Gerenciamento de campanhas no Google AdWords

No marketing de busca, o gerenciamento de campanhas no Google AdWords é uma das funções mais desafiadoras que um profissional de marketing digital pode se deparar.

A ferramenta de links patrocinados do Google oferece tantas opções que faz do gerenciamento AdWords uma verdadeira arte.

Quando você vê os anúncios do Google AdWords nas páginas de resposta do Google ou espalhado por sites e blogs por toda Internet, não faz ideia da verdadeira operação de guerra que é o gerenciamento profissional de uma campanha AdWords.

O que faz o gerenciamento de campanhas do Google AdWords uma atividade tão instigante é a quantidade de variáveis que determinam o sucesso ou fracasso de uma campanha.

O conhecimento das técnicas de marketing de busca e do próprio ambiente de gestão de campanhas do AdWords são requisitos básicos para os profissionais desta área. Se por acoso você ainda não sabe o que Google AdWords, leia esse artigo.

Etapas do gerenciamento de campanhas AdWords

Muitas pessoas interessadas em saber sobre como anunciar no Google por vezes ignoram todo o trabalho de análise e planejamento envolvido. Para que você possa se situar um pouco melhor, vamos ver, por exemplo, como isso se dá no ambiente do Google AdWords.

O processo de gerenciamento de campanhas no Google AdWords passa por duas etapas distintas, a do planejamento e a gestão diária da campanha.

São etapas bem diferentes em sua essência, onde expetises diversas são aplicadas, o que exige muito do profissional desta área.

Em um primeiro momento, são necessárias uma série de ações de planejamento estratégico para estruturar a campanha de AdWords. Entre elas, podemos destacar:

  • Análise do cenário onde se dará a campanha e dos concorrentes
  • Definição da estratégia de campanha
  • Escolha das palavras-chave com maior potencial de conversão
  • Estruturação dos elementos de campanha (anúncios, textos, canais e etc…)

Os profissionais de busca paga, sejam agência Google AdWords, consultoria ou profissionais free lancer que também já passam a fazer parte deste leque de opções no Brasil, sabem da importância dessa etapa e por isso não a negligenciam.

Uma das principais dicas para campanhas no AdWords é justamente dedicar o tempo que for necessário na etapa de planejamento, pois este investimento inicial será regiamente compensado em termos de resultados de campanha.

Gestão de campanhas no Google AdWords

Gerenciamento AdWords – A rotina diária

A gestão diária de campanhas AdWords é a etapa seguinte do processo. O trabalho de anunciar no AdWords não é simplesmente criar um anúncio e depois ficar esperando as pessoas clicarem e converterem.

Para que isso aconteça, a consultoria Google AdWords elabora uma série de relatórios que passam a ser os orientadores de campanha.

A análise de métricas consagradas para o gerenciamento de campanhas de links patrocinados como CTR, Índice de Qualidade e ROI, entre outras, é tarefa que exige muito conhecimento e dedicação dos profissionais envolvidos.

A gestão de campanhas AdWords é uma atividade dinâmica e requer ajustes finos constantes. Por vezes, uma simples alteração na landing page do anúncio, muda completamente o desempenho da campanha.

Se você pretende criar campanhas de Google AdWords para divulgar o seu site, loja virtual ou blog, capacite sua equipe ou então terceirize através da contratação de uma agência especializada em gestão de campanhas AdWords, pois é realmente trabalho para profissionais, como tudo no mundo do marketing digital.

Mantenha-se em dia sobre a questão do gerenciamento de campanhas no Google AdWords e outros assuntos relacionados ao marketing digital, assinando a minha Newsletter.

Gerenciamento de campanhas no Google AdWords
5 (100%) 3 votes
Há mais de 12 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here