Se você ainda não sabe o que é marketing de conteúdo, pode estar perdendo oportunidades para alavancar o seu negócio através de uma estratégia que vem ganhando adotada por um número crescente de empresas.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração de clientes através da criação de conteúdos relevantes, como artigos, e-books, vídeos e publicações nas redes sociais.
O que diferencia o Marketing de Conteúdo de outras estratégias de marketing online é que nele, não fazemos a promoção direta da marca, produto ou serviço.
Nele, atraímos potenciais clientes através da apresentação de soluções para seus problemas.
Se você ainda não sabe exatamente o que é marketing de conteúdo, não tem problema, pois neste artigo vamos trazer um roteiro completo sobre estra estratégia de marketing digital.
Nele, vamos abordar as principais dúvidas que as pessoas ainda possuem sobre o marketing de conteúdo, como por exemplo:
1 – Quais são os pilares do marketing de conteúdo?
2 – Qual a importância do marketing de conteúdo?
3 – Quais as vantagens do marketing de conteúdo?
4 – Onde aplicar o marketing de conteúdo?
5 – Como planejar uma estratégia de marketing de conteúdo?
6 – Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são a mesma coisa?
7 – Quanto custa o marketing de conteúdo?
Ao final da leitura você saberá como fazer marketing de conteúdo da maneira certa e atrair novos clientes para o seu negócio.
Confira abaixo o que é marketing de conteúdo e quais são seus principais elementos. Um guia completo onde vamos abordar diversos aspectos desta que é uma das estratégias de marketing digital de maior crescimento nos últimos anos.
O que geralmente encanta as pessoas que ainda não sabe o que é marketing de conteúdo é a simplicidade dos seus fundamentos. Os pilares do marketing de conteúdo são extremamente simples, o que o deixa ainda mais interessante.
Quando trabalhamos nesta dimensão do marketing digital, promovemos uma completa inversão do que a maioria das pessoas entende como publicidade.
Ao contrário do marketing convencional, no marketing de conteúdo não fazemos uma divulgação direta da masca, seus produtos e serviços, mas oferecemos soluções para os problemas e dores que nosso público-alvo enfrenta.
Por isso, podemos definir o que é marketing de conteúdo como uma estratégia de atração de clientes através da produção de conteúdo relevante, entregue através de artigos, vídeos, e-books outras mídias digitais.
A importância do marketing de conteúdo é inquestionável no momento atual. O marketing de conteúdo tem um papel de destaque entre as estratégias de marketing digital que utilizamos no nosso dia a dia, seja para a geração de tráfego para o site ou pelo seu enorme potencial para a geração de Leads.
Uma das principais metas dentro de um plano de marketing digital é justamente posicionar a marca como uma referência em sua área, e o marketing de conteúdo é fundamental nesta função.
O que é marketing de conteúdo se não uma forma de mostrar o que a marca pode fazer para ajudar seus clientes em potencial a resolverem os problemas e desafios que enfrentam no dia a dia?
Além de apresentar as expertises e soluções que a marca oferece, o marketing de conteúdo oferece oportunidades a serem exploradas por diversas outras dimensões do marketing digital.
É natural que quem deseja saber o que é marketing de conteúdo tenha um interesse especial em saber quais são os seus benefícios dessa estratégia.
As vantagens do marketing de conteúdo são inúmeras, mas para focarmos nas principais, podemos citar algumas como por exemplo:
Uma das grandes vantagens do marketing de conteúdo é que ele não trabalha de maneira isolada e pode ajudar em diversas outras dimensões do marketing digital.
O que é marketing de conteúdo? É uma estratégia que dá “liga” entre diversas outras ações, criando uma verdadeira sinergia entre as suas ações de marketing digital.
Agora que você já tem uma boa sobre o que é marketing de conteúdo, seus fundamentos e benefícios, vejamos então onde aplicar o marketing de conteúdo em nossas estratégias de marketing digital.
O marketing de conteúdo pode ser utilizado nas mais diversas dimensões do marketing digital, como por exemplo:
Saber o que é marketing de conteúdo não basta. É importante que você saiba também como extrair o máximo do conteúdo que você produz.
Por exemplo, um artigo pode ser roteirizado e se transformado em um vídeo para o seu canal no YouTube. A recíproca também é verdadeira. Um vídeo de alto engajamento pode ser transformado em um artigo para o seu blog.
Para aqueles que querem mergulhar mais afundo no assunto, não adianta apenas saber o que é marketing de conteúdo, é preciso antes de tudo saber como fazer o planejamento estratégico inicial.
Antes mesmo de começar a produzir qualquer tipo de conteúdo, você precisa estabelecer um funil de vendas, para adequar a sua mensagem a cada uma das etapas da Jornada de Compra do Consumidor.
Os tipos de conteúdos que você irá criar, precisam obedecer a lógica das diversas etapas do funil e o nível de consciência do consumidor. Por isso, vamos ter que produzir conteúdo para cada uma destas fases:
Para adequarmos o conteúdo a cada uma dessas etapas é necessário que você faça um levantamento da Persona de Marketing que representa o público que você deseja impactar.
Não é por outro motivo que em nosso Curso de Produção de Conteúdo Para Redes Sociais, colocamos o módulo sobre a criação da Persona de Marketing logo no início, pois ele é fundamental para as diversas ações nesta área.
Na elaboração da Persona de Marketing, você deverá levantar os interesses, dores e obstáculos do seu público para poder apresentar soluções que sejam adequadas a estes problemas.
O conteúdo deve estar alinhado com as necessidades específicas de cada uma das fases do funil de conversão. Afinal de contas, o que é marketing de conteúdo, se não oferecer soluções, como dissemos anteriormente.
Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que ainda não sabem em detalhes o que é marketing de conteúdo. A resposta é não.
Muito embora sejam constantemente confundidos, o Marketing de Conteúdo é uma parte do que chamamos de Inbound Marketing, que é uma estratégia muito mais ampla, envolvendo diversos canais digitais.
Para saber com mais detalhes o que diferencia uma estratégia da outra, sugerimos que você leia o artigo A Diferença Entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, publicado aqui em nosso blog.
Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e suas vantagens, é natural que tenha interesse em saber qual o custo de uma estratégia dessas.
A resposta varia, pois tudo vai depender do tipo e volume que você irá produzir. O que eu posso lhe garantir é que além de ser uma estratégia que gera tráfego e Leads contínuos para o seu site, blog ou loja virtual, custa bem menos, que por exemplo, a mídia paga.
Algumas pesquisas mostram que uma estratégia de marketing de conteúdo chega a custar 40% a menos do que outras estratégias, como a mídia paga, citada anteriormente.
Se você me perguntar o que é marketing de conteúdo, uma das minhas respostas é que é uma estratégia que além de reduzir custos, aumenta o tráfego e autoridade do seu site.
Em seu livro Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século XXI, Rafael Rez diz que existem atualmente dois ativos extremamente valorizados, o tempo e a atenção das pessoas.
Um dos objetivos do marketing de conteúdo é justamente conquistar estes dois ativos tão valiosos nos dias de hoje através de uma estratégia simples e econômica.
Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e sua importância no contexto do marketing digital, o que acha de incorporar esta estratégia em seu site.
Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing
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