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Como não ser enganado em SEO

Veja como não ser enganado em SEO na hora de contratar o serviço

Para não ser enganado em SEO basta usar o bom senso como indicador na hora de fechar o negócio. Contratar um serviço de SEO não é tarefa fácil, principalmente se você não tem pelo menos uma ideia do trabalho envolvido, técnicas básicas e procedimentos.

Para o empreendedor que desconhece as técnicas de marketing digital, o serviço as vezes se situa entre o intangível e o imensurável, mas isso é apenas uma impressão.

O trabalho de otimização de um site para que possa disputar as primeiras posições nas páginas de respostas dos grandes sites de busca como Google, pode sim ser mensurado e quantificado em termos de retorno do investimento.

A dura realidade é que para não ser enganado em SEO é necessário ter, pelo menos, uma noção do que você está contratando. Também é uma realidade que, infelizmente, ainda existem no mercado algumas empresas e “especialistas” que tentam passar uma ideia de que possuem o Santo Graal para colocar as páginas do seu site nas primeiras posições das páginas de resposta dos grandes buscadores como o Google.

No curso de SEO que ministro na Academia do Marketing sempre digo que se alguém disser que garante o seu site no primeiro lugar no Google, ponha-o para fora do seu escritório a pontapés!

O golpe do tal relacionamento especial com o Google

Não raramente, alguns Joselitos abordam os clientes alegando ter um “relacionamento VIP com o Google” e por isso teria condições de garantir uma posição privilegiada para o seu site nas páginas de respostas do Google. Balela! Isso simplesmente não existe!

Uma empresa que se apresenta com esse tipo de “diferencial” está dizendo que a Internet é uma bagunça e que um bom pistolão vai abrir as portas de divulgação na maior ferramenta de busca do mundo para você. Não é refrão de escola de samba não, mas: pe-lo-a-mor-de-Deus!

O Google e outros buscadores de destaque não fazem qualquer tipo de acordo ou parceria com empresas de otimização, justamente para garantir a excelência de seus serviços e total imparcialidade no rankeamento dos sites que são apresentados em suas páginas de respostas. Essa é a essência do negócio e por isso mesmo, não existe qualquer espaço para maracutais desse tipo. Me poupe!

Primeiro lugar garantido

As incertezas amedrontam, e esse é justamente o argumento dessas empresas ou “profissionais de SEO”; a garantia de posicionamento na primeira página do Google. Se alguém lhe oferecer isso, descarte a contratação na mesma hora. Trata-se, sem qualquer margem de erro, de picaretagem.

O algoritmo do Google não dá qualquer chance de alguém garantir qualquer posição nas páginas de resposta. Foi isso que fez com que a empresa se destacasse como a melhor ferramenta de busca do mundo.

SEO a preço fixo

Para o leigo isso pode parecer factível, mas na prática não é. Existem algumas “empresas de SEO” que oferecem seus serviços por um preço único, independente da estrutura do site, foco de mercado ou estratégia de marketing digital.

Vamos tentar posicionar a situação no mundo físico. Se você chegar na oficina com um problema em seu carro e o mecânico disser que, mesmo sem saber qual é o problema o valor do concerto, o preço é X, você vai confiar no serviço que ele está lhe oferecendo?

Em um trabalho sério de otimização para ferramentas de busca, a situação é a mesma. Não existe um preço fixo para um serviço cuja quantificação depende de uma avaliação prévia. Contratar esse tipo de serviço é garantir 110% de chances de problemas.

A garantia de um bom trabalho de SEO?

O que pode garantir um bom serviço de SEO e consequentemente uma boa exposição nas páginas de resposta do Google é relevância do seu conteúdo e as técnicas de SEO aplicadas à uma página. O resto, contatos, manipulação, Black Hat e outros subterfúgios é pura enganação.

O processo de SEO é atualmente um dos principais pilares de qualquer campanha de marketing digital e por isso merece uma atenção especial por parte da equipe responsável pela divulgação de uma marca ou produto no ambiente digital. Soluções fáceis e revestidas de atalhos para a boa prática são um ótimo caminho para o fracasso.

A receita para não ser enganado em SEO é simples. Contrate profissionais e empresas sérias e com mas reconhecimento pelo mercado do que um bom banner ou folder. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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