Marketing Pessoal nas Mídias Sociais – Como fazer o seu

Em uma época em que todo mundo está conectado o marketing pessoal nas mídias sociais passou a ser uma obrigação e não mais apenas uma opção de promoção pessoal.

Atualmente, grande parte das referências do mundo moderno passa pelas mídias sociais e é nesse cenário que o marketing pessoal nas mídias sociais ganha cada vez mais importância, principalmente entre empreendedores e no mundo corporativo.

Porém, ter uma presença séria nas redes sociais é muito mais do que simplesmente criar um perfil. É trabalhar esse perfil como um verdadeiro cartão de visitas digital. As mídias sociais passaram a ser, em muitas das vezes, seu primeiro ponto de contato profissional ou comercial na web.

Em qualquer área de atuação, a pesquisa por referências profissionais passa obrigatoriamente pelas mídias sociais como Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e LinkedIn e por isso o marketing pessoal nas redes sociais é tão importante nos dias de hoje, seja qual for a área de atuação do profissional.

Vale a pena dedicar um tempo para essa tarefa, pois o retorno é garantido, se você fizer a coisa certa, com planejamento e método.

Planejando seu marketing pessoal nas mídias sociais

Tudo começa, como sempre, pelo planejamento. Como em qualquer campanha de marketing nas mídias sociais, também o marketing pessoal exige planejamento estratégico digital para que surta resultados satisfatórios.

Essa abordagem leva algumas pessoas a acharem que a aplicação de um método tira a espontaneidade do perfil  nas redes sociais e distorce as verdadeiras informações sobre a pessoa, mas não é bem assim.

A proposta é fazer um perfil relevante e bem organizado, com foco na promoção pessoal, e para isso é necessário ser verdadeiro.

Uma ação de marketing pessoal nas redes sociais precisa ser estruturada por um único motivo: ela também possui uma meta a ser alcançada, que é a promoção pessoal, e para se atingir um determinado objetivo é necessário um planejamento prévio.

Pronto, estamos diante de uma situação de planejamento estratégico digital para o marketing pessoal nas redes sociais. Não se trata de forjar um perfil, mas adequá-lo à proposta, meios e ferramentas disponíveis.

O planejamento de uma campanha de marketing pessoal na Internet é bem mais fácil que uma campanha de marketing nas redes sociais voltado para empresas por ter relativamente menos canais e metas do que uma campanha corporativa.

Recentemente publiquei um artigo bastante completo sobre isso no portal Marketing Pessoal .Net, sob o título Como Criar Um Plano de Marketing Pessoal nas Mídias Sociais, que vale a pena conferir.

Diretrizes de uma campanha de marketing pessoal nas mídias sociais

O objetivo básico de uma ação de marketing pessoal nas mídias sociais é divulgar quem é o profissional, expondo quem é você, suas habilidades, expertises, aspirações profissionais e o trabalho que vem sendo feito para atingi-las.

Portanto, basicamente, os objetivos de uma campanha de marketing pessoal nas redes sociais são:

  • Branding pessoal nas mídias sociais;
  • Promover a divulgação de trabalhos, ideias e realizações do profissional;
  • Criação de relacionamentos com empresas e profissionais do setor.

Marketing pessoal nas redes sociais

Criando estratégias de marketing pessoal nas mídias sociais

Não saia por ai criando blogs e perfis sem um objetivo e caminho claro. Faça um detalhamento de como será a sua campanha de markting pessoal na Internet antes de colocar suas mão no teclado.

Comece por detalhar estratégia de marketing pessoal nas redes sociais. Minha sugestão para quem está começando é:

  • Defina qual o tipo de conteúdo que irá publicar em seus canais;
  • Qual será a linha editorial em cada mídia social;
  • Determine qual será a frequência de publicação em seus canais;
  • Defina como será feita a interação com o público (ferramentas e monitoramento).

Para quem é profissional de marketing digital isso soa, como algo bem comum, concordam? Pois é, marketing pessoal é isso ai, promover a marca Você. Por isso, leve muito a sério esse planejamento, já que, ele é quem definirá o sucesso ou não da sua campanha.

Não porque se trata de uma campanha de marketing pessoal que ela não merece sofisticação em termos de tecnologia. Usar, por exemplo, o Google Analytics no blog pessoal não é exagero.

O essencial é a campanha estar bem estruturada para poder ser facilmente administrada, evitando tropeços na sua campanha de marketing pessoal na Internet. Ter um conjunto de diretrizes é essencial, volto a dizer.

Lembre-se sempre que o marketing pessoal nas mídias sociais corresponde a um currículo social, ou seja, uma vitrine pessoal nas redes sociais e portanto, todo cuidado é pouco. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Marketing pessoal nas mídias sociais
5 (100%) 11 votes
Há mais de 12 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Alberto

    Valiosas as suas dicas sobre marketing pessoal nas redes sociais. Nos dias de hoje, um profissional precisa investir em Personal Branding para se distinguir no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here