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Loja virtual no Facebook

Loja virtual no Facebook – Saiba como ter a sua

Ter uma loja virtual no Facebook tem sido uma das metas de muitos lojistas online já que o F-Commerce é uma tendência que ganha cada vez mais espaço no mundo todo, muito embora seus resultados ainda sejam modestos. O retorno pode até não ser imediato, mas o fato é que ter uma loja virtual no Facebook neste momento, além de reforçar a imagem da marca, funciona muito bem como um laboratório para o comércio eletrônico nas redes sociais, também conhecido, como social commerce, na forma ampla do conceito.

Loja virtual no Facebook – Como ter a sua

A verdade é que ter uma loja virtual no Facebook ainda é uma aposta já que os resultados ainda estão sendo avaliados e por isso é melhor pensar direitinho antes de abraçar essa ideia. De qualquer forma, a experiência e S-commerce que uma loja virtual no Facebook pode oferecer é válida em termos de construção de uma cultura de Facebook Commerce, que no futuro, pode gerar bons lucros.

O que é preciso para ter uma loja virtual no Facebook

Existem dois caminhos para quem deseja ter uma loja virtual no Facebook. O primeiro é bem complicado e passa pelo desenvolvimento de uma plataforma própria, o que envolve muito investimento, tanto na fase de desenvolvimento quanto na manutenção do sistema, principalmente porque o Facebook promove alterações constantes em sua plataforma que requerem mudanças profundas em termos de programação. Portanto, para os pobres mortais como nós, é uma opção de loja virtual no Facebook descartada.

A segunda opção para você ter uma loja virtual no Facebook é através do uso de aplicativos prontos para este fim. Essa é uma opção interessante justamente por permitir a terceirização da TI, já que a manutenção do sistema fica a cargo da empresa que desenvolveu a plataforma de F-commerce. No Brasil já temos algumas soluções como a Zeever – zeever.com e a Like Store – likestore.com.br, apenas para citar algumas.

Para o pequeno e médio empresário do e-commerce, essa parece ser a solução ideal. Essa segunda opção para loja virtual no Facebook parece ideal, não acha? É, mas tudo tem um preço.

Os custos de uma loja virtual no Facebook

Dá mesma forma que não existe loja virtual grátis, também não existe loja virtual no Facebook gratuita. Todos os sistemas disponíveis cobram, de forma direta ou indireta, uma comissão por venda, intermediação de meios de pagamento ou pelo uso da plataforma. Isso é justo, já que foi feito um grande investimento por parte da empresa para disponibilizar e manter a plataforma.

O problema é de que forma o custo de uma loja virtual no Facebook impacta na sua estrutura de preços. De uma forma geral, este custo está em torno de 1,5% a 2,0% por transação, valor este que deve ser somado o custo de intermediação de facilitadores de pagamento como Moip, PayPal, PagSeguro ou pagamento Digital, que geralmente são usados nestes aplicativos. É ai que mora o problema.

Levando-se em consideração o valor médio da intermediação de um facilitador de pagamento, que está atualmente em torno de 6,4% e acrescentando os 2% cobrados pelas plataformas, teremos algo em torno de 8,4% de taxa de intermediação nas vendas feitas através da sua loja virtual no Facebook, o que é bem puxado. Dependendo do segmento de atuação do e-commerce, esse valor torna as vendas através do f-commerce praticamente inviáveis.

Antes de pensar em ter uma loja virtual no Facebook é necessário analisar sua estrutura de preços, pois se a margem de lucro de seus produtos for pequena, o F-commerce póde ser inviável para você.

Publicado originalmente no Blog do Curso de E-commerce

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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