Ter uma estratégia de marketing no Facebook é essencial para quem deseja usar esse canal como ferramenta de divulgação e relacionamento com seus clientes.
Muito embora o marketing no Facebook possa, a uma primeira vista, parecer simples, na verdade ele exige muita técnica e conhecimento das ferramentas e estratégias disponíveis.
Muitas empresas se decepcionam com seus resultados nesta que é atualmente a rede social mais usada no Brasil e no mundo, mas na verdade, o grande problema está justamente na falta de uma estratégia de marketing no Facebook.
Como em qualquer outra ação de marketing digital, o marketing no Facebook é necessariamente precedido de um planejamento detalhado de todas etapas de implementação e gerenciamento. Pular esta etapa é fatal para qualquer um.
Da criação da página, configuração de recursos avançado, desenvolvimento de conteúdo e política de anúncios, tudo precisa ser minuciosamente planejado para que você possa extrair o máximo dos seus esforços.
Não é por outro motivo que em nossos treinamentos tomamos o cuidado de dedicar um módulo inteiro a esse assunto, já que temos a firme convicção de que sem um bom planejamento estratégico, não há como ter sucesso em termos de Facebook Marketing.
Qual a disponibilidade de tempo para dedicar a essa ferramenta? O seu pessoal está tecnicamente preparado para isso? Quanto de dinheiro você tem para investir mensalmente.
Parecem perguntas lógicas, mas na verdade, no dia a dia das empresas, muitas delas acabam se esquecendo destes questionamentos básicos para criação de uma estratégia de marketing no Facebook e acabam descambando para o improviso.
Basicamente podemos dizer que existem cinco perguntas a serem respondidas para definir sua presença no Facebook:
Vamos então discutir cada um destes tópicos.
Pode parecer contraditório, após falar sobre a importância de se ter uma estratégia de Facebook Marketing e logo depois questionar se a sua empresa deve ou não ter uma presença neste canal, mas após a minha explicação, você verá que faz todo o sentido.
O Facebook é um ambiente de diversão onde as pessoas acessam para encontrar amigos, se atualizar, e por que não dizer, rir um pouco. Portanto, nem todas as empresas possuem um perfil de negócio que seja compatível com o ambiente do Facebook, e por isso do questionamento.
Se o seu negócio é mais para o lado corporativo e muito técnico, você não encontrará muito espaço no Facebook para divulgar sua marca, pois o ambiente não é propício para conteúdos mais “sisudos”. Neste caso a melhor opção seria o marketing no LinkedIn.
Outro item importante a ser avaliado na hora de traçar sua estratégia de Facebook marketing é determinar exatamente quais são os objetivos da sua presença nesta rede. Existem diversas opções para sua presença no Facebook como, branding, geração de leads ou venda de produtos e serviços.
Cada objetivo desses tem uma estratégia própria e necessitará de recursos e rotinas específicas, portanto deixar claro desde o início quais são os seus objetivos é fundamental para aproveitar da forma mais eficiente seus recursos e esforços.
Outro ponto importante é determinar o quanto de tempo você terá para investir em sua estratégia de marketing no Facebook, no caso de desenvolver essa atividade na sua própria empresa e evitar assim os altos custos de contratação de uma agência para executar este trabalho.
Uma boa estratégia de marketing no Facebook envolve diversas tarefas, como elaboração de textos para publicações, escolha de imagens, montagem da publicação em si e monitoramento de resultados. Isso é coisa que demanda tempo e dedicação. Por isso é preciso sim alocar um tempo para a execução destas tarefas.
Pensar em Facebook Marketing sem investimento em mídia paga hoje em dia é uma verdadeira utopia. O alcance orgânico de uma publicação no Facebook está em torno de 3% a 5% da base de fãs da página. É claro que páginas com EdgeRank alto conseguem atingir mais do que isso, mas o alcance padrão é esse.
Portanto, é preciso que você aloque recursos para investir em Facebook Ads, seja no impulsionamento de campanhas para atingir uma porção maior de fãs ou em ações de marketing específicas através dos anúncios no Facebook.
Achar que a “menina da contabilidade” que não sai do Facebook é a pessoa mais qualificada para a gestão profissional de uma Fan Page é um erro que tem levado muita gente a se decepcionar com os resultados obtidos com seu “marketing no Facebook”.
Traçar uma estratégia de marketing no Facebook, gerenciar o dia a dia de uma página, analisar resultados e identificar novas oportunidades no mercado, é coisa para profissional. O marketing digital moderno não admite amadorismos e improvisos. Por isso, busque por qualificação.
Na área de treinamentos, a Academia do Marketing oferece dois cursos, o primeiro, de Facebook Marketing, onde os participantes aprendem as técnicas e ferramentas para criação de páginas, estratégias de marketing no Facebook e gerenciamento profissional de Fan Pages. Esse treinamento está disponível na versão presencial no Rio de Janeiro e também no formato online. É o treinamento ideal para quem está iniciando.
O segundo curso é o de Facebook Ads, um treinamento voltado para criação e administração profissional de anúncios no Facebook. Nele os participantes apreendem os conceitos de marketing aplicados aos anúncios do Facebook, como criar estratégias de campanhas e gerenciamento de resultados. Esse treinamento também está disponível na versão presencial e também na versão online.
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Pro Alberto Valle no Blog da Academia do Marketing
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