Em tempos online o marketing pessoal nas redes sociais passou a ser uma obrigação e não mais apenas uma opção. Cada vez mais a referência do mundo moderno se encaminha para as redes sociais e é nesse cenário que o marketing pessoal nas redes sociais ganha cada vez mais importância, principalmente no mundo corporativo. Porém, ter uma presença nas redes sociais é muito mais do que simplesmente criar um perfil. É trabalhar esse perfil como um verdadeiro cartão de visitas digital. Atualmente, a pesquisa por informações profissionais passa obrigatoriamente pelas redes sociais como Twitter, Facebook e LinkedIn e por isso o marketing pessoal nas redes sociais é tão importante nos dias de hoje.
Como em qualquer campanha de marketing nas redes sociais, também o marketing pessoal exige planejamento estratégico. Muita gente ao ouvir isso pensa que essa abordagem tira a espontaneidade do perfil e distorce as verdadeiras informações sobre a pessoa, mas não é bem assim. O marketing pessoal nas mídias sociais precisa ser estruturado por um único motivo: ele também possui uma meta a ser alcançada, que é a projeção pessoal, e como nós sabemos, para se atingir um determinado objetivo é necessário um planejamento prévio. Pronto, estamos diante de uma situação de planejamento estratégico digital para o marketing pessoal nas redes sociais. Simples assim. Obviamente esse planejamento é bem mais fácil de ser feito do que o planejamento de uma campanha online para promoção de um produto ou empresa, pois os objetivos são bem mais específicos.
Qualquer ação de marketing pessoal nas redes sociais tem um objetivo claro divulgar quem é o profissional, dando uma prévia de quem é a pessoa, quais são suas habilidades e expertises, aspirações profissionais e o que vem sendo feito para alcançá-las. Basicamente, é o que fazemos quando estamos trabalhando uma campanha de marketing político eleitoral. Portanto, basicamente, os objetivos de uma campanha de marketing pessoal nas redes sociais são:
Antes de sair por ai criando blogs e perfis, detalhe qual será sua estratégia de marketing pessoal nas mídias sociais. Minha sugestão inicial é que você defina o tipo de conteúdo que irá publicar, a linha editorial em cada rede social, a frequência de publicação e como será feita a interação com o público. Lembre-se que cada uma das redes envolvidas no seu projeto tem uma linguagem específica, uma maneira única de se comunicar. O marketing pessoal no Facebook tem um formato específico e marketing pessoal no LinkedIn tem um formato e procedimentos completamente diferentes. São estratégias distintas para o mesmo fim, a divulgação da sua marca pessoal. Para os profissionais de marketing digital isso soa, como algo bem comum, concordam? Pois é, marketing pessoal é isso ai, promover a marca Você. Obviamente nossa campanha de marketing pessoal pode ter uma estrutura mais elaborada (Google Analytics no blog pessoal não é exagero), mas o essencial é estar bem estruturada para poder ser facilmente administrada, evitando as armadilhas do marketing pessoal na Internet, que são muitas. O importante é ter uma diretriz Seu marketing pessoal nas redes sociais é uma verdadeira carta de apresentação, portanto, cuide bem dela.
Publicado originalmente no Blog da Academia do Marketing
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