Marketing Pessoal nas Mídias Sociais – Como fazer o seu

Em uma época em que todo mundo está conectado o marketing pessoal nas mídias sociais passou a ser uma obrigação e não mais apenas uma opção de promoção pessoal.

Atualmente, grande parte das referências do mundo moderno passa pelas mídias sociais e é nesse cenário que o marketing pessoal nas mídias sociais ganha cada vez mais importância, principalmente entre empreendedores e no mundo corporativo.

Porém, ter uma presença séria nas redes sociais é muito mais do que simplesmente criar um perfil. É trabalhar esse perfil como um verdadeiro cartão de visitas digital. As mídias sociais passaram a ser, em muitas das vezes, seu primeiro ponto de contato profissional ou comercial na web.

Em qualquer área de atuação, a pesquisa por referências profissionais passa obrigatoriamente pelas mídias sociais como Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e LinkedIn e por isso o marketing pessoal nas redes sociais é tão importante nos dias de hoje, seja qual for a área de atuação do profissional.

Vale a pena dedicar um tempo para essa tarefa, pois o retorno é garantido, se você fizer a coisa certa, com planejamento e método.

Planejando seu marketing pessoal nas mídias sociais

Tudo começa, como sempre, pelo planejamento. Como em qualquer campanha de marketing nas mídias sociais, também o marketing pessoal exige planejamento estratégico digital para que surta resultados satisfatórios.

Essa abordagem leva algumas pessoas a acharem que a aplicação de um método tira a espontaneidade do perfil  nas redes sociais e distorce as verdadeiras informações sobre a pessoa, mas não é bem assim.

A proposta é fazer um perfil relevante e bem organizado, com foco na promoção pessoal, e para isso é necessário ser verdadeiro.

Uma ação de marketing pessoal nas redes sociais precisa ser estruturada por um único motivo: ela também possui uma meta a ser alcançada, que é a promoção pessoal, e para se atingir um determinado objetivo é necessário um planejamento prévio.

Pronto, estamos diante de uma situação de planejamento estratégico digital para o marketing pessoal nas redes sociais. Não se trata de forjar um perfil, mas adequá-lo à proposta, meios e ferramentas disponíveis.

O planejamento de uma campanha de marketing pessoal na Internet é bem mais fácil que uma campanha de marketing nas redes sociais voltado para empresas por ter relativamente menos canais e metas do que uma campanha corporativa.

Recentemente publiquei um artigo bastante completo sobre isso no portal Marketing Pessoal .Net, sob o título Como Criar Um Plano de Marketing Pessoal nas Mídias Sociais, que vale a pena conferir.

Diretrizes de uma campanha de marketing pessoal nas mídias sociais

O objetivo básico de uma ação de marketing pessoal nas mídias sociais é divulgar quem é o profissional, expondo quem é você, suas habilidades, expertises, aspirações profissionais e o trabalho que vem sendo feito para atingi-las.

Portanto, basicamente, os objetivos de uma campanha de marketing pessoal nas redes sociais são:

  • Branding pessoal nas mídias sociais;
  • Promover a divulgação de trabalhos, ideias e realizações do profissional;
  • Criação de relacionamentos com empresas e profissionais do setor.

Marketing pessoal nas redes sociais

Criando estratégias de marketing pessoal nas mídias sociais

Não saia por ai criando blogs e perfis sem um objetivo e caminho claro. Faça um detalhamento de como será a sua campanha de markting pessoal na Internet antes de colocar suas mão no teclado.

Comece por detalhar estratégia de marketing pessoal nas redes sociais. Minha sugestão para quem está começando é:

  • Defina qual o tipo de conteúdo que irá publicar em seus canais;
  • Qual será a linha editorial em cada mídia social;
  • Determine qual será a frequência de publicação em seus canais;
  • Defina como será feita a interação com o público (ferramentas e monitoramento).

Para quem é profissional de marketing digital isso soa, como algo bem comum, concordam? Pois é, marketing pessoal é isso ai, promover a marca Você. Por isso, leve muito a sério esse planejamento, já que, ele é quem definirá o sucesso ou não da sua campanha.

Não porque se trata de uma campanha de marketing pessoal que ela não merece sofisticação em termos de tecnologia. Usar, por exemplo, o Google Analytics no blog pessoal não é exagero.

O essencial é a campanha estar bem estruturada para poder ser facilmente administrada, evitando tropeços na sua campanha de marketing pessoal na Internet. Ter um conjunto de diretrizes é essencial, volto a dizer.

Lembre-se sempre que o marketing pessoal nas mídias sociais corresponde a um currículo social, ou seja, uma vitrine pessoal nas redes sociais e portanto, todo cuidado é pouco. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Marketing pessoal nas mídias sociais
5 (100%) 10 votes
Há mais de 12 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here