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Assessoria de imprensa na Internet

Assessoria de imprensa na Internet e sua singularidades

O trabalho de assessoria de imprensa na Internet vem atraindo cada vez mais a atenção de profissionais da área de comunicação, uma vez que este é um mercado relativamente novo e com um grande potencial de crescimento.

Em um mundo cada vez mais conectado, nada mais normal que a assessoria de imprensa na Internet ganhe cada vez mais destaque, mas um aviso para quem deseja entrar neste segmento: É preciso se adaptar ao veículo.

Embora os objetivos de uma assessoria de imprensa online sejam os mesmo do trabalho desenvolvido na mídia convencional, em função da dinâmica e características da própria web, o profissional de comunicação precisa se adaptar às técnicas, ferramentas e até mesmo exigências deste veículo.

O principal erro das agências de assessoria de imprensa online

Embora o trabalho de relações públicas seja quase tão antigo quanto a própria comunicação social, quando se trata de assessoria de imprensa na Internet a coisa é bem diferente. O grande problema é que essa diferença nem sempre é notada pelos profissionais que se lançam neste segmento.

Em um ambiente cada vez competitivo quanto o da Internet, a incorporação de técnicas e ferramentas de marketing online no trabalho de assessoria de imprensa se torna uma questão de sobrevivência ou não neste mercado.

O grande erro da maioria das agências de assessoria de imprensa na Internet, é tentarem desenvolver este trabalho no meio online apenas transferindo práticas e rotinas utilizadas nos veículos tradicionais, para o ambiente online. Simplesmente não funciona.

Um mercado cada vez mais exigente

O futuro da assessoria de imprensa na Internet aponta para um mercado cada vez mais exigente e técnico, tanto do ponto de vista do consumidor, quanto por parte dos clientes. É preciso se adaptar a esse novo cenário para não ficar com um serviço defasado e ineficiente.

O consumidor digital é bombardeado por milhares de mensagens diariamente e é neste turbilhão que você precisa se destacar e conseguir entregar sua mensagem. Até mesmo em função desse bombardeio diário, o e-consumidor passa a ser mais seletivo em termos de informações as quais ele dedica sua atenção.

Como um dos grandes diferenciais das mídias online é sua incrível capacidade de segmentação, um dos focos de uma assessoria de imprensa digital deve ser justamente esse, entregar a mensagem certa para a pessoa certa. Disparar uma mensagem sem segmentação no ambiente online, é um verdadeiro “barata voa” publicitário.

A necessidade de integração com outras ações

No nível tecnológico em que nos encontramos hoje em dia, em termos de comunicação online e marketing nos meios digitais, uma assessoria de imprensa não pode ser encarada de forma isolada, como se não pertencesse ao conjunto de ações de marketing digital implementadas pelas marcas.

Além de divulgar um determinado conteúdo, uma assessoria de imprensa online precisa estar alinhada com outras ações de marketing digital, apoiando os esforços e potencializando-os. Hoje em dia, tudo no mundo digital está interconectado, portanto é preciso buscar essa sinergia.

O envio de um press release, por exemplo, pode ajudar na criação de um público segmentado em campanhas de Google Ads no Google, ou Facebook Ads. Pode também colaborar na etapa de link bulding no trabalho de SEO, otimização para ferramentas de busca.

No Inbound Marketing, por exemplo, contar com uma boa assessoria de imprensa online é fundamental para disseminar o material produzido. Tudo no marketing digital hoje em dia está conectado. Não existem ações isoladas, ou pelo menos não deveriam haver.

Dimensões distintas, como o marketing de busca e mídias sociais podem ser amplamente beneficiadas pelo trabalho de assessoria de imprensa na Internet, e isso é o que será cada vez mais cobrado pelos clientes. Trabalhar essa integração é agregar valor ao serviço e diferenciá-lo dos demais.

Comprovação de resultados de uma assessoria de imprensa na web

Uma outra coisa que uma assessoria de imprensa na Internet precisa trabalhar é na comprovação de resultados, já que o grande diferencial do marketing digital está justamente na capacidade de mensuração de resultados.

Essa, ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas uma questão técnica, que não interessa aos clientes. As marcas estão cobrando cada vez mais esse tipo de acompanhamento e aos poucos esse será um diferencial que irá separar quem ficará no mercado e quem estará fora.

A cobrança não é nem absurda nem fora de propósito, como já ouvi dizer por ai. Afinal de contas, se a empresa paga por um serviço, nada mais justo que essa empresa comprove, não só a execução, mas principalmente os benefícios que este serviço trouxe a imagem da marca.

  Leia mais no artigo Como Medir o ROI de Uma Assessoria de Imprensa

Assessoria de imprensa nas redes sociais

Outra dimensão do trabalho para uma assessoria de imprensa na Internet são as redes sociais, consideradas o veículo de maior alcance na web moderna. As marcas vêm buscando uma presença cada vez mais forte nas mídias sociais e um mercado gigantesco vem se criando nesta área.

A assessoria de imprensa nas redes sociais é um serviço cada vez mais procurado por pequenas, médias e grandes empresas, mas infelizmente, ainda são poucas as agências que oferecem este tipo de serviço de forma técnica e bem estruturada.

O que ainda vemos são agências, em sua grande maioria, oferecendo o que chamo de “Métricas da Vaidade”, ou seja, Curtidas e Seguidores, sem que isso represente necessariamente um retorno em termos de engajamento, geração de Leads ou exposição da marca.

A assessoria de imprensa nas mídias sociais precisa ir muito além de Curtidas. O marketing nas mídias sociais tem como objetivos o engajamento e a exposição da marca. Likes e Seguidores não significam necessariamente nenhum desses dois objetivos.

Por Alberto Valle no Blog da Academia do Marketing

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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