Como medir o ROI nas mídias sociais

Saber como medir o ROI nas mídias sociais é um dos grandes desafios que qualquer marca nesta área, mas acredite, não é tão difícil assim se você usar método para isso, como em qualquer área do marketing digital.

Provar que os investimentos em mídias sociais estão funcionando e gerando resultados palpáveis para a empresa é uma das maiores preocupações de quem trabalha com marketing digital, afinal, sem resultados, não há novos investimentos.

A melhor maneira de fazer isso é através do ROI, ou Retorno Sobre o Investimento, um indicador de performance que revela quanto o investimento em mídias sociais está trazendo de retorno financeiro para a empresa.

Mas como medir o ROI nas mídias sociais? Qual a metodologia mais adequada para avaliar se este investimento em marketing digital está geral um retorno real?

O passo a passo de como medir o ROI nas mídias sociais

Confira abaixo o roteiro elaborado por Sandra Turchi, autora do livro Estratégias de Marketing Digital no E-commerce, para que você possa calcular o ROI nas mídias sociais, e apresentar o retorno do investimento de marketing nestes canais.

1 – Defina quais são os objetivos da marca nas mídias sociais

O primeiro passo para quem está interessado em saber como medir o ROI nas mídias sociais é definir de forma clara e objetiva quais são os objetivos da marca nestes canais.

Se a sua empresa decidir por investir Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, seus objetivos podem ser, respectivamente, engajamento, exposição da marca, tráfego para o site e conversões, por exemplo.

Definidos estes objetivos você precisará traçar as metas mensais de desempenho, as métricas e os KPIs – Key Performance Indicators, sendo que um deles é justamente o ROI.

2 – Acompanhe de perto as métricas em mídias sociais

As métricas servem para acompanhar a eficácia da sua campanha de mídias sociais. Algumas dessas métricas são aumento no número de visitas no site ou blog, taxa de conversão, número de menções, número de seguidores, engajamento, entre outras.

Com as métricas você sabe se seus esforços estão gerando burburinho na internet, mas ainda não é possível saber se eles estão trazendo retorno financeiro.

Para quem não está ainda familiarizado com estes indicadores, o livro Métricas em Mídias Sociais, de Jim Sterne dá uma ótima visão sobre o assunto.

3 – Entenda qual o impacto que cada métrica tem sobre o seu negócio

O grande segredo para quem deseja entender como medir o ROI nas mídias sociais está na interpretação das métricas e avaliação do seu impacto sobre os negócios, tarefa que pode parecer simples, mas requer método.

Para se chegar ao cálculo do ROI, você precisa ainda compreender como cada métrica de mídias sociais impacta no negócio. Por exemplo, uma publicação gera quanto de tráfego para o site da sua empresa?

No site da empresa existe um CTA – Call To Action, uma chamada que incentive o usuário do seu site a ter alguma interação na sua página como: comprar produto, se cadastrar, baixar algum conteúdo, entre outros, que leva o visitante a se converter em um Lead que, bem trabalhado, através de outras ações, se torna um cliente.

Qual o impacto dessa publicação no Facebook para o negócio em geral? Quantos leads são gerados a partir deste mesmo processo?

Certamente você sabe quanto investiu para ver a sua publicação impulsionada no Facebook, não é mesmo? Agora basta calcular quanto cada cliente gerado a partir dessa ação traz de retorno para a empresa.

Só para lembrar, o cálculo do ROI – Retur On Investment é:

ROI = Retorno – investimento / investimento

Investimento é quanto foi pago pela publicação que foi impulsionada no Facebook e retorno do investimento é quanto o cliente gerou em compras para a empresa ou novos leads.

4 – Compare os resultados atuais com os resultados futuros

Imaginemos que você está começando uma campanha de mídias sociais e não tem dado nenhum para começar a estabelecer métricas e KPIs.

Você faz um investimento inicial e daqui a três meses volta a analisar os dados e descobre que, desde que iniciou a campanha de mídias sociais, o número de clientes aumentou em 10%, o ticket médio da empresa passou de R$ 450 para R$ 720 e que o faturamento geral foi incrementado em 4,2%.

Isso é um sinal de que sua campanha está gerando resultados para a empresa e que seus esforços estão sim valendo a pena.

O ROI estará refletido no quanto o investimento de mídias sociais contribuiu para o resultado geral da empresa, ou seja, para o crescimento de 4,2%.

5 – Tenha um bom sistema de monitoramento de mídias sociais

Sem monitoramento e uma ferramenta de analytics de qualidade, fica impossível medir o ROI em mídias sociais.

Por isso, mantenha-se focado nos objetivos do negócio e alinhe seu planejamento de marketing digital para que ele traga resultados cada vez mais positivos para a empresa.

Vale ressaltar que cada empresa determina os fatores de sucesso do seu negócio. Uma métrica que é relevante para a nossa empresa pode não ser para a sua, não é algo estanque e padronizado.

Portanto, continue aprimorando seu conhecimento a respeito de métricas e KPIs de mídias sociais e encontre a fórmula certa para a sua empresa.

O livro Monitoramento e Métricas em Mídias Sociais, de Diego Monteiro e Ricardo Azarite, publicado pela DVS Editora, oferece uma boa visão sobre isso, e é considerado uma referência nesta área.

Saber como medir o ROI em mídias sociais é implementar esta estratégia de forma profissional e técnica, fugindo do improviso e amadorismo que vemos ainda em algumas empresas. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Publicado originalmente no blog da Livraria do Marketing

Como medir o ROI nas mídias sociais
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Há mais de 12 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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