Entrevista sobre e-commerce e empreendedorismo

E-commerce e empreendedorismo na Internet

Entrevista que dei ao Blog Soluciona do CompraFácil falando sobre e-commerce e empreendedorismo

A primeira entrevista mensal de 2012 do Blog Soluciona é com Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-commerce (www.cursodeecommerce.com.br), consultoria especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico e marketing digital. Alberto Valle fala sobre o próspero cenário do e-commerce brasileiro e dá dicas de empreendedorismo na Internet. Dentre os diversos assuntos abordados, Valle destaca a necessidade de maior capacitação dos profissionais de e-commerce e a importância do marketing digital para os negócios online. Confira a entrevista!

Blog Soluciona: O e-commerce vem tendo altas taxas de crescimento, a cada ano são introduzidos milhões de novos consumidores online e há uma grande variedade de lojas e serviços disponíveis na web. Como você avalia o atual estágio do e-commerce brasileiro?

Alberto Valle: O e-commerce brasileiro tem apresentado taxas de crescimento constantes em torno dos 30% nos últimos cinco anos e não há sinal algum de reversão dessa tendência. Os consumidores estão cada vez mais inclinados a fazer suas compras online, pela facilidade de pesquisa e comparação de preços que a Internet proporciona. Pelo lado das empresas que atuam no comércio eletrônico, vemos uma busca cada vez maior de eficiência. Esse é um cenário que favorece em tudo o crescimento do setor.
A entrada das classes C e D no mercado em decorrência do aumento real da renda do brasileiro nos últimos anos é outro fator que vem se somar ao cenário favorável. No momento, acho que o mercado passa por um processo de upgrade tecnológico e profissional para fazer frente aos novos desafios e demandas do público consumidor.

Blog Soluciona: Por conta do grande sucesso do comércio eletrônico, muitas pessoas estão buscando empreender na internet? É possível observar essa tendência?

Alberto Valle: Sem dúvida. Como trabalhamos na área de consultoria e treinamento temos um termômetro muito bom para medir a temperatura do mercado. A procura por nossos treinamentos tem batido recordes consecutivos, o que demonstra o crescente interesse por parte dos empreendedores nas oportunidades que se apresentam na Internet, já que o conhecimento sobre o mercado é o primeiro passo para quem deseja ter sucesso nessa área.

A democratização dos negócios online tem contribuído muito para esse interesse crescente. Hoje em dia o acesso à tecnologia está muito mais fácil do que era há três anos e o custo dessa tecnologia também caiu bastante. Isso torna os projetos de pequenos empreendedores economicamente viáveis e dá início ao processo de bola de neve. Uma história de sucesso incentiva outra, e outra história de sucesso acontece, incentivando muitas outras mais.

Blog Soluciona: Sobre a qualidade dos profissionais de e-commerce, você considera que eles estão capacitados para atuar na área? Qual o melhor caminho para o profissional de e-commerce ter sucesso?

Alberto Valle: No momento estamos vivendo um verdadeiro apagão de profissionais tanto no e-commerce como no marketing digital. A demanda por esses profissionais é cada vez maior e infelizmente não encontramos gente capacitada em quantidade suficiente para atender a essa demanda, o que tem feito os salários atingirem patamares cada vez mais altos.

O melhor caminho para o sucesso no mercado de trabalho do e-commerce é ter uma formação ampla, que envolva não somente os aspectos operacionais do negócio, mas também o foco estratégico como, por exemplo, a área do marketing digital. Não existem atalhos. Ninguém se torna gerente de e-commerce em uma semana. É um trabalho constante de construção da capacitação e da vivência do mercado.

Blog Soluciona: Podemos observar que um grande número de lojas virtuais e sites de compras coletivas não conseguiram se estabelecer no mercado e acabaram encerrando seus serviços. Como evitar o insucesso no comércio online?

Alberto Valle: O principal é perceber que no mundo digital o sucesso está intimamente ligado a seriedade com que o projeto é abordado. Soluções amadorísticas como “loja grátis” ou desenvolvida pelo “sobrinho que mexe com Internet” e administrada pela “menina da contabilidade que entende de MSN” são o caminho certo para o fracasso.

O sucesso nos negócios pela Internet passa pelos mesmos caminhos dos negócios no mundo físico, ou seja, planejamento, plano de negócios, análise SWOT e todas as outras etapas que envolvem um bom gerenciamento de projeto. Fugiu disso, o abismo fica logo na próxima curva.

Blog Soluciona: O e-commerce precisa estar alinhado às estratégias de marketing digital, marketing em mídias sociais, técnicas de SEO, web analytics, entre outras? Como fazer essas ferramentas funcionarem juntas de forma eficaz?

Alberto Valle: Hoje em dia a diferença está toda no marketing digital. Em termos de tecnologia, estamos todos em um patamar muito próximo em função da democratização dos recursos e queda de preços tanto de hardware quanto de software. Por isso, a briga fica mesmo é na área do marketing digital, como estratégias cada vez mais sofisticadas de otimização para ferramentas de busca (SEO), links patrocinados, email marketing, redes sociais e monitoramento de todas essas ações através das ferramentas de web analytics.

Para o pequeno empreendedor, montar uma estrutura dessas, logo no início fica um pouco difícil e por isso em nossos cursos e consultorias sempre recomendamos a terceirização de algumas delas. Acho que SEO e web analytics devem ser “feitos em casa”, pois exigem um pouco mais de conhecimento da cultura da empresa. O resto, pelo menos em um primeiro momento, pode ser feito fora.

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Blog Soluciona: Pesquisas apontam que o e-commerce brasileiro será o quarto maior do mundo até 2015. Nosso mercado está preparado para isso?

Alberto Valle: Acredito que sim. Estamos enfrentando esse problema de falta de mão de obra e também um problema sério na logística, mas acredito que o mercado brasileiro saberá responder a essa demanda explosiva. Uma das características do empreendedor brasileiro é sua rápida capacidade de resposta e por isso acredito que o Brasil tem tudo para ocupar sim um lugar de destaque ainda maior no cenário internacional.

Blog Soluciona: Quais são as orientações que você pode dar para quem quer empreender ou já tem um negócio na Internet?

Alberto Valle: Em primeiro lugar, inovar sempre. O empreendedor digital deve estar o tempo inteiro buscando aperfeiçoar o seu negócio, caso contrário corre o risco de ficar fora do mercado em muito pouco tempo. Estamos assistindo agora a revolução dos dispositivos mobile. Quem não se adaptar estará fora do mercado em menos de dois anos. A constante busca por atualização é uma função básica do empreendedor digital.

Meu segundo conselho é estar sempre atendo às demandas do público que certamente ficará cada vez mais exigente. Ouça as redes sociais e assine as Newsletters de sites e blogs especializados nacionais e internacionais para poder estar sempre a par das mais novas tendências do mercado. Nos negócios pela Internet, a informação é o subsídio mais importante para o sucesso do seu negócio.

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