As fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais são um dos maiores riscos para a sobrevivência de uma loja virtual. A medida que o brasileiro se acostuma a compras através de cartões de crédito em lojas virtuais o segmento passa a ser alvo dos cibercriminosos.
O número de fraudes com cartões de crédito no e-commerce cresce a cada dia e as técnicas utilizadas pelos estelionatários estão cada vez mais sofisticadas.
Podemos dividir as fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais, em três categorias principais, a Fraude Efetiva, a Auto-Fraude e a Fraude Amiga.
A situação de Fraude Efetiva acontece quando um estelionatário acessa a loja virtual e efetua compras com um cartão de crédito roubado ou clonado.
Por ter todos os dados necessários à compra, o processo transcorre normalmente sem qualquer problema.
00A administradora de cartões de crédito recebe a requisição e aprova a transação dando início ao processo de entrega do produto.
Ao receber a fatura do cartão de crédito com o lançamento indevido, o titular do cartão entra em contato com a administradora e questiona o lançamento alegando não reconhecer aquela compra, o que gera o chargeback. Nesse caso o prejuízo do lojista é total, ficando sem o produto e sem o dinheiro.
A Fraude Efetiva é sem dúvida a fraude com cartões de crédito mais comuns no comércio eletrônico, mas felizmente pode ser identificada quando a loja adota uma política rígida em relação a segurança das transações online, como por exemplo o uso de um bom sistema anti-fraude.
Na situação de Auto-Fraude, o titular do cartão, agindo de má fé, efetua a compra na loja virtual e ao receber o extrato liga para a administradora de cartões de crédito alegando não reconhecer a compra e exigindo o estorno do lançamento na fatura.
A Auto-Fraude é muito mais comum do que se imagina e não tem como ser identificada pelo sistema ou gestor de meios de pagamento da loja virtual.
Esse tipo de fraude com cartões de crédito no e-commerce, apesar de comum vai sendo diminuida em função do monitoramento que as administradoras de cartões de crédito vem fazendo sobre clientes com ocorrências deste tipo.
A situação de Fraude Amiga também é um tipo de fraude bastante comum em lojas virtuais, e felizmente um pouco menos danosa.
É aquela situação em que a compra é feita por uma pessoas relacionada ao titular do cartão e que tem acesso a todas as informações para concretização da compra, como por exemplo, parentes próximos como filhos, esposa, marido ou irmãos.
Nesta situação especificamente não existe má fé propriamente dita, mas a falta de conhecimento do titular do cartão sobre aquela conta, leva ao pedido de cancelamento da mesma e o seu consequente chargeback.
Essa também é uma situação bem comum, e igualmente difícil de ser previamente identificada.
Felizmente, a experiência mostra que em muitos casos o titular do cartão, após ser contatado pela loja virtual, acaba por reconhecer a compra, após identificar o verdadeiro agente da compra.
Existe uma situação de chargeback no e-commerce que não chega a ser exatamente uma fraude, é o que chamamos de chargeback por desacordo comercial.
Uma situação de chargeback por desacordo comercial ocorre quando o cliente alega que houve um problema qualquer na transação comercial como, por exemplo, erro no preenchimento dos dados do comprador, divergência de assinatura ou insatisfação do cliente com o produto que foi comprado na loja virtual.
As situações em que ocorrem fraudes com cartões de crédito em lojas virtuais são muitas, mas um bom sistema de análise de operações e um anti-fraude, podem ajudar em muito. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.
Social Media Optimization – SMO O processo de Social Media Optimization – SMO, consiste em…
Como Usar o ChatGPT em SEO - O Guia Completo Se você deseja saber como…
As dimensões de SEO e suas definições Chamamos de dimensões de SEO as diversas etapas do processo…
Mentoria em Marketing Digital – O que é e como funciona Nos últimos tempos vem…
Projeto de SEO - Como elaborar o seu de maneira correta Tentar implantar uma estratégia…
SEO no Instagram - Como Fazer e Aumentar Seu Alcance A aplicação de técnicas de…