Prazo de retorno do investimento no e-commerce

Veja neste artigo os diversos fatores que afetam o prazo de retorno do investimento no e-commerce e como você pode adaptar o seu plano de negócios para que suas projeções financeiras sejam mais realistas do ponto de vista de fluxo de caixa e ponto de equilíbrio do negócio.

O que determina o prazo de retorno do investimento no e-commerce

Existe uma certa confusão em torno do retorno do investimento no e-commerce, principalmente de parte de alguns novos empreendedores digitais.

Criou-se um mito de que na Internet o retorno do investimento em um determinado projeto é imediato, crença que às vezes causa uma profunda decepção em quem, antes de montar sua loja virtual, não se informou adequadamente sobre o ambiente de negócios com o qual iria se deparar.

O retorno do investimento no e-commerce obedece à mesma lógica aplicada no varejo físico. Dependendo do projeto e do apelo que ele traz, pode ser bem curto, mas se o ambiente for mais competitivo, temos que trabalhar com um horizonte temporal maior.

É por isso que em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre indicamos que os novos empreendedores online optem por trabalhar em nichos de mercado.

As variáveis para o retorno do investimento no e-commerce

Podemos passar horas falando sobre o prazo de retorno do investimento no e-commerce, mas o fato é que isso depende de uma série de variáveis que irão afetar o desenrolar do processo.

Margem de lucro é determinante para o retorno do investimento no e-commerce

A margem de lucro é fundamental para determinação do prazo de retorno do investimento no e-commerce como em qualquer investimento no mundo físico.

Em função das distorções econômicas de nosso país, alguns segmentos ficam quase impraticáveis para o comércio eletrônico em função das baixas margens praticadas, notadamente aqueles que enfrentam a concorrência com produtos chineses.

Qual é o prazo re retorno do investimento no e-commerce

Segmento de atuação

Quanto mais nicho for o mercado em que você pretende atuar menor será o prazo de retorno do investimento em seu comércio eletrônico.

A explicação é bem simples, a concorrência é menor e geralmente as margens de lucro são maiores, justamente pela falta de concorrência.

O e-commerce no Brasil ainda está em um estágio inicial e por isso existem áreas que não foram sequer arranhadas. Existem muitas minas de ouro espalhadas por ai, acredite.

Capacitação de pessoal reduz o prazo de retorno do investimento

Estamos vivendo um momento em que ocorre uma transição do capital financeiro para o capital humano nas empresas. Pessoal capacitado é essencial para o sucesso de qualquer negócio, e no e-commerce isso é mais sensível ainda.

Uma equipe capacitada, principalmente na área do marketing digital, é essencial para fazer com que o retorno do investimento ocorra no menor prazo possível.

a

Comércio eletrônico também é percepção de novas oportunidades de negócios e uma equipe treinada para identificar essas oportunidades, certamente será um diferencial para o seu e-commerce.

Velocidade e capacidade de transformação

Para que o retorno do investimento no e-commerce seja o maximizado e no menor tempo possível, é importante também que a empresa tenha capacidade de identificar tendências e mudanças tanto em termos tecnológicos quanto em relação aos hábitos dos consumidores.

O caminho para isso é a análise detalhada dor relatórios fornecidos pelo Google Analytics ou qualquer outro software de monitoramento de tráfego que você estiver usando em sua loja virtual.

A Web Análise é a melhor bússola para o seu e-commerce. Por isso, é importante que você, na hora de escolher a sua plataforma de e-commerce, se certifique que ela possui a opção de uso do Google Analytics para e-commerce. É uma versão especial do GA para comércio eletrônico, com um grupo de métricas e dimensões especiais para vendas pela Internet.

Quando você for avaliar o prazo de retorno do investimento no e-commerce, tenha uma visão do negócio como um todo e não somente pelo aspecto numérico, pois a quantificação de algumas variáveis é bem subjetiva. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Artigos Relacionados

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Marcos

      Este é um grande problema de interpretação do negócio. Existe sim um prazo de maturação do negócio como em outro qualquer. Achar que o prazo de retorno do investimento no e-commerce é quase que imediato, é no mínimo ingenuidade.

Deixe um comentário para Alberto Valle Cancelar resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

E-commerce

Fraudes Com Cartões de Crédito em Lojas Virtuais

As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais são um dos maiores riscos para...

Mais Lidos em E-commerce

Últimas Publicações

Buscar no Site