Facebook

O segredo do Facebook

O segredo do Facebook desvendado

Algumas vezes as pessoas me perguntam qual é o grande segredo do Facebook e a minha resposta é imediata: Testes. Isso mesmo, se você quer ter sucesso em Facebook Marketing e Facebook Ads, o grande segredo é testar o que dá mais certo para você.

É claro que conhecer a fundo a teoria que está envolvida por trás é fundamental, em mais de três anos de trabalho com essa ferramenta estou cada vez mais convencido que o pulo do gato mesmo são os testes.

Um dos grandes erros dos novatos é achar que o Segredo do Facebook está na quantidade de fãs, e isso leva muita gente a se decepcionar com os resultados. Em nosso curso de Facebook Marketing chamo muito atenção ao fato de que fãs, sem engajamento, não servem para absolutamente nada, e em alguns casos pode até prejudicar o seu EdgeRank, por exemplo. De que adianta uma página ter milhares de fãs se o engajamento é menor que 1% deles?

Não existe fórmula mágica para Facebook Marketing

Coloco sempre muito peso na formação profissional e um conhecimento profundo das técnicas e ferramentas, além do constante aprimoramento através de seminários e leituras dos sites de referência, mas a prática é que irá lhe ajudar a descobrir os verdadeiros Segredos do Facebook, como acontece em outras áreas do marketing digital.

Vejamos por exemplo a questão do conteúdo. Qual o melhor conteúdo para postagens no Facebook, do ponto de vista do engajamento? Temos algumas regras e dicas básicas, como as perguntas e assuntos polêmicos, mas será que isso funciona para todo mundo? Não. Pode funcionar para um grupo, mas em outros casos, tendo-se o mesmo público alvo, a formuleta falha. Como explicar isso? Qual o caminho a seguir então?

A mesma coisa acontece com os Facebook Ads. Quando falamos dos cinco elementos dos anúncios em nosso curso de Facebook Ads, bato muito na tecla das imagens, já que elas são talvez o mais importante elemento desse tipo de anúncio. Nesta área também temos nossas regras e dicas básicas, que podem funcionar para uns e para outros, ser um verdadeiro fiasco. Como resolver esta questão.

O segredo do sucesso no Facebook está nos testes

Quem vai lhe revelar o caminho a seguir são os testes, estes sim, o verdadeiro Segredo do Facebook Marketing. Vejamos o caso do conteúdo. Se você está começando uma página agora, deve elencar uns dez tipos de conteúdos, que você acredita que venham a agradar ao seu público e consequentemente criar engajamento. A análise da concorrência é um bom caminho para esta seleção (falei análise e não cópia). Trabalhados estes conteúdos por um mês, por exemplo, qual deles trouxe melhor resultado?

Vá no Facebook Insights e exporte esses dados. Pegue os três ou quatro com resultados mais fracos e substitua por outros, ou então dê uma outra abordagem a eles. Qual o resultado então? O segredo está ai, teste de desempenho. São os testes que irão lhe fornecer uma pauta editorial vencedora, e não fórmulas milagrosas ou montanhas de curtidas sem engajamento posterior.

A mesma coisa no caso dos Facebook Ads. Que tipo de imagem, por exemplo, está retornando o melhor CTR ou a melhor taxa de conversão? Por default, o Facebook atualmente lhe oferece atualmente seis opções de imagens para teste. Use e abuse desse recurso! Teste imagens femininas, masculinas, com texto, sem texto, com borda, sem borda, varie cores e tudo mais que for possível.

Exporte os resultados no Power Editor e pronto. Terá nas suas mão o tão cobiçado Segredo do Facebook. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Publicado originalmente no Blog da Academia do Marketing

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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