Como direcionar sua carreira no marketing digital

Como direcionar sua carreira no marketing digital

Algumas vezes percebo que muita gente que deseja seguir carreira no marketing digital fica perdida em relação a que caminho tomar. Em um mercado tão recente e com tantas opções, realmente dá para se perder.

O mais curioso, é que na maioria das vezes esse direcionamento exige apenas correções básicas de rumo e a criação de algumas rotinas de aperfeiçoamento profissional. Em nosso curso de marketing digital muitas pessoas se apaixonam pela área, mas nem sempre sabem qual rumo dar a sua carreira no marketing online.

Para ajudar a turma que está chegando e também o pessoal que está buscando um posicionamento na área, ai vão algumas dicas bem simples e práticas para você conseguir o máximo da sua formação em marketing digital.

Se não sabe inglês aprenda pois é essencial no marketing digital

Não adianta teimar. As melhores publicações na área do marketing digital são em inglês, portanto, essa é uma ferramenta fundamental para o sucesso nessa área. Se você quer ser um profissional de ponta é necessário estar sempre se atualizando e as newsletters mais atualizadas estão em inglês. Dominando a língua você também poderá participar de web seminários, na sua grande maioria, gratuitos que acontecem toda semana na web.

O direcionamento para sua carreira no marketing digital pode estar na seção de vagas

Uma boa bússola para sua carreira em marketing digital pode estar na seção de vagas dos sites especializados. Lá você pode verificar quais as áreas tem tido a maior demanda e oferecem as melhores oportunidades no mercado. Tente identificar quais os segmentos tem deficiência de profissionais e se este segmento se enquadrar em seu perfil, foque nele. Em nosso site temos uma seção de vagas onde você pode acompanhar este mercado, além de vários locais na rede como o Trampos e o perfil @SocialTrampos no Twitter.

Tenha uma rotina diária de estudo

Esse é um outro detalhe para o qual eu sempre chamo atenção em nosso curso de marketing digital. Crie o hábito de reservar um tempo do seu dia para se atualizar. Assine as News mais importantes da área de dedique um período do dia para se manter atualizado. Você verá que muitas vezes aquele nó na campanha que você está a tempos tentando resolver as vezes é desatado em uma única linha de uma newsletter. Além do mais, você estará criando o ambiente propício para ter uma visão clara do futuro do seu mercado e com isso antecipar tendências.

Seja um mestre na área que mais lhe atrai no marketing digital

Ser multitarefa é ótimo, mas não tente ser multimestre.  É claro que você precisa conhecer as diversas ferramentas de marketing digital para poder planejar e supervisionar suas campanhas, mas tente se especializar em uma área. Se a sua praia é marketing de busca, ótimo! Seja um mega conhecedor de Google Ads, SEO e Analytics. Se o seu negócio são mídias sociais, ótimo também! Seja um verdadeiro Ninja no uso das plataformas e estude a fundo métricas nas redes sociais. O mercado atual é muito segmentado e ser o generalista, nem sempre é a melhor alternativa. Os melhores salários geralmente estão com os especialistas. Por isso, fica ai mais uma dica: busque a especialização em marketing digital como um diferencial no segmento e que você deseja atuar.

Esqueça soluções rápidas para sua formação

A construção de uma carreira no marketing digital se faz através de um processo de queima de etapas. Não se faz um gerente de marketing digital em uma ou duas semanas. Um bom gerente de marketing digital é forjado com o tempo, estudo e experiência. Faça um planejamento do seu currículo e trace uma meta para sua carreira no marketing digital.  Defina uma sequencia lógica de cursos dentro de uma estratégia de construção do aprendizado. Dessa forma, você em pouco tempo (não uma semana) você terá construído uma bagagem técnica relevante e ai sim estará apto(a) a disputar as melhores oportunidades. Não me lembro quem disse isso, mas certamente não existem atalhos para o sucesso.

Carreira em marketing digital – Qual direção tomar?

Cuide do seu marketing pessoal

Quem contrataria um profissional que não consegue vender seu produto mais óbvio, sua própria imagem? Cuide do seu marketing pessoal online criando um blog onde você possa desenvolver e apresentar suas ideias e estudos. Tenha uma participação ativa nas mídias sociais com conteúdo realmente relevante e também é claro, fugindo de encrencas como discussões e ataques de ego descontrolado, pois eles te colocam fora de qualquer oportunidade. Tenha consciência que a maior conta da ”sua agência” é a sua imagem. Por falar em imagem nas redes sociais, qual foi a última vez que você fez uma análise crítica do seu perfil no LinkedIn?

Antecipe-se às tendências

A chave do sucesso no xadrez é pensar a frente do lance atual no tabuleiro. Ao sentir que uma nova tendência está se formando no mercado, aproveite a descoberta e tire proveito dessa onda. Um exemplo bem atual é a questão dos dispositivos móveis. Se você concorda que os dispositivos móveis ocuparão um lugar de destaque no marketing digital (eu aposto minha mão direita nisso), faça de tudo para dominar as técnicas nessa área. Quando o resto do pessoal chegar ao mercado, você estará com uma dianteira muito grande.

Como você pode ver, não existem nesta indicações nenhuma fórmula mágica, mas simplesmente uma coerência no planejamento e abordagem do problema. Ser um profissional de sucesso no marketing digital não é nada inatingível, mas exige sim muito estudo e dedicação. Por fim, deixo uma pergunta simples para você: Por que você faz o planejamento detalhado de uma campanha e não faz a mesma coisa em relação a sua carreira no marketing digital?

Publicado originalmente no Blog da Academia do Marketing

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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