Categories: E-commerce

Investimentos no e-commerce

Investimentos no e-commerce

Começamos o ano com uma grande dúvida em relação aos investimentos no e-commerce no Brasil e no mundo. O motivo é simples, as incertezas em relação ao futuro econômico dos países europeus, colocam nuvens negras sobre o cenário de qualquer projeção. No que toca ao comércio eletrônico a situação não é diferente, embora amenizada pelo forte desempenho do setor nos últimos anos.

Diante da possibilidade de uma quebra ou forte abalo da confiança dos investidores em relação ao Euro e consequentemente uma crise econômica de proporção global insere um ponto de interrogação em qualquer cenário para o e-commerce em 2012, mas devemos analisar a situação brasileira no caso do e-commerce.

Os cenários para investimentos no e-commerce

Em termos de projeções, estamos trabalhando com dois cenários distintos e antagônicos para investimentos no e-commerce. No primeiro, que já está se confirmando, teríamos uma solução para os atuais problemas no continente europeu e o ano seria de crescimento moderado da economia em função de uma inevitável desaceleração das economias europeias devido aos  ajustes necessários para a retomada do crescimento.  Neste cenário, os investimentos no e-commerce em 2012 no Brasil continuariam em seu ritmo acelerado, o que vem sido confirmado pelo balanço de vendas até o momento. Ao que parece este é o cenário que irá dominar o segmento até o final do ano.

O segundo cenário, que parece descartado, a crise europeia se agravaria e uma recessão global de grandes proporções se instalaria. Nesse caso, poderíamos esperar uma retração do mercado em função das incertezas o que acarretaria o engavetamento dos projetos de e-commerce em andamento. É um cenário que preocupa, mas um velho conhecido do comércio eletrônico brasileiro. Os investimentos no e-commerce passaram por um momento desse recentemente e não se sairam tão mal assim.

Reflexos da crise nos investimentos no e-commerce

O comércio eletrônico brasileiro, apesar da sua pouca idade, já conhece de perto essas crises. Em 2009, mesmo diante do abalo na economia mundial gerado pela quebradeira bancária iniciada em outubro de 2008, o e-commerce saiu-se muito bem com uma taxa de crescimento de 30% com um faturamento de R$ 13,6 bilhões. A grande vantagem do nosso e-commerce é que ele ainda é incipiente e por isso seu crescimento tende a sofrer menos nessas situações. Em 2009 vimos uma retração do mercado no primeiro semestre, seguida de uma forte retomada no semestre seguinte.

A economia digital tem como característica sua forte capacidade de recuperação. Como os investimentos no setor, com exceção da capacitação de pessoal, não dependem de um prazo de maturação muito grande, a resposta é muito rápida. Foi o que vimos em 2009 e o que já se começa a perceber este ano em função da crise que já está instalada. Um outro colchão para o e-commerce no Brasil é sua forte concentração no mercado interno o que nos dá uma certa blindagem em relação a retração do mercado internacional.

O impacto sobre os investimentos no e-commerce não tem sido tão grande até o momento, principalmente para as lojas virtuais com foco nas classes C e D que ainda contam com uma demanda reprimida muito grande e acesso fácil ao crédito via cartões e outros mecanismos de financiamento pessoal. O problema são as informações sobre o alto nível de endividamento da população e o aumento na taxa de inadimplência nos cartões de crédito.

Em nossa consultoria estamos trabalhando com um cenário de precaução, dando maior ênfase aos fundamentos do negócio como treinamento de pessoal e aperfeiçoamento dos processos internos de forma a capacitar as operações de e-commerce sob nossa orientação a uma retomada mais acelerada do faturamento agora no segundo semestre.

As perpectivas para os investimentos no e-commerce este ano são estas até o momento. basta conferis ao final do ano.

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

Share
Published by
Alberto Valle

Recent Posts

Social Media Optimization – O Que é SMO

Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…

2 semanas ago

Fraudes Com Cartões de Crédito em Lojas Virtuais

As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de…

2 semanas ago

Como Usar o ChatGPT em SEO

Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…

3 semanas ago

Dimensões de SEO e Suas Definições

As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…

4 semanas ago

Mentoria em Marketing Digital

Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…

2 meses ago

Projeto de SEO – Como Elaborar o Seu em 2024

Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…

2 meses ago