SEO para E-commerce – Otimização de lojas virtuais
Por falta de uma estratégia de SEO para E-commerce, muitas lojas virtuais de obterem uma boa colocação na busca orgânica do Google pela ausência de estrutura técnicas para implantação de um bom projeto de SEO.
Impressiona também o número de gestores de e-commerce que parecem ignorar as ferramentas disponíveis em suas plataformas de e-commerce.
Para ver como ia o SEO para e-commerce no Brasil, realizamos uma pesquisa em nossa consultoria e identificamos falhas estruturais graves que praticamente inviabilizam a obtenção em posicionamento privilegiado nas páginas de respostas do Google.
Falta de itens básicos de SEO para e-commerce
Nessa pesquisa contatamos que 92% das lojas pesquisadas não tinham elementos essenciais para a otimização em sites de busca, como o sitemap ou o arquivo robots .txt, questões básicas do SEO para e-commerce, principalmente agora que o Google anda querendo ser mais seletivo com as lojas virtuais.
Isso é preocupante, pois se em itens básicos como estes já existe um problema, imagine questões mais sofisticadas como estruturas de URL, entre outras.
URLs amigáveis no SEO de um e-commerce
Um dos aspectos mais importantes do SEO para e-commerce é a questão das URLs amigáveis em lojas virtuais.
Na nossa pesquisa, 62% das lojas analisadas não tinham implementado uma boa estrutura de URL para que suas páginas de detalhes de produtos, e consequentemente dificilmente conquistariam uma posição de destaque nas páginas de respostas do Google.
Quando a página de detalhes de produto tem uma URL do tipo www.sualoja.com.br/tv-sony-bravia-mod1.php do que www.sualoja.com.br/produto/u6674r.php.
É uma questão simples de otimização para e-commerce, mas parece que vem sendo ignorado por vários administradores de lojas virtuais.
Erro nas estrutura das Meta Tags
Piorando a situação descrita acima, verificamos também que 43% das lojas virtuais pesquisadas não apresentavam as Meta Tags únicas por produto, o que também é fundamental para um bom posicionamento no Google.
As Meta Tags são elementos essenciais para a conquista de uma boa posição no Google e por isso devem ser específicas para cada produto e altamente indexadas pela palavra-chave escolhida para aquele produto. Fora isso, fica difícil se destacar nas SERPs – Search Engine Response Pages.
Por que implementar uma estratégia de SEO para e-commerce?
O resultado dessa pesquisa deixou claro que o SEO para e-commerce é praticamente ignorado por vários gestores de comércio eletrônico acarretando assim sérios prejuízos em termos de acessos e consequentemente conversões.
O SEO para e-commerce atrai o tráfego mais qualificado da web para sua loja virtual
O tráfego originado pelas páginas de respostas do Google, por exemplo, é o tráfego mais qualificado e de maior potencial de conversão que uma loja virtual pode receber, e por isso mesmo, o mais importante para uma estratégia de marketing digital para e-commerce.
Em nosso curso de e-commerce, quando falo que os recursos de SEO são essenciais para a escolha de uma plataforma de e-commerce me refiro também à gestão desses recursos.
A maioria das plataformas de comércio eletrônico atualmente possui boas ferramentas de SEO para e-commerce, mas é necessário usá-las adequadamente. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.
Excelente artigo sobre a questão do SEO para e-commerce. Parabéns!
Olá Marcio
Fico bastante satisfeito em saber que meu artigo sobre a aplicação das técnicas de SEO no e-commerce foi de seu agrado.
Gostei muito do seu post sobre as técnicas de SEO no e-commerce. Vou acompanhar o seu blog. Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito.
Olá Marcos
Fico muito satisfeito em saber que você gostou do meu artigo sobre a aplicação das técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca no e-commerce. Uma loja virtual sem SEO está condenada ao fracasso.
Um grande abraço e sucesso!
E-commerce sem SEO é só entregar dinheiro para o Google e Facebook. Ótimo artigo!
Olá Mauro
Realmente. A aplicação das técnicas de SEO no e-commerce é uma ótima maneira de reduzir os gastos com anúncios pagos, tanto no próprio Google quanto no Facebook.