Como o Google Classifica os Sites

Como o Google classifica sites

Como o Google classifica os sites

Saber exatamente como o Google classifica os sites é o primeiro passo para quem deseja entender o processo de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO.

Quando você entende os critérios de classificação dos sites no Google, você pode adaptar o seu site e o seu conteúdo, de forma a conseguir que ele seja listado nas primeiras posições das páginas de respostas.

A classificação dos sites nas páginas de respostas do Google é feita baseada em um algoritmo que leva em consideração, literalmente centenas de fatores que vão desde a estrutura do site, até a menção das páginas deste site em redes sociais.

Desses fatores, o mais conhecido é o PageRank, formatação inicial do algoritmo do Google que leva em consideração a quantidade de links de qualidade que apontam para um site.

Nos dias de hoje, além do PageRank, o Google leva em consideração diversos outros fatores além do conteúdo da página e links. Para deixarmos esse guia o mais didático possível, decidimos apresenta-lo em um formato de perguntas e respostas:

Vejamos então como o Google classifica os sites, para que você possa encontrar oportunidades para destacar as páginas do seu site, loja virtual ou blog nas páginas de resposta do buscador.

1 – Por que é importante saber como o Google classifica os sites?

Para qualquer profissional que trabalha com desenvolvimento de conteúdo online, saber como o Google classifica os sites é fundamental para que se possa conseguir uma posição de destaque nas páginas de respostas do buscador.

Conhecendo a metodologia adotada pelo Google para o posicionamento dos sites nas páginas de respostas, você pode adaptar a estrutura de um site e do conteúdo que ele apresenta, de forma a melhor se encaixar com estes critérios de classificação.

2 – Qual a diferença entre a areas de resultados pagos e resultados orgânicos

Outro ponto importante para se compreender como o Google classifica os sites e saber identificar as áreas de resultados pagos e dos resultados naturais das páginas de respostas, ou SERP – Search Engine Response Pages, como são conhecidas tecnicamente.

Na área superior de uma página de respostas do Google estão localizados os Links Patrocinados, ou seja, empresas que através do programa Google Ads.

Estas empresas pagam para que suas páginas sejam listadas nesta área, toda vez que um usuário digitar uma determinada palavra-chave.

Estes resultados também são visíveis em imagens no topo da lista, para empresas que anunciam no Google Shopping e também no rodapé das páginas de resultados.

Logo abaixo da área de links patrocinados, temos a área de resultados naturais da busca, conhecidos tecnicamente como Resultados Orgânicos. Estes são resultados naturais do processo de avaliação do algoritmo do Google.

Para ter um link exibido nesta área, não se paga nada. A exibição nesta área depende da relevância das páginas.

Como o Google classifica os sites

3 – Qual o critério do Google para determinar a relevância de um site ou página?

Como dito anteriormente, na hora de classificar os sites na área de busca orgânica, o Google leva em consideração uma série de fatores.

No estudo de SEO – Search Engine Optimization, especialidade do marketing digital que trabalha com estes fatores, concentramos nossos esforços em três princípios:

  • Reputação – É o conceito técnico que o site tem junto ao Google e envolve questões como estrutura do site, desempenho, segurança e tecnologias aplicadas;
  • Autoridade – É a relevância que o site possui dentro de um determinado campo semântico e outros critérios de qualidade estabelecidos pelo buscador;
  • Popularidade – É a medida que expressa o conceito que um site tem junto aos outros sites na Internet, medido pela quantidade de links de qualidade que apontam para ele.

Para entender como o Google classifica os sites é preciso alinhar estes três princípios no sentido de fortalecer o site e dessa forma conquistar as posições de destaques nas páginas de respostas.

Quando desenvolvemos o trabalho de SEO em um site, precisamos tratar de forma equânime estas três dimensões, pois elas atuam de forma coordenada, exercendo influência uma sobre as outras, trabalhando como um conjunto.

Se tratarmos apenas de uma ou outras dimensão, não conseguiremos o equilíbrio necessário para conquistarmos as melhores posições nas buscas.

Esse é um ponto que destacamos bastante, tanto em nosso curso de SEO avançado quanto em nosso programa de mentoria em SEO, pois compreender estes conceitos é fundamental para quem trabalha em otimização de sites.

4 – Qual o impacto destes critérios na área da comunicação?

Saber como o Google classifica os sites é fundamental para qualquer profissional de comunicação nos dias de hoje, já que o Marketing de Busca é uma das mais eficientes ferramentas do marketing digital.

No caso específico do nosso site, quando falamos em SEO no jornalismo, estamos falando na aplicação de técnicas que potencializam a exposição do conteúdo jornalístico nas páginas de respostas do Google.

Técnicas como Webwriting, além de adaptarem o conteúdo para a mídia digital, buscam também hoje em dia, se enquadrar nas diretrizes para um bom posicionamento nas buscas feitas na Internet.

O marketing de busca é sem sombra de dúvida o canal de maior atração de tráfego para um site, e por isso, redatores, jornalistas e assessores de imprensa precisam estar em sintonia com os critérios de classificação de sites do Google, para que possam desenvolver seu trabalho buscando qualidade no conteúdo apresentado e ao mesmo tempo, “encontrabilidade”.

Para complementar a sua leitura, sugerimos que você leia também um outro artigo publicado aqui no site, sob o título Como colocar um site em primeiro lugar no Google. Sabendo como o Google classifica os sites, você poderá estruturar melhor suas páginas e com isso conquistar posições de destaque nas buscas. Mantenha-se em dia, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle

Por Published On: 13/04/2024

7 Comments

  1. 2740cfbfe4134410ad173c4410a4a083?s=54&r=g
    Egidio Ely 20/07/2016 at 17:15 - Reply

    Como fazer pra conseguir uma excelente reputação perante o google?

    • 6534796d93bf62f94c0dea69e0ae043e?s=54&r=g
      SEO MasterClass 20/07/2016 at 23:34 - Reply

      Olá Egidio

      A resposta é bem simples. Basta aplicar as melhores práticas de SEO – Search Engine Optimization. Veja como no link https://www.seomasterclass.com.br/curso-de-seo-online/

      Neste treinamento, você aprenderá, inclusive, estratégias de link building que realmente funcionam, diferentes de apenas postar comentários em blogs. Estratégias realmente profissionais.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe SEO MasterClass

  2. a99f47bb3e63b5e1c2f61d6e4865402c?s=54&r=g
    Wilton camilo da cruz 08/09/2017 at 10:12 - Reply

    Ótimas dicas a muito tempo eu ando quebrando a cabeça de como posicionar meu site melhor no google.vou aplicar essas dicas agora vaiiii….

  3. 7e5e0048c2afe1278776699a0f7816e3?s=54&r=g
    Maria Paula Wink 06/09/2019 at 11:08 - Reply

    Não é fácil o posicionamento no Google, e saber exatamente como o Google posiciona os site é importante para que se possa atingir este objetivo. Muito obrigada pelas suas dicas.

    • 6534796d93bf62f94c0dea69e0ae043e?s=54&r=g
      SEO MasterClass 09/09/2019 at 15:15 - Reply

      Olá Maria Paula

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre o posicionamento de sites no Google foi útil para você

  4. c390e306c71f239aa03ae1ee1fc7f0f4?s=54&r=g
    Thamires 08/07/2020 at 10:50 - Reply

    Olá! qual foi o ano da publicação desse artigo? gostaria de citar em um trabalho.

    • 6534796d93bf62f94c0dea69e0ae043e?s=54&r=g
      SEO MasterClass 08/07/2020 at 11:28 - Reply

      Olá Thamires

      Este artigo foi publicado no dia 8/03/2020

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