E-commerce

O Diferencial no E-commerce Agora Está no Marketing

O diferencial no e-commerce está caminhando para o marketing digital

Durante muito tempo, o diferencial no e-commerce esteve focado na plataforma de comércio eletrônico utilizada pelas lojas virtuais, o que não deixou de ser um dos alicerces para o sucesso de uma loja virtual.

Este cenário foi aos poucos se modificando e o que vemos hoje em dia é um foco muito maior no marketing digital, onde é travada a grande batalha atualmente.

Com a evolução do mercado e novas tecnologias sendo agregadas aos sistemas a diferença entre as plataformas de e-commerce, que anteriormente era muito grande, foi aos poucos sendo minimizada.

As plataformas de comércio eletrônico atualmente compartilham basicamente os mesmos recursos, sejam elas Open Source, SaaS ou Built. Os sistemas de e-commerce atuais não apresentam diferenças tão gritantes quanto a tempos atrás.

Com essa democratização da tecnologia o acesso de novos empreendedores ao universo do comércio eletrônico ficou bastante facilitado o que resultou na abertura de milhões de lojas virtuais no mundo inteiro nos últimos anos.

Como consequência dessa evolução, o foco do diferencial no e-commerce foi deslocado para outras área da operação como o marketing digital que assumiu um papel ainda mais relevante.

O marketing digital é o atual diferencial no e-commerce

Uma vez resolvida e democratizada a questão das plataformas de e-commerce, o diferencial no e-commerce atualmente está justamente na estratégia e ferramentas utilizadas para a divulgação da loja.

É claro que os diferenciais estratégicos clássicos, como a experiência de compra em si, o preço, prazo de entrega, logística e pós venda continuam sendo fundamentais para um e-commerce de sucesso.

Agora, também em função dos avanços tecnológicos e até mesmo mudanças de hábito dos próprios consumidores, na elaboração de um projeto de e-commerce, os aspectos ligados ao marketing digital são cada vez mais importantes.

Em nossa consultoria de e-commerce temos alertado nossos clientes para o fato de que no estágio atual do comércio eletrônico no Brasil e no mundo é fundamental ter uma boa estratégia de marketing para que se tenha sucesso com uma loja virtual.

O planejamento é fundamental

Para criar um diferencial competitivo no e-commerce nos dias de hoje, além da plataforma você precisa ter uma estratégia de marketing digital que também se destaque, principalmente em um mercado tão competitivo como o que temos atualmente.

O trabalho de divulgação que antigamente era restrito à colocação de banners em sites de grande tráfego, atualmente requer muito planejamento e acima de tudo um controle muito grande das ações de marketing empreendidas para divulgação da loja.

Ferramentas como SEO para e-commerce, links patrocinados, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, remarketing e Facebook Ads, são apenas alguns dos recursos disponíveis atualmente para o marketing online de uma loja virtual.

É justamente nessa área que o diferencial no e-commerce vem se concentrando atualmente. A criação de públicos segmentados por características ou comportamento no site é um exemplo.

Não existe mais aquele “barata voa” publicitários onde você anunciava para qualquer um, pertencendo ao não ao seu público-alvo e Persona de Marketing.

A segmentação do público é hoje um dos grandes segredos de uma estratégia de marketing digital para lojas virtuais.

Por isso, você deve buscar cada vez mais capacitação técnica em termos de marketing digital, porque, loja virtual, qualquer um pode ter hoje em dia, a dificuldade está em saber como divulgá-la de forma eficiente.

A diversidade de canais para a divulgação da loja, ao mesmo tempo que, favorece esse tipo de ação, complica bastante o trabalho em função dos controles necessários para desempenhar essa função de maneira eficiente.

Por isso mesmo, é fundamental que você elabore um plano de marketing digital muito bem detalhado e plenamente adaptado ao público-alvo que você deseja atingir.

Para saber mais sobre a divulgação do seu e-commerce, sugiro que você leio o artigo Estratégia de Marketing Digital Para Lojas Virtuais.

Os relacionamentos são o atual diferencial competitivo no e-commerce

No cenário atual, mais interessante que ver o redirecionamento do diferencial no e-commerce para o marketing digital é reparar que o próprio marketing mudou.

No início do e-commerce tratava-se apenas de fazer a propaganda do endereço do site e dos produtos através de banners e links patrocinados como o Google Ads, por exemplo.

Hoje em dia esse marketing digital está muito mais voltado para a área do relacionamento do que da exposição pura e simples. É uma mudança em termos de filosofia e também da forma de se trabalhar as ações de marketing.

Atualmente, uma campanha de marketing para e-commerce passa necessariamente pela criação de blogs das lojas virtuais e interação nas redes sociais.

É um marketing muito mais voltado para a assistência do consumidor do que pela pura e simples exposição de produtos e ofertas. É um marketing mais humano e personalizado que trás o consumidor para perto da marca.

O e-commerce de moda é um segmento em que esse conceito é essencial.

O e-commerce está em constante evolução e por isso é importante ficar atento às mudanças em termos de posicionamento estratégico.

O verdadeiro diferencial no e-commerce moderno está no marketing digital e não no software empregado. Mantenha-se em dia assinando a minha Newsletter.

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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