Categories: Marketing DigitalSEO

Utilizando o Funil de AIDA no trabalho de SEO

O conceito do Funil de AIDA nas estratégias de SEO

O que tem a ver o funil de AIDA e SEO? Tudo! O marketing de busca não foge obviamente a sequencia do funil de AIDA, ou seja, a sequencia que leva o consumidor à conversão. AIDA é o acrônimo para Atenção, Interesse, Desejo e Ação, o processo que ocorre do momento da apresentação da mensagem a conversão. Este é um dos conceitos mais importantes do marketing digital já que representa o ciclo que leva o usuário que acessa uma página a conversão, seja ela de venda ou lead.

Infelizmente, o funil de AIDA e SEO nem sempre andam juntos. Muitas vezes vemos as técnicas de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca, sendo muito bem aplicadas em diversos parâmetros e pecando justamente na hora de cumprir sua missão dentro do funil de AIDA ou então, este conceito tão fundamental em tantas áreas do marketing, ser solenemente ignorado na hora da estruturação de uma estratégia de SEO.

Aplicação do funil de AIDA em uma estratégia de SEO

Uma das preocupações quando reestruturamos nosso curso de SEO recentemente foi contextualizar a aplicação dos conceitos do marketing às técnicas de SEO. De nada adianta você conhecer as técnicas de SEO se durante o processo você ignora conceitos básicos do marketing, como o do funil de AIDA, da formatação da sua estratégia.

É claro que conhecer em detalhes e profundidade as técnicas de SEO é um estágio fundamental para conseguir uma boa colocação nas páginas de respostas dos grandes buscadores como Google, Bing e Yahoo, mas dai a transformar essas colocações em acessos é outra coisa.

Uma página bem colocada nas SERP não significa automaticamente uma grande quantidade de acessos, e muito menos conversões. O SEO moderno é medido também em termos de CTR – Click-Through Rate e não apenas no que diz respeito a colocação na SERP dos buscadores.

No vídeo abaixo, que está disponível no canal do Curso de E-commerce no YouTube, mostramos como o funil de AIDA deve ser levado em consideração na hora de criarmos as meta tags Title e Description de um site ou página.

Ao otimizar uma página para ferramentas de busca, tenha sempre em mente qual a posiçãono desenrolar do processo de conversão no funil de AIDA no processo de SEO. Isso certamente irá garantir uma taxa de conversão bem maior para suas campanhas.

Publicado originalmente no Blog do Curso de E-commerce

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

Share
Published by
Alberto Valle

Recent Posts

Social Media Optimization – O Que é SMO

Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…

2 semanas ago

Fraudes Com Cartões de Crédito em Lojas Virtuais

As fraudes com cartões de crédito praticadas em lojas virtuais As fraudes com cartões de…

2 semanas ago

Como Usar o ChatGPT em SEO

Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…

4 semanas ago

Dimensões de SEO e Suas Definições

As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…

4 semanas ago

Mentoria em Marketing Digital

Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…

2 meses ago

Projeto de SEO – Como Elaborar o Seu em 2024

Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…

2 meses ago