Como aumentar o número de fãs no Facebook

Muita gente quer saber como aumentar o número de fãs no Facebook, mas fica meio perdida. Depois de criar uma Fan Page para sua empresa no Facebook, o grande desafio passa a ser como fazer crescer a sua base de fãs.

É através do Curtir que as pessoas expressam sua simpatia e aprovação pela sua marca, portanto, é essencial que você crie ações que visem aumentar essa base de fãs. Afinal, uma das funções da sua página no Facebook, além de divulgar sua marca, é a de mostrar como as pessoas confiam na sua marca, serviços e produtos, e o termômetro disso é o número de fãs.

Evidentemente essa não é a única métrica na análise de desempenho de uma Fan Page, mas em um primeiro contato, é claro que isso fala, e muito, ao consumidor. Além do mais, um número elevado de fãs, certamente irá influenciar positivamente o seu EdgeRank.

Então, se você deseja saber como aumentar o número de fãs da sua página no Facebook, ai vão algumas dicas:

1 – Inclua o botão Like no seu site

Ações em redes sociais nem sempre são espontâneas, vale a pena instigar. Provocar a ação é essencial e nada melhor do que o botão Curtir para incentivar essa ação. Coloque esse botão no site da empresa, sempre em uma posição de aprovação, ou seja, ao final de uma apresentação.

O usuário do Facebook tem essa característica, ele somente Curte a sua página após conhecer detalhadamente o conteúdo. O botão Curtir no topo da página ou post no blog não é tão eficiente assim. Para tirar a prova, tente um Teste A/B.

2 – Seja o primeiro a Curtir sua publicação. Por que não?

Comece o trabalho de divulgação pelo seu próprio perfil no Facebook. Curta sua página e aproveite a viralidade da sua rede de amigos para incrementar seu número de fãs.

Peça a opinião de seus amigos e convide-os a dar um Like. Não é vergonha nenhuma estar orgulhoso(a) das suas publicações. Dizer o contrário é cinismo.

3 – Faça um convite a sua base de e-mails para um Like na sua página

Esse é uma estratégia coerente e muito válida de aumentar a sua base de fãs. Envie um e-mail de convite para visitarem sua página de fãs no Facebook.

Além de conseguir um acréscimo no seu número de fãs em sua página no Facebook você ainda reforça a sua marca junto ao cliente em potencial, mostrando que ele pode lhe ter como referência também no Facebook.

Pode parecer simples, mas se você deseja saber como aumentar o número de fãs da sua página no Facebook, em primeiro lugar você precisa entender a importância da frequência de contato.

4 – Coloque um botão de Curtir em seu e-mail marketing

Coloque o botão Curtir em toda correspondência online possível. Providencie um lugar de destaque na template de e-mail usada no dia a dia da sua empresa. Lembre de forma indireta a seus contatos que você tem uma presença no Facebook.

Uma boa opção é incorporar o botão ou um link na assinatura de e-mail. Torne isso um padrão para toda a empresa e colaboradores.

A integração de mídias sociais e e-mail marketing é uma estratégia muito boa para aumentar a repercussão. Esse é um detalhe muitas vezes negligenciado nas empresas.

5 – Coloque um ícone em suas newsletter

Crie um gancho entre o seus boletins informativos e o Facebook colocando um ícone em sua newsletter.

Muitas vezes, as pessoas ao lerem algo interessante em sua newsletter querem repassar isso para seus amigos nas mídias sociais e por isso você deve facilitar essa ação inserindo essa solução no corpo dos seus informativos.

6 – Crie promoções exclusivas em sua Fan Page

A estratégia de criar promoções exclusivas apenas para os fãs da sua página é infalível. Não se esqueça que uma das principais razões das pessoas estarem na Internet é a busca de oportunidades.

Existem aplicativos que permitem esse filtro de usuários. As pessoas que ainda não são Fãs tem acesso a um conteúdo, já os que já Curtiram a página tem acesso a um conteúdo diferenciado.

7 – Promova sua página com Facebook Ads

Já que sua empresa está no Facebook a negócios, que tal começar a usar o Facebook Ads com mais frequência. Comece por divulgar sua página de Fãs com um anúncio bem estruturado e positivo.

Incentive os usuários a Curtirem a sua página. Depois, mantenha campanhas de Facebook Ads com destino a publicações em sua própria página. É uma etapa onde a produção de um conteúdo relevante é essencial para elevar o EdgeRank da sua página.

8 – Crie links para a página de Fãs no seu site

Em nosso curso de SEO, sempre alertamos para o alto potencial e termos de otimização de sites para ferramentas de busca. As páginas de fãs do Facebook tem um ótimo potencial para SEO.

Uma das vantagens de ter uma página no Facebook é a possibilidade de conseguir uma colocação nas páginas de respostas do Google com ela. Por isso, vale a pena ajudar no link building da página incluindo links para ela em seu site, blog e outras fontes de publicação na web.

Crie links do seu site para sua página no Fecebook e dela para o seu site. Isso aumentará a relevância de ambos. Se tiver uma loja virtual no Facebook, crie links contextualizados para páginas de detalhes de produtos em seu e-commerce principal.

9 – Crie incentivos para seus fãs espalharem a sua mensagem

Existem dois tipos de pessoas que poderão ajudá-lo a divulgar a Fan Page da sua empresa: quem vai fazê-lo de forma altruísta, porque acredita na mensagem, e aqueles que irá fazê-lo em troca de uma recompensa.

Não há nada de errado com o uso de incentivos para recompensar as pessoas para espalhar a sua mensagem, e que é igualmente verdade que a construção de uma base de fãs Facebook parte, em um primeiro momento, de ações de incentivo. Várias empresa fazem isso através de sorteios, concursos ou brindes. Essa é uma boa ideia a seguir.

10 – Tenha uma Fan Page dinâmica

Seja interativo com seu público. Não se esqueça que sua popularidade está ligada diretamente ao retorno que você oferece aos seus fãs.

O coração de cada página do Facebook é a Timeline. É onde as conversas entre uma empresa e seus fãs ocorrem. Sua empresa deve incentivar o diálogo com os fãs na forma de Likes, comentários e conteúdo gerado pelo usuário, como mensagens no Mural, vídeos e fotos.

Engajamento com os fãs estimula a opção Curtir porque cada engajamento leva a conteúdo que está sendo postado para o Mural, onde seus amigos podem ver. Uma base de fãs bem ativa leva a um forte crescimento orgânico.

Quando realizamos nosso curso de Facebook Marketing sempre lembro aos participantes que a criação de uma página no Facebook é composta de duas fases, a de implementação e a de divulgação. Essas dicas são apenas algumas sugestões, a sua criatividade pode fazer crescer em muito essa lista. Tem alguma sugestão? Deixe seu comentário e mantenha-se atualizado assinando a minha Newsletter.

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Há mais de 16 anos trabalho com marketing digital e comércio eletrônico, duas das minhas paixões profissionais. Iniciei minha carreira online nos idos de 2001, trabalhando com o desenvolvimento de sites e em minha jornada profissional acabei me envolvendo com o marketing digital, que hoje em dia é minha atividade principal, como consultor, professor em cursos especializados e palestrante. Atualmente trabalho como diretor técnico e educacional da Academia do Marketing e Curso de E-commerce, duas escolas especializadas que ajudei a fundar e que tenho o prazer de ajudar em seu desenvolvimento. Além disso, trabalho também como consultor nas áreas do marketing digital e comércio eletrônico nestas duas empresas, desenvolvendo, implementando e monitorando projetos nestas duas áreas, para um seleto grupo de clientes.

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