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A importância da frequência de atualizações como fator de SEO

A importância da frequência de atualizações como fator de SEO

Cada vez mais se fala na importância da frequência de atualizações de um blog, por exemplo, e seus impactos sobre a estratégia de SEO  – Search Engine Optimization. O assunto tem sido muito badalado, e com razão, mas o que não se vê facilmente é uma explicação para essa histeria toda. Essa é a minha proposta neste post.

Antes de tudo é preciso deixar claro um dos caminhos para o sucesso em SEO. Se você quer ter sucesso nessa área, antes de cair na leitura sobre técnicas e ferramentas é necessário entender como “pensam os buscadores” para poder estabelecer diretrizes para sua estratégia de SEO e deixar o seu site, blo ou loja virtual o mais amigável possível das ferramentas de busca, principalmente o Google. Entender a filosofia no “Negócio do Search” e tão ou mais importante do que conhecer as ferramentas em si. É justamente por isso que em nosso curso de otimizaçao de site colocamos este ítem logo no início do treinamento.

Importância da frequência de atualizações sobre o trabalho de SEO

O processo de Crawling do Google

Uma das tarefas mais custosas para o Google é o trabalho de Crawling, ou seja a varredura constante  dos bilhões de páginas espalhadas pela Internet em busca de novas publicações e alterações em conteúdos já publicados.

Essa rotina envolve a visitação de bilhões de páginas no mundo todo e o processamento dessas informações para que possam ser lançadas finalmente no algoritmo do buscador. Isso envolve custos e tempo de processamento, o que chamamos de Crawling Cost, ou Custo de Varredura. Pouca gente percebe esse custo, mas varrer a Internet é algo extremamente caro.

Para deixar esse processo mais ágil e menos custoso, o Google busca criar uma rotina de varredura, ou seja, estabelecer padrões de visitação aos sites para que não se perca tempo visitando sites que raramente são atualizados. Para isso, o Google cria uma base de dados que indica qual a frequência média de atualização de um determinado site para que ao invés de sempre fazer a varredura daquele site, passar a visita-lo somente no período que ele estimou que é o padrão de renovação de conteúdo.

Qual importância da frequência de atualizações para o SEO

Quando você estabelece uma frequência de publicações, principalmente no caso dos blogs, você de uma forma indireta, cria um “compromisso marcado com o Google”, ou seja, passa a mensagem de que de tantos em tantos dias seu site ou blog apresenta conteúdo novo e por isso o Google deveria visitar o site e varrer suas páginas em busca de novos conteúdos.

Essa frequência de visitação do Google traz inúmeros benefícios para o site. A própria frequência já é um fator de relevância do site para o Google. Por estar em busca de conteúdo novo e relevante, o buscador tende a dar mais importância a sites que tem uma atualização mais constante. Se você possui uma constância de atualização, isso afeta o seu Page Rank, posicionamento nas páginas de resposta e relevância.

Essa é a razão para que em nosso curso de SEO darmos tanta importância à questão de como pensam os buscadores. À medida que você compreende a forma de trabalhar do Google suas rotinas e estratégias de SEO passas a ser voltadas para o alinhamento com a forma de trabalhar do Google, gerando assim resultados mais eficientes.

Em função do que foi apresentado, é importante que você crie uma rotina de atualização de conteúdo para o seu site ou blog para que ele conquiste maior relevância junto ao Google e consequentemente maior exposição nas páginas de respostas.

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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