Como colocar um site em primeiro lugar no Google

Se você quer saber como colocar um site em primeiro lugar no Google, este artigo irá lhe dar uma boa ideia sobre o que é preciso para conseguir alcançar este objetivo.

Estar na primeira página do Google na área de resultados de busca orgânica, ou seja, aquelas posições pelas quais não é preciso pagar para aparecer lá, é uma das melhores e mais baratas formas de gerar exposição para o seu site.

O problema é que para aparecer na primeira página do Google, na área de resultados orgânicos, e melhor ainda, aparecer em primeiro lugar nas pesquisas, não é algo que se consiga da noite para o dia. É um trabalho de médio/longo prazo que envolve muita técnica, como iremos descrever neste artigo.

É sabido que a maioria das pessoas hoje em dia usa o Google para encontrarem o que querem na Internet. Por isso, na maioria dos planos de marketing digital, o Marketing de Busca é colocado como uma das prioridades, já que aparecer no Google é fundamental para a exposição de uma marca.

O passo a passo de como colocar um site no primeiro lugar do Google

Vejamos então quais são os itens que precisam ser levados em consideração por quem deseja saber como colocar um site nas primeiras posições do Google, e com isso conseguir gerar mais exposição para a marca e acessos às suas páginas.

1 – Entenda como o Google classifica os sites

O posicionamento de um site nas páginas de resposta do Google é determinado por uma série de algoritmos que coletam informações sobre o site levando em consideração aspectos como:

  1. A estrutura do site em si, o que chamamos de SEO de Estrutura
  2. O conteúdo e estrutura de cada página, que chamamos de SEO Onpage
  3. O relacionamento do site com outras páginas, que chamamos de SEO Offpage

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, um conjunto de técnicas que aplicamos no processo de otimização de sites para ferramentas de busca, que é a especialização do marketing digital que tem como objetivo colocar um site em posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Para entender melhor esta parte, temos dois artigos publicados aqui em nosso site que irão lhe dar uma visão mais ampla sobre o assunto. O primeiro deles é Como o Google Classifica os Sites e o segundo tem o título O Que é SEO. Vale a pena conferir

2 – Defina a sua palavra-chave

A segunda etapa para que deseja saber como colocar um site em primeiro lugar no Google é a definição da palavra-chave pela qual quer ser posicionado logo nos primeiros resultados nas pesquisas feitas nos mecanismos de busca.

O insumo básico de toda estratégia de Marketing de Busca é a palavra-chave, ou expressão-chave, já que por vezes inclui mais de uma palavra.

A palavra-chave é aquela palavra ou expressão que você quer ser listado em primeiro lugar das páginas de respostas do Google quando os usuários fizerem uma determinada pesquisa.

Essa é uma etapa crítica, pois saber escolher estas palavras é fundamental para atrair tráfego qualificado para o seu site, ou seja, pessoas que realmente têm chances de adquirir ou seu produto no caso de uma loja virtual, serviço, ou então o conteúdo que você deseja divulgar.

Não é por outro motivo que em nosso curso de SEO dedicamos um módulo inteiro a esta etapa, usando ferramentas como SemRush, Ubersuggest e outras, para analisar e selecionar as palavras-chave mais adequadas a cada situação.

Como colocar um site no primeiro lugar do Google

3 – Elabore o seu texto inédito e de qualidade

O bordão é velho, mas continua válido em termos de SEO: O Conteúdo é Rei. Sem um bom conteúdo, bem estruturado e organizado, dificilmente você conseguirá uma vaga entre os sites bem posicionados no Google.

Uma de nossas orientações sobre como colocar um site no primeiro lugar do Google é ter uma boa estrutura lógica no seu texto, através de um bom copyright, e também prestar atenção às regras de SEO On Page.

Mais ainda, o texto precisa ser inédito. Nada de sair dando CTRL C e CTRL V por aí, porque se tem uma coisa que o Google simplesmente odeia é texto copiado, e acredite, ele sabe muito bem quem publicou primeiro. Se você quer conhecer um dos caminhos para o fracasso em SEO, esse é um dos melhores.

4 – Trabalhe bem as questões de SEO On Page

Outra questão fundamental para colocar um site na primeira posição do Google é trabalhar muito bem o SEO On Page, as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca aplicadas ao conteúdo da suas páginas

Entre elas vale a pena destacar:

  • Ema sequência bem estruturada de tags de título, como H1, H2 e H3
  • Uma distribuição estratégica da palavra-chave através do texto
  • Uma densidade razoável da palavra-chave em relação ao texto total
  • Uso de tags de ênfase, como negrito e itálico
  • Usar bullets e lista quando possível
  • Imagens com a sua palavra-chave em foco no nome do arquivo
  • Nunca esquecer de usar a tag Alt quando usar uma imagem
  • Links internos para outras áreas do site e também externos, quando possível

Pode parecer uma lista longa e difícil de ser aplicada, mas um analista de SEO com alguma prática, segue este roteiro de forma praticamente instintiva.

5 – Faça um bom trabalho de Linkbuilding

Como colocar um site em primeiro lugar no Google? Entre outras coisas, faça com que ele se torne popular entre outros sites na Internet, conseguindo links de qualidade apontado para ele.

Essa é talvez uma das etapas mais difíceis do trabalho de SEO hoje em dia, pois na verdade, ninguém vai ficar colocando “azeitona na sua empada”, criando links para o seu site do nada.

Um conteúdo de qualidade, obviamente ajuda a fazer com que outros sites linkem para você, mas além disso, você pode contar também com as redes sociais e outras fontes de links disponíveis na Internet.

Só não se esqueça de uma coisa. Busque sempre links de qualidade, ou seja, de sites com uma Autoridade de Domínio alta e dentro do mesmo campo semântico do seu site, ou seja, sites que tenham um tema central compatível com o seu.

6 – Monitore seus resultados

Saber como colocar um site na primeira página do Google, mantê-lo por lá é outra coisa completamente diferente. Por isso, crie um bom sistema de monitoramento das suas posições e evolução em termos de rankeamento, pois um site é um elemento dinâmico.

Existem diversas ferramentas de marketing digital que podem ajudar você nesta missão. A SemRush, além de ser uma das melhores ferramentas para marketing de busca, também pode ajudar nessa função.

É importante também que você crie relatórios mensais com indicadores técnicos, como a Autoridade de Domínio, quantidade de backlinks, quantidade de IPs apontando para o seu site e outros indicadores de eficiência.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre como colocar um site em primeiro lugar no Google, é só uma questão de seguir o nosso roteiro para se posicionar melhor nas páginas de respostas, não só do Google, como também de outros buscadores. Mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

Publicado originalmente no Blog da Academia do Marketing

Há mais de 16 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here