Em países onde o uso do LinkedIn já é mais disseminado, e as pessoas têm uma consciência maior sobre sua importância no desenvolvimento profissional, como nos Estados Unidos, o uso da ferramenta já faz parte inclusive da grade de matérias complementares na High School.
No Brasil já ocupa o terceiro lugar no ranking dos usuários do LinkedIn, com mais de 19 milhões de participantes, segundo o site Social Bakers, o Brasil é o país que registra o maior crescimento da plataforma. Espera-se que em 2015 este crescimento seja ainda maior.
A vantagem do uso do LinkedIn para universitários é começar a criar desde cedo um ambiente de relacionamento profissional nesta rede. Uma das chaves do sucesso em uma estratégia de marketing pessoal no LinkedIn é justamente a criação de pontos de contato, e quanto antes começar, melhor.
As vantagens do uso do LinkedIn por universitários são muitas e vão desde a construção de uma identidade profissional no LinkedIn e outras mídias sociais, até a obtenção de uma boa colocação no mercado do trabalho. Seja como for, é recomendável que mesmo antes da graduação, o estudante comece a desenvolver seu trabalho de relacionamento nesta rede.
Uma das diversas aplicações do LinkedIn para universitários é passar um conhecimento prévio sobre o mercado de trabalho onde irá atuar, o que faz com que o estudante passe a conhecer alguns padrões e comportamento que jamais tomaria ciência através de livros ou professores.
Cada mercado tem suas próprias regras de conduta e de trabalho. Ao ter uma participação ativa no LinkedIn o estudante começará a tomar contato com esse “código de conduta” o que certamente será valioso para o seu desenvolvimento profissional.
O networking no LinkedIn é uma das principais atividades dos participantes dessa rede e no caso específico dos estudantes, pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de pontos de contato com os profissionais que já atuam no mercado de trabalho para o qual ele deseja ingressar.
Ter uma boa rede de relacionamentos é uma das formas de conhecer novas experiências, obter visibilidade no ambiente profissional e dessa forma, buscar por oportunidades de desenvolvimento na carreira. Mas não se apresse em criar conexões sem antes criar um perfil de sucesso no LinkedIn.
Já na faculdade começamos a determinar qual seria o emprego dos nossos sonhos, a empresa na qual nos sentiríamos realizados e onde o ambiente de trabalho seria exatamente o que desejamos para nossa vida profissional. O problema é que nem sempre a realidade bate com o sonho.
Quando o LinkedIn é usado por estudantes universitários, eles têm a oportunidade de acompanhar as empresas dos seus sonhos e avaliar se é exatamente a companhia que eles imaginam, se as sua políticas e ideais são aqueles que eles estabeleceram para sua carreira.
Um dos elementos mais importantes em termos de credibilidade de um perfil no LinkedIn são as Recomendações, endossos de terceiros sobre a vida profissional e expertises do perfil. Essas recomendações valorizam o perfil, pois na verdade são confirmações das informações que o participante inclui no perfil.
Pessoas que participam intensamente da formação do estudante, como professores, mentores e até mesmo colegas de faculdade são potenciais participantes da rede que podem referendar o conteúdo do perfil.
Embora não seja exatamente uma agência de RH, é claro que procurar emprego no LinkedIn é uma atividade bem constante nesta rede. Mesmo na fase de estágio, a rede pode ser uma grande aliada para a obtenção de uma vaga em uma empresa de destaque onde pode ter início uma carreira promissora.
É importante entender que o LinkedIn não deve ser usado apenas quando se está precisando de um emprego, e sim como uma ferramenta de geração de relacionamentos, onde, eventualmente, você até pode buscar por uma vaga de trabalho. Correr para a rede somente quando se precisa de uma colocação no mercado é um erro, pois a base de relacionamento não foi construída, e por isso as chances de sucesso são diminutas.
Para ajudar os estudantes universitários e recém-formados a vencer o desafio da obtenção de uma colocação no mercado de trabalho, a rede lançou o LinkedIn Student Jobs, uma área do site especialmente voltada para ajudar os recém integrados ao mercado de trabalho a encontrarem uma vaga.
As vantagens do LinkedIn para universitários são inúmeras e é importante começar desde cedo a construção de uma presença profissional nesta rede para desenvolver um networking de resultados.
Publicado originalmente no blog do Curso de LinkedIn
Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…
As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de…
Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…
As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…
Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…
Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…