Uma pergunta recorrente entre empreendedores é justamente qual é a melhor agência de marketing digital para contratar.
Muitos empresários convencidos que o marketing digital é realmente a porta para a divulgação de seus produtos e serviços, se lançam em busca de uma empresa que possa se encarregar da divulgação da sua empresa nos meios digitais.
Neste desafio buscam a melhor agência digital para desempenhar essa tarefa, ignorando que ela está justamente na sua própria empresa.
Na busca pela melhor agência digital o empresário às vezes se esquece, que para divulgar seu produto ou serviço é necessário antes de tudo conhecer o mercado em que a empresa atua, e mesmo com o melhor briefing do mundo, uma equipe alheia ao dia a dia da empresa, não consegue captar a essência do negócio e muito menos a cultura da empresa. Se isso não é possível, como solucionar o problema?
A divulgação de uma empresa parte de um processo que envolve planejamento, execução e gestão, mas a essência de todos esses processos está no conhecimento do cliente, do público alvo que você deseja atingir.
Quem melhor para determinar esse público do que as pessoas que trabalham com ele há muito tempo?
Uma das principais etapas do processo de divulgação de uma empresa na Internet é justamente a criação da Persona, consumidor típico que reúne as características de quem busca pelo seu produto ou serviço.
Para traçar esse perfil, é necessário acima de tudo conhecer bem o mercado em que a empresa atua, o que nem sempre as agências digitais conseguem captar em briefings e reuniões com a diretoria.
O pessoal que pode traçar o perfil exato de quem será a Persona alvo das suas campanhas está no próprio escritório da empresa e muitas vezes passa desapercebido.
A capacitação de pessoal próprio é a melhor alternativa para o pequeno e médio empresário, principalmente em função dos preços cobrados pelas agências digitais em função da crescente demanda por esse tipo de serviço.
Com uma equipe própria, que não precisa ser necessariamente grande, você corta os custos de intermediação, o que reduz sensivelmente seus investimentos em marketing online.
A capacitação em marketing digital da sua equipe traz duas vantagens. A primeira é contar com um pessoal que possui um conhecimento profundo não só do público alvo e suas singularidades como também dos meios que levam a satisfação dos anseios desse público.
Não há briefing que consiga adquirir esse know-how. O segundo benefício está justamente na redução dos custos de divulgação da sua empresa, já que uma agência digital cobra em média 20% sobre os gastos em mídia. Isso sem falar na taxa de contratação.
O marketing online não é uma ciência oculta e protegida, acessível apenas para uns poucos “iluminados”, embora muita gente tente passar essa imagem.
Ficamos muito satisfeitos quando vemos participantes do nosso curso de marketing digital nos reportarem que conseguiram implementar campanhas online que mudaram de forma radical o relacionamento com o público que desejavam atingir e trouxeram mais acessos a seus sites e consequentemente mais negócios para a empresa.
Essa é a comprovação de que qualquer empresa, independentemente de seu porte, pode estruturar, implementar e gerenciar esse tipo de divulgação desde que faça um investimento sério e consciente na capacitação dos componentes de sua equipe e pequenas alterações em sua estrutura. O segredo está na mudança de visão do mercado e na capacitação.
É claro que essas capacitações não brotam do nada, muito pelo contrário, são resultados de cursos, leitura especializada e acima de tudo prática. É uma semente que precisa ser plantada na estrutura de cada empresa, cuidada e regada com atualizações e estímulos. Mas no final, o resultado é um conhecimento que desbanca qualquer serviço de terceiros que possa ser oferecido.
A economia, como um todo está migrando da etapa onde o fator fundamental para o sucesso de uma empresa era o capital financeiro, para uma nova etapa, onde o capital humano é o principal fator de crescimento.
De nada adiante ter recursos se não se encontram profissionais qualificados para aplicar o capital financeiro.
Por isso, pense em uma estratégia de longo prazo para o marketing digital da sua empresa e comece agora a investir na melhor agência digital do mercado, os seus próprios colaboradores. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.
Publicado originalmente no blog da Academia do Marketing
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