Conhecer o processo de monetização de sites com programas de afiliados é uma importante ferramenta, seja para construir um site, blog ou loja virtual com esse fim específico ou para colocar essa como segunda fonte de receita de um projeto.
Quando se trata de trabalhar com programas de afiliados, existem diversas formas de monetizar um projeto.
Estratégias de divulgação sempre são importantes quando o objetivo é ganhar dinheiro. E a melhor forma de se ganhar dinheiro na internet a longo prazo é a através de programas de afiliados, com toda a certeza!
Por isso, reunimos neste artigo algumas dicas de monetização de sites com programas de afiliados, baseados em algumas experiências que tivemos ao longo de alguns anos de trabalho com isso.
Diferentemente do que acontece em muitos cursos na internet, em que o internauta recebe apenas uma estratégia para divulgar o seu negócio, ou o negócio dos outros, e depois não consegue os resultados esperados, é preciso ter em atenção que cada nicho é um nicho, e nem todos os negócios são rentáveis da mesma forma.
Já tive a chance de abordar esta questão sobre a monetização de sites com programas de afiliados anteriormente no artigo Ideias de Nichos Rentáveis Para Blogs e Sites.
Uma determinada abordagem em um negócio, não significa que você consiga os mesmos resultados com a mesma técnica em outro negócio.
É isso que os “gurus” e “vendedores de potes de ouro” que andam soltos pela Internet, se esquecem de dizer para os iniciantes incautos.
A primeira dica sobre monetização de sites com programas de afiliados, e também a mais comum, é através de display. Display significa apresentar, o que neste caso seria apresentar banners publicitários.
O display de banners publicitários é uma das formas mais antigas de publicidade na internet e também uma das que piores resultados gera neste momento.
Existem formas bem mais interessantes de ganhar dinheiro com programas de afiliados na internet, além de banners publicitários.
Ainda assim, para projetos com muito tráfego, os banners podem ser um excelente complemento de renda, partindo do princípio de que se tratam de banners contextualizados com o conteúdo do seu site.
Quanto maior a contextualização do banner com o conteúdo, maior é a probabilidade de um determinado visitante clicar nele e se interessar pelo produto que você está indicando.
Para gerar mais cliques, é também importante que você utilize as melhores posições para dar um maior destaque a esses banners.
Logicamente, um banner de 728×90 no topo de um site, tende a render mais do que um banner do mesmo formato no final do site.
O mesmo se aplica aos banners de 336×280 e 300×250, que devem ser colocados junto ao conteúdo do seu site, para gerar um maior retorno.
A segunda forma mais popular de monetização de sites com programas de afiliados são os reviews de produto. Este tipo de formato tende a ser extremamente rentável por se tratar de uma análise completa a um determinado produto.
Você deverá fazer uma análise extensiva das vantagens e desvantagens do produto, as opções do produto, porque razão o visitante deve comprar esse produto, porque razão você recomenda esse produto, etc.
As análises de produtos devem ser o mais completas possível, para que não deixem margem para dúvidas no leitor e o façam ir à procura de esclarecer essas dúvidas em outros sites que não o seu.
Além disso, as reviews devem estar localizadas em páginas clean, evitando dessa forma qualquer tipo de poluição visual como sidebar, categorias, banners publicitários, etc. Dessa forma o utilizador concentra-se naquilo que é mais importante: comprar o produto.
A nossa terceira dica sobre monetização de sites com programas de afiliados é através da automação do processo via e-mail marketing.
Isto significa fazer a captação de leads/contatos através de um formulário de captura, e depois montar toda uma sequência de emails que faça esse utilizador querer comprar o produto indicado por você.
Naturalmente, você precisará saber construir uma página de captura de emails, e montar um autoresponder através de e-mail marketing, para que a sua máquina trabalhe em piloto automático.
Existem diversas estratégias que você poderá optar nesta estratégia. Utilizar o registro obrigatório no seu site e com a base de assinantes registrados programar as suas campanhas, ou então outros formatos diversificados, como o registro via Facebook, Mobile Apps com registro obrigatório, etc.
Outra forma que atende às necessidades de um projeto de monetização de sites com programas de afiliados é a utilização de Text-Links – links de texto, e contextualização.
Imagine um determinado tipo de conteúdo, em que você faz a contextualização do conteúdo com o produto.
A monetização de sites através dessa estratégia é eficiente já que isso gera um impacto muito grande junto dos seus leitores, o que acaba por gerar uma maior conversão. É uma maneira inteligente de fazer a divulgação de links de afiliados.
Imagine que você monta uma lista de dicas e recomendações para os seus leitores, e em cada uma dessas dicas, você coloca um link de texto para uma ferramenta da qual você é afiliado?
Quanto mais você conseguir contextualizar o seu conteúdo com os programas de afiliados com que você trabalha, maiores serão as probabilidades de sucesso e conversão.
Não esquecer que links de texto, botões e afins, tratando-se de links de afiliado, devem levar sempre o atributo rel=”nofollow” para evitar impactos negativos em seu SEO.
O Google não gosta nada de links de afiliados, portanto, proteja-se aplicando um NoFollow nesse tipo de links. Por isso, a monetização de sites com programas de afiliados desta forma precisa ser feita tomando-se alguns cuidados.
Outra para quem está em dúvida sobre o processo de monetização de sites com programas de afiliados é o PPC – Pay-Per-Click. Anúncios no Facebook Ads e Google Ads sempre são uma forma eficiente de comprar tráfego para os seus projetos.
Você só precisa de estar atento quanto às regras desses programas, uma vez que você não pode divulgar links de afiliado diretamente.
Isso significa que você tem de monitorar o caminho dos visitante, levando-os para uma página de conteúdo do seu site, uma squeeze page ou uma landing page, e depois converter esses acessos em dinheiro.
Tenha especial atenção às políticas de utilização de ambas as plataformas de anúncios, para não ficar com a sua conta bloqueada.
Desenvolva uma Landing Page onde você fala sobre o produto, explica as vantagens de desvantagens dele, coloca conteúdo relevante ao assunto, textos, vídeos, etc.
Nossa dica final sobre monetização de sites com programas de afiliados é o uso de estratégias de remarketing.
Já imaginou como seria você conseguir divulgar somente para pessoas que passaram no seu site?
A sua taxa de conversão seria muito mais alta, certo? O remarketing permite a você fazer isso.
No Facebook Ads, por exemplo, você pode criar um público personalizado, instalar o Pixel de Conversão no seu site e automaticamente o Facebook cria o seu público com base nos visitantes que são tagueados pelo remarketing.
Isso permite que você faça campanhas de anúncios somente para esse tipo de internautas, o que irá gerar um resultado muito maior.
No Google Ads o esquema é semelhante. Você cria uma tag de remarketing, coloca no <head> do seu site e começa automaticamente a tagear todos os visitantes que passarem pelo seu site.
Depois você pode realizar campanhas exclusivas para esses visitantes, o que aumenta gradativamente a sua conversão e naturalmente as suas vendas.
Em ambas as situações, o ideal é que você tenha um site ou blog, onde tenha conteúdo e tráfego constante.
Embora a monetização de sites com programas de afiliados seja uma estratégia interessante para montar um negócio online, existem outras alternativas.
Por exemplo, se você montar uma boa estratégia de afiliados no Instagram, poderá transformar seu perfil em uma ótima fonte de geração de renda.
Os programas de afiliados no Instagram ganhar cada vez mais espaço, uma vez que essa é sem dúvida a rede social mais usada pelos brasileiros atualmente.
Agora que você já tem uma boa ideia sobre o processo de monetização de sites com programas de afiliados o que acha de analisar as opções e implementar aquelas mais viáveis para o seu site. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.
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