Carreiras em marketing digital e quanto ganham estes profissionais

Em um mundo cada vez mais conectado as carreiras em marketing digital vêm chamando a atenção tanto de estudantes que precisam definir agora seu futuro profissional, quanto de profissionais em busca de atualização e reposicionamento no mercado de trabalho.

Um número cada vez maior de empresas busca os meios online para conseguirem exposição para seus produtos e serviços. Se conectar com o público alvo que estas empresas querem atingir, passou a ser uma prioridade nos últimos tempos.

Neste cenário, o marketing vem se adaptando às novas ferramentas e o impacto da Internet na vida das pessoas e consequentemente, na forma que elas passam a se comportar na hora de consumir produtos, serviços e até mesmo conteúdos.

É neste contexto que os profissionais de marketing digital passam a exercer uma função crítica no mundo dos negócios hoje em dia. São eles, com suas técnicas e ferramentas, que podem proporcionar a exposição que as marcas precisam.

São eles os responsáveis diretos pela promoção de uma marca ou produto no ambiente digital, através do planejamento e do uso de diversas ferramentas, mensurando os resultados e aprimorando campanhas de forma contínua.

Segundo o portal Folha de São Paulo, as carreiras em marketing digital estão entre as mais promissoras em 2018 tanto no Brasil quanto no resto do Mundo. Um exemplo disso é a pesquisa do Digital Marketing Institute que mostra que só na Irlanda, serão criadas mais de 150 mil vagas em marketing digital até 2020.

Apesar das carreiras em marketing digital estarem entre as mais promissoras no momento, ainda é comum vermos empresas tendo dificuldades de encontrar profissionais de marketing digital qualificados para assumirem posições na área.

Aqui no Marketing Job vemos um crescente movimento na busca por estes profissionais, e nossa projeção é de que este ano a quantidade de vagas oferecidas em nosso portal triplique, em função do reaquecimento da economia no Brasil.

Iniciação nas carreiras em marketing digital

Infelizmente, no Brasil, como também em diversos países do mundo, ainda não existem universidades que ofereçam cursos para a qualificação de profissionais de marketing digital em suas grades regulares. A alternativa tem sido os cursos de especialização na área, como os oferecidos pela Academia do Marketing.

Para começar uma carreira em marketing digital, uma das primeiras etapas é cursar uma faculdade de marketing ou outra ligada à área de comunicação, como publicidade, relações públicas ou jornalismo.

É claro que essa não é uma regra inviolável, mas ter sólidos conhecimentos em comunicação é fundamental para que o profissional possa desenvolver boas campanhas de marketing digital.

Outra formação muito desejada no perfil do profissional de marketing digital é o domínio do inglês, de intermediário para avançado, já que muitas ferramentas e sites de referência são em inglês.

Principais carreiras em marketing digital

Principais carreiras em marketing digital

Abaixo listamos algumas das principais carreiras em marketing digital, com uma breve descrição sobre o que fazem estes profissionais, qual é a formação necessária e uma média salarial com base em informações de diversos sites especializados.

Analista de Marketing Digital

  • O que faz o analista de marketing digital – É o profissional responsável pelo planejamento e implementação de campanhas online visando a exposição da marca e conversão.
  • O que é necessário saber – Dominar as principais ferramentas e técnicas do marketing digital e mensuração de resultados online.
  • Média salarial – De R$ 2.000 a R$ 6.000

Esta é uma das carreiras em marketing digital mais visada e ao mesmo tempo a que exige do profissional mais dedicação e estudo. O analista de marketing digital é um profissional que possui uma visão abrangente sobre marketing digital e domina todas as áreas envolvidas no processo.

O Analista de Marketing Digital precisa ter os conhecimento necessários para planejar e mensurar os resultados de campanhas com foco em resultados. Confira algumas vagas para analista de marketing digital disponíveis aqui no Marketing Job.

Analista de SEO – Search Engine Optimization

  • O que faz o analista de SEO – Melhora o posicionamento de canais em pesquisas relevantes nos sites de busca.
  • O que é necessário saber – Conhecer as técnicas e ferramentas de SEO, ter boa redação e conhecimento em ferramentas de monitoramento como o Google Analytics.
  • Habilidades importantes – Conhecimento intermediário de HTML, atualização constante de novidades sobre alterações de algoritmo dos sites de busca, como o Google, conhecimento intermediário de Marketing Digital, capacidade analítica e desenvolvimento de relatórios  de performance.
  • Média salarial – De R$ 1.600 a R$ 5.200

O Analista de SEO desempenha um papel fundamental em qualquer estratégia de marketing digital, levando-se em consideração que o marketing de busca é uma das principais fontes de tráfego para qualquer site, e por isso mesmo, deve ser uma das primeiras etapas de qualquer projeto.

Entre as responsabilidades de um analista de SEO estão a identificação das palavras-chave mais apropriadas para cada meta de conversão, análise da concorrência, geração de conteúdo, e implementação das práticas e técnicas de SEO, tanto on-page quanto off-page.

Para mais informações sobre este profissional, leia o nosso artigo O que faz um analista de SEO. Confira também as vagas para analista de SEO oferecidas aqui no Marketing Job.

Analista de Links Patrocinados

  • O que faz o analista de links patrocinados – Profissional responsável pelo planejamento estratégico, implementação e monitoramento de campanhas de links patrocinados nos grandes buscadores e portais de conteúdo.
  • O que é necessário saber – Conhecer as técnicas e ferramentas de Google Ads e outras plataformas de links patrocinados e também ferramentas de monitoramento como o Google Analytics.
  • Habilidades importantes – Conhecimento intermediário de HTML, atualização constante de novidades sobre alterações de algoritmo dos sites de busca (principalmente Google), conhecimento básico de Marketing Digital, capacidade analítica e desenvolvimento de relatórios de melhoria.
  • Média salarial – De R$ 1.500 a R$ 5.000

O Analista de Links Patrocinados é outro profissional que vem ganhando cada vez mais espaço no marketing digital, também voltado para a área do marketing de busca, só que neste caso, cuidando exclusivamente da mídia paga, como os anúncios no Google, Bing e outros grandes buscadores e portais de conteúdo.

Como no exemplo anterior, este profissional é responsável pela identificação de palavra-chave a serem utilizadas nos anúncios, análise da concorrência, elaboração dos anúncios e o acompanhamento de conversões.

Analista de Mídias Sociais

  • O que faz o analista de mídias sociais – Planeja, implementa e monitora a participação da marca no ambiente de mídias sociais.
  • O que é necessário saber – Profundo conhecimento de marketing nas mídias sociais, ferramentas específicas de cada uma delas, estratégias de relacionamento com o consumidor, gerenciamento de crises e mensuração de resultados.
  • Média salarial – De R$ 2.300,00 a R$ 5.100

Entre as carreiras em marketing digital, a de Analista de Mídias Sociais é uma das mais interessante no momento, já que as redes sociais dominam o ambiente online, e se transformaram em um dos melhores canais para o desenvolvimento de pontos de contato com o público que estas marcas desejam atingir.

O analista de mídias sociais precisa dominar diversas dimensões do marketing digital, como planejamento estratégico, domínio de cada uma destas ferramentas, boa redação e capacidade analítica.

Confira algumas vagas para analista de mídias sociais oferecidas aqui no Marketing Job.

Analista de Conteúdo

  • O que faz o analista de conteúdo – Planeja e desenvolve peças de conteúdo para o marketing digital, como textos, e-books, banners, publicações em redes sociais e tudo mais relacionado.
  • O que é necessário saber – Ter boa redação, conhecimentos de webwritting, e sólidos conhecimentos das técnicas de SEO.
  • Habilidades importantes – Conhecimentos de Inbound Marketing, redação avançada, conhecimentos de geração e nutrição de Leads, domínio das mídias sociais e automação de marketing.
  • Média salarial – De R$ 2.200 a R$ 6.400

O Analista de Conteúdo é o profissional responsável por todo o conteúdo utilizado nas campanhas de Inbound Marketing. Ele planeja o material, com foco em SEO e conversão, gerencia os Leads gerados por estas campanhas e produz os relatórios de performance.

Como o Inboud Marketing vem ganhando um espaço cada vez maior no mercado, sendo apontado como uma das grandes tendências do marketing digital para os próximos anos, essa é uma das carreiras em marketing digital com as melhores perspectivas no momento.

Analista de Métricas

  • O que faz o analista de métricas – É o responsável pela coleta, processamento e análise de dados sobre acessos e comportamento do site, visando identificar pontos de melhoria estratégica e conversão das campanhas online.
  • O que é necessário saber – Boa formação em marketing digital, sólidos conhecimentos em Google Analytics, métricas e outras ferramentas de monitoramento de tráfego e conversão, como as disponíveis nas plataformas de mídias sociais.
  • Média salarial – De R$ 3.400 a R$ 7.300

O Analista de Métricas é o profissional responsável por coletar e analisar os resultados das diversas campanhas de marketing digital, para identificar pontos que pode ser melhorados nas estratégias aplicadas e também fazer o acompanhamento de conversões, para que possam ser identificados os melhores canais para a marca.

Em um cenário onde algoritmos e Business Intelligence dominam o mercado, essa também é tida como uma das carreiras em marketing digital, mais promissoras para os próximos anos.

Salários no marketing digital

Depois de mostrarmos as principais carreiras em marketing digital, é hora de falarmos em termos de remuneração de cada uma delas.

Os salários em marketing digital variam de acordo com o tempo de experiência do profissional na área. Você verá em diversas vagas anunciadas aqui no Marketing Job, três nomenclaturas, Júnior, Pleno e Sênior que indicam o tempo de experiência exigido por cada vaga, como descrito abaixo:

  • Júnior – É o profissional que está iniciando a carreira e tem experiência de até 5 anos na área
  • Pleno – Profissional que possui uma experiência de 5 a 10 anos na área
  • Sênior – Profissionais mais experientes com experiência a partir de 10 anos

Vale a pena investir na carreira em marketing digital

Se você está pensando em iniciar uma carreira em marketing digital é natural que surja esta dúvida e a resposta é sim. O mercado está em franca expansão, e mesmo em tempos de crise como o que passamos, existe uma carência muito grande de profissionais qualificados.

As carreiras em marketing digital vêm se multiplicando na medida em que novas tecnologias surgem e mudam os hábitos dos consumidores. Isto faz com que a demanda por estes profissionais seja crescente.

Mantenha-se em dia com assuntos referentes às carreiras em marketing digital, o mercado de trabalho e vagas, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no portal Marketing Job

Carreiras em marketing digital e quanto ganham estes profissionais
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Há mais de 12 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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