuto investido nesta etapa será regiamente recompensado na forma de resultados.

E você? Teria alguma sugestão a acrescentar a este roteiro de plano de marketing nas redes sociais? Deixe o seu comentário e assine a minha Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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