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Qual a melhor plataforma de blog?

Qual a melhor plataforma de blog?

A eterna dúvida sobre qual a melhor plataforma de blog é geralmente a primeira que surge para quem deseja iniciar a produção de conteúdo, seja com a intenção de divulgar uma empresa, produto ou serviço, por pura diversão ou então para ganhar dinheiro através da monetização de conteúdo com programas de afiliados como o Google AdSense ou outro programa de afiliados.

Na verdade, o que conhecemos como blog hoje, são as plataformas de gerenciamento de conteúdo, também conhecidas como CMS – Content Management Systems. O mercado conta basicamente com cinco grandes ferramentas deste tipo, onde uma delas se destaca e e se coloca em grande vantagem em relação às outras.

A pergunta sobre qual a melhor plataforma de blog começa a ser respondida aqui. Estatisticamente falando, todo mundo usa WordPress, ou pelo menos, aqueles que já identificaram seu potencial.

Para entender melhor, os dados acima mostram que o WordPress está em 23,9% de todos os sites da Internet. E entre as plataformas de CMS tem 60,3% do mercado. É válido destacar também, que o Blogger, plataforma de blogs do Google está apenas no quinto lugar em utilização.

Atrás do Magento, que é originalmente um plataforma open source focada em e-commerce, mas que possui módulos para criação de blogs. Para melhor entendimento, o contrário acontece com o WordPress, originalmente com foco em administração de conteúdo de blogs, conta com plugins que podem transformá-lo em um e-commerce.

Por que a preferência pelo WordPress

Como você pode ver, quando a questão é qual a melhor plataforma para blog, a preferência pelo WordPress é gigantesca. Isso logicamente não é à toa, e se você ainda não se definiu ou está de chegada ao mundo dos blogs deve estar se perguntando: Por que será que todo mundo usa o WordPress?

O grande diferencial da plataforma WordPress são os Plugins. Pense nos plugins como aplicativos para seu smartphone, que adicionam funcionalidades que originalmente eles podem não teriam. Se tratando de uma plataforma de código aberto, as possibilidades se tornam infinitas.

Outro ponto importante são seus “Temas”, interfaces desenvolvidas como templates para aplicar aos blogs e alterar totalmente o visual. Existe uma diversidade grande de temas gratuitos para todos os usuários.

Além destes temas gratuitos, existem também outros, profissionais, desenvolvidos por empresas especializadas, como os encontrados no Theme Forest, que custam em torno de U$ 50, mas valem a pena, pela qualidade do design e funcionalidades extras.

Se o seu negócio é ganhar dinheiro com o Google AdSense, o WordPress também ganha disparado das outras opções de plataformas para criação de blogs, tanto que em nosso Curso de Google AdSense, adotamos como plataforma padrão para nossos exemplos e tutoriais.

Com atualizações constantes ao longo dos últimos dois anos, os blogs em WordPress têm usufruído de inúmeras melhorias, como ferramentas de edição de mídia, suporte completo para Emojis e interfaces totalmente responsivas.

Com todos estes benefícios, ele continua sendo o Rei da Personalização, com milhares de plugins e temas disponíveis para instalação que o tornam uma plataforma adaptável a todo tipo de negócio.

Confira o infográfico abaixo, onde listamos os seis principais motivos que levam as pessoas a utilizarem o WordPress.

Agora que você já sabe qual a melhor plataforma de blog, o que acha de começar o seu? O sistema você já sabe o que usar, agora é desenvolver seu conteúdo, implementar seus anúncios de AdSense e faturar.

Publicado originalmente no blog do Curso de AdSense

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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