O planejamento estratégico digital da campanha de Barack Obama 2012 impressionou pela sequencia bem dosada das ações que proporciona oportunidades de engajamento a todo o momento fazendo dela não apenas uma campanha de divulgação, mas também um movimento de participação político eleitoral. O slogan Are You In? transcende a mensagem e provoca uma verdadeira convocação do eleitor a participar de forma ativa no processo de conquista eleitoral.
Fica claro para os profissionais de marketing político digital o cuidado com o planejamento estratégico da campanha eleitoral à medida que cada ação de marketing político se encaixa perfeitamente em uma sequencia lógica de apelo ao engajamento. Os marqueteiros de Barack Obama não queriam apenas o voto do eleitor, mas também sua participação como cabos eleitorais do atual presidente.
Por um dever de ofício, acompanhei e participei da campanha eleitoral de Barack Obama e percebi o grau de coordenação das ações de marketing de sua equipe. Cada email que recebia e outras ações que visavam criar um contato direto e pessoal com o eleitor, denotavam uma integração total com o planejamento macro da campanha. Isso é planejamento estratégico digital em uma campanha de marketing político.
Além do uso magistral das mídias sociais e todos os recursos e oportunidades que elas oferecem em a uma campanha de marketing político eleitoral, percebe-se a prefeita integração das diversas outras armas que compõem o arsenal do marketing digital como e-mail marketing perfeitamente alinhado com o momento da campanha, auto responders e outras formas de ação que mostram claramente que não existe iniciativa isolada ou que não tenha sido meticulosamente elaborada.
Já sei que alguns puristas do marketing digital vão me atirar pedras por estar elogiando o uso robôs para responder a algumas interações dos eleitores, mas depois que eles pensarem bem, concordarão que em uma campanha política envolvendo milhões de eleitores, não existe outra forma. É justamente ai que entra o planejamento estratégico digital na campanha. Como utilizar sistemas automáticos de relacionamento digital eleitoral sem perder o toque de relacionamento pessoal tão necessário a uma campanha de marketing político eleitoral na Internet.
Marketing político digital exige planejamento, estratégia e antecipação. Não adianta chegar a dois meses da eleição e ai sim querer criar uma presença digital para aproveitar uma parcela do eleitorado que só cresce no Brasil. A candidatura que enveredar por este caminho, certamente estará fadada ao fracasso. Não é por acaso que colocamos a questão do planejamento estratégico digital em destaque no início do nosso curso de marketing político digital. Sem ele, o resto não faz o mínimo sentido.
Por isso, #FicaaDica, antes de pensar em criar um blog para o candidato, um perfil no Twitter ou uma página no Facebook, dedique seu tempo ao planejamento estratégico digital da campanha, porque é ele que ganhará a eleição.
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