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Custo de um fã no Facebook

Qual o custo de um Fã no Facebook

Veja qual o custo de um Fã no Facebook

Saber qual o custo de um fã no Facebook é essencial para campanhas de marketing nessa redes já que uma das principais questões em termos de marketing digital é o custo exato de cada campanha e o quanto ela contribui para a formação da receita de um site. Afinal de contas, o ROI – Return of Investment – é a estrela de toda campanha de marketing online.

Por isso mesmo, muita gente se questiona sobre a validade de campanha que tenha como objetivo o aumento da base de fãs no Facebook, alegando que seria difícil calcular o retorno delas. A bem da verdade, essa é uma preocupação que pode ser resolvida através de uma equação simples e um monitoramento bem estruturado das conversões, principalmente em operações de e-commerce.

A primeira coisa a ser feita portanto é determinas qual é o custo de um fã no Facebook. Em uma campanha que tenha como objetivo a expansão da base de fãs de uma página esse custo é expresso pela divisão do custo da campanha pelo incremento no número de Fãs. Podemos assim determinar o quanto necessita ser gasto para conseguir um fã a mais em nossa base. Em nosso curso sobre Facebook discutimos bastante esse aspecto da campanha justamente porque precisamos saber qual o resultado exato de cada ação. Podemos dizer que esta é uma das principais métricas do Facebook Marketing.

O problema é que determinas qual é o custo de aquisição de um fã é apenas parte do processo. Com o auxílio de métricas do Google Analytics, podemos elaborar derivações de fluxo de caixa bem mais sofisticadas e assim projetar com mais precisão qual seria a contribuição de uma campanha de aquisição de fãs na receita de um negócio online.

Qual o retorno que um Fã no Facebook pode gerar?

Essa é a segunda pergunta que mais se ouve. A segunda fase dessa mensuração é determinar qual o potencial de conversão de cada fã, o que pode ser feito facilmente através dos dados fornecidos pelo Google Analytics. Quando você configura de forma adequada o rastreamento de vendas no Google Analytics é possível saber através de filtros e segmentação, qual o ticket médio de cada venda oriunda de ações no Facebook, principalmente se elas estiverem bem tagueadas através de UTMs. Uma outra forma de calcular o valor em potencial de cada fã conquistado é aplicar o Valor de Cada Visita ao tráfego gerado pelo Facebook.

O importante quando a empresa assume uma posição agressiva nas mídias sociais é segmentar ao máximo a análise de tráfego para poder identificar de maneira exata a conversão vinda de cada mídia.

Qual o custo de um fã no Facebook?

Em termos de estratégia para Facebook Ads, por exemplo, o formato que melhor se adequaria a uma campanha que tenha como objetivo a expansão da base de fãs seria o de História Patrocinada com Histórico de opção “Curtir” de publicações de página. Nossa experiência com Facebook Ads tem mostrado que esse tipo de campanha possui um potencial muito mais favorável à aquisição de fãs uma vez que expõem muito mais a marca. O fato do anúncio vir associado às pessoas do circulo de amizades do usuário que já Curtiram a marca, induz a uma conversão – no caso, expansão da base de fãs – bem maior, e consequentemente uma queda no custo de fãs no Facebook.

Como vimos, calcular o custo de um fã no Facebook não é tão complicado assim, já calcular o retorno que este fã pode gerar exige um pouco mais de sofisticação nos registros de um site. Portanto, dê mais atenção ao seu Google Analytics, pois esse é o verdadeiro lustre da bola de cristal.

Publicado originalmente no Blog da Academia do Marketing

Alberto Valle

Há mais de 18 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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